SEGS Portal Nacional

Agro

Culturas como café e mamão são mais produtivas consorciadas com a braquiária

  • Quinta, 01 Outubro 2020 18:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Sistemas integrados "não convencionais" além de gerar maior produção e renda ao agricultor são fundamentais na conservação do solo e manutenção do meio ambiente

Com o avanço de novas técnicas de manejo do solo, somado a preocupação com a sustentabilidade, as práticas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) ganham novas possibilidades, adequando a porção da pastagem, como a braquiária na formatação de projetos agropecuários e agroflorestais.

O pasto é um dos componentes mais importantes da grande maioria dos sistemas de integração e já é bem conhecido neste cenário sendo usado em rotação com soja e milho. Contudo, conforme destaca a engenheira agrônoma e técnica de sementes da Sementes Oeste Paulista (Soesp), Andreza Cruz, os sistemas de integração ditos não tradicionais e que fazem uso da pastagem podem aproveitar o aumento de produtividade também.

Conheça abaixo alguns modelos de consórcio que podem ser aplicados com sucesso na fazenda:

Cafeeiro + braquiária

O consórcio do cafeeiro com braquiária parece ser uma tendência na cafeicultura. Nesse sistema, a forrageira é manejada na entrelinha do cafeeiro, respeitando uma distância de 1 metro de cada lado da linha, para não haver competição com o cafeeiro. Esse sistema de produção é utilizado para permitir um aporte de material orgânico sobre o solo, melhorando os atributos físicos, químicos e biológicos, inclusive em profundidade, pela ação das raízes das plantas em rotação ou consorciada.

Segundo a agrônoma, “nesta integração, o resíduo é lançado como palhada durante o corte da braquiária, aumentando a produtividade do café através da supressão de plantas daninhas, proteção do solo contra o impacto direto da chuva, evitando erosão; proteção do solo contra o aquecimento, diminuindo sua temperatura; retenção da umidade no solo, redução da evaporação de água; e aumento do teor de matéria orgânica no solo, melhorando ciclagem de nutrientes, entre outros benefícios”, explica.

Em estudo da Coffee & Climate, uma iniciativa público-privada que incentiva a produção sustentável de café, enquanto a produtividade do cafezal somente com controle químico foi de 26,4 sacas por hectare (ha), a soma da Brachiaria brizantha na entrelinha resultou em 27,8 sacas/ha, ou seja, aumento de 2,05 sacas/ha. Observou-se que as parcelas com culturas de cobertura tiveram uma renda líquida de R$ 7.266/ha, já o tratamento controle foi de R$ 6.423. Isso representa um aumento de 13,12% na renda líquida/ha.

Em estudo de 2013, os pesquisadores da USP/Esalq Carlos Francisco Ragassi, Adriene Woods Pedrosa e José Laércio Favarin, em solo exposto ao sol, ou seja, sem a presença de palhada ou cobertura vegetal, o crescimento da planta é prejudicado pela temperatura do solo e, também, pela evaporação de até 15 mil litros de água ha/dia. A deposição de 5 toneladas por ha de biomassa de braquiária ceifada na entrelinha fornece o equivalente a 70 kg nitrogênio (N) e 8 kg de potássio (K2O) por ha, segundo este estudo.

De acordo com a técnica da Soesp, neste sistema é possível realizar o plantio da pastagem com antecedência, deixando a brachiaria já formada, e, após isso, realizar o plantio do café. No entanto, normalmente as lavouras são renovadas em julho/agosto e a nova semeadura já será realizado em novembro. “O produtor pode optar nesse caso, por plantar a braquiária o quanto antes, podendo ser realizada a semeadura após a abertura do sulco, ou antes da abertura”, destaca Andreza.

É muito importante atentar-se em manter a linha do cafeeiro sempre limpa, realizando capina manual ou aplicação de defensivos, respeitando a distância de 1 metro de cada lado da linha. E quando for realizada a roçada, a palhada da brachiaria deverá ser cortada e lançada na linha de plantio do café, ou seja, para baixo da “saia do café”.

Mamoeiro + braquiária

Por apresentar um ciclo relativamente curto, em média de dois a três anos de vida, o mamoeiro pode ser consorciado com diversas culturas permanentes, as quais serão formadas a um custo relativamente baixo, reduzindo assim gastos com a irrigação e adubação. “Assim como ocorre com o café, as coberturas vegetais desempenham papel bastante importante, considerando-se que a parte aérea das plantas utilizadas, como a braquiária, após a ceifa, funcionam como uma excelente cobertura do solo, aumentando o estoque de matéria orgânica”, conta a técnica da Soesp.

Além disso, nesse sistema é possível colocar animais de pequeno porte, quando usada uma cerca elétrica ou rede elétrica, com pastejo em faixas. Ao fazer o consórcio do mamoeiro com a braquiária, o produtor de mamão conseguirá atingir os mesmos objetivos anteriormente relatados para a consorciação com o café.

Frutiovinocultura (integração de frutas com criação de ovinos)

A possibilidade de integrar a criação de animais com o cultivo de espécies arbóreas, sejam elas frutíferas ou não, tem despertado o interesse de muitos produtores, pela possibilidade de diversificar seus produtos. Uma dessas possibilidades é a criação de ovinos com árvores frutíferas. Nesse caso, deixando nutrientes pela urina e fezes, melhorando as condições químicas, físicas e biológicas do solo, se adequando às necessidades da fruta cultivada.

“Esse tipo de integração é caracterizado pela subdivisão da área cultivada em várias parcelas, que serão pastejadas em rotação por um número controlado de ovinos. Esse sistema permite a manutenção dos animais na área da fruteira por 7 a 9 meses do ano, deixando a área livre no período de maior vulnerabilidade, como floração e frutificação”, orienta Andreza.

Porém, para o sucesso desse sistema, é fundamental que a pastagem seja bem rotacionada, para que haja a maior eficiência de pastejo pelos animais. Vale lembrar que os ovinos têm preferências pelas cultivares do gênero Panicum spp. (Panicum maximum cv. Aruana e Panicum maximum cv. BRS Tamani).

Já as forrageiras do gênero Brachiaria brizantha também podem ser usadas para o pastejo de ovinos. Mas, Andreza lembra que há a necessidade de ajustes no manejo das forrageiras quanto à altura de entrada e saída dos animais do piquete, onde um técnico pode auxiliar o produtor.

A escolha da espécie frutífera também é importante. O coqueiro e a mangueira são bastante indicados, assim como a videira e a goiabeira, porém essas espécies são mais restritivas, exigindo um manejo mais cuidadoso. “Para baratear e tornar mais eficiente o manejo, é interessante utilizar a cerca elétrica como ferramenta”, finaliza a engenheira agrônoma.

Soesp – A Sementes Oeste Paulista está sediada em Presidente Prudente (SP), e há 34 anos atua no mercado oferecendo sementes de pastagem. Sua matriz conta com infraestrutura voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, uma semente diferenciada no mercado, que traz diversos benefícios no plantio e estabelecimento do pasto, além de se adequar perfeitamente ao sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version