SEGS Portal Nacional

Agro

“Agro influenciadores são bem-vindos para ajudar a impactar 4 milhões de produtores rurais ainda distantes das tecnologias”

  • Sexta, 02 Outubro 2020 11:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Pisani
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Os agro influenciadores já são centenas. Provavelmente, serão milhares em pouco tempo. É muito? Não. Pelo contrário. Para o consultor e publicitário José Luiz Tejon, “todos são necessários para ajudar a fortalecer as mensagens positivas do agro para a sociedade”, disse Tejon, no evento “Os Agroinfluencers. Quem são eles, como atuam e como podem ser utilizados para influenciar positivamente sua estratégia de marketing”, da série AgroMarketing Meeting, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).

Tejon enfatizou que a comunicação tem de ser sistêmica e focar não apenas em alguns elos da cadeia, como os produtores rurais, mas em todos os agentes tanto dentro quanto fora da porteira e no meio urbano.

“O desafio é imenso. Vejam que cerca de 4 milhões de produtores rurais entre os 5,1 milhões do país não são impactados pelas novas tecnologias. A prioridade é influenciar quem não tem acesso às tecnologias. E são 3 em cada 4 produtores”, reforçou o especialista em marketing.

Nesse trabalho, relevância, credibilidade e linguagem são atributos fundamentais. O jornalista Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, também inclui nessa lista a divulgação da agenda positiva do agronegócio. “Não me interessa notícia ruim. Sou do copo meio cheio”, assinalou.

Miguel Cavalcanti, do BeefPoint e AgroTalento, destacou a importância da linguagem certa para os diferentes públicos para gerar o impacto necessário. “As pessoas não estão nas plataformas digitais por acaso. Elas se identificam com o Instagram, o Facebook, o Twitter, o You Tube, o Tik Tok. É preciso que os agro influenciadores e todos os demais comunicadores usem a linguagem certa para alcançar os diferentes públicos”.

“A proposta da plataforma Mais Soja é muito clara. Queremos disseminar tecnologias e, assim, contribuir para o aumento da produtividade no campo. Para isso, apostamos na relevância do conteúdo e traduzimos o conhecimento da academia para produtores, técnicos e estudantes”, mostrou Lucas Stefanello, fundador do Mais Soja. Como ele consegue ter resultados? “Atraímos os filhos dos agricultores. Esse pessoal, na faixa dos 24 até 34 anos, é a porta de entrada para levar as tecnologias à produção”.

Raphael Pinho, diretor da Spark, trouxe uma visão urbana para o debate sobre os agro influenciadores. “Não importa qual a área de atuação. É preciso oferecer ao público conteúdos de qualidade e conquistar o respeito da audiência”, disse. Além disso, Pinho destacou a importância dos algoritmos para as mídias digitais. “Eles nos mostram que é preciso inovar no conteúdo para atingir novos públicos. Se o seu conteúdo for sempre o mesmo, não dá para esperar que você impacte novas cabeças”.

“Não podemos nos contentar em falar para nós mesmos o tempo todo”, concordou Donário Lopes de Almeida, CEO da NeoDigital, conselheiro da ABMRA e coordenador do painel.

Carlão da Publique convocou todos os produtores rurais a se tornar atividades do agro. “Se o público urbano não nos entende, é que estamos falando grego para eles. É preciso somar forças com quem está na linha de frente e valorizar tudo o que o agro tem de bom. E o campo tem o nobre compromisso de produzir alimentos!”

Miguel Cavalcanti destacou três tópicos que, em sua visão, influenciam. “É preciso ajudar as pessoas a pensar, chamá-las para a excelência e o desafio e, finalmente, ser um conselheiro confiável. O objetivo é construir uma relação de confiança com seus públicos”.

“Exato! E é preciso priorizar os clientes. Anita é cliente. Seus seguidores são clientes. E devem ser tratados como tal e não com confronto”, sacramentou José Luiz Tejon.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version