SEGS Portal Nacional

Agro

Cafezal com raízes protegidas produz mais e com mais qualidade

  • Quinta, 24 Setembro 2020 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Com o Furatrop, o mais novo bionematicida da Biotrop, os cafeicultores conseguem reduzir as perdas pelos nematoides, reequilibrar o solo e aumentar a rentabilidade da lavoura

Os nematoides são um desafio constante na vida do produtor brasileiro. No café isso não é diferente. Nesta cultura são encontrados principalmente os do gênero Meloidogyne. Essas infestações no cafezal causam danos expressivos principalmente quando ocorrem em solos arenosos, com baixa fertilidade e deficiência hídrica. Os efeitos são diversos, conforme explica o engenheiro agrônomo e representante de vendas da Biotrop, Gustavo Romero: “as plantas ficam com tamanho desigual, formando reboleiras na cultura. As folhas podem ficar com coloração anormal, cloróticas, semelhante a sintomas de deficiência nutricional. Resulta na diminuição da produção, muitas vezes inviabilizando o cultivo”.

Uma solução para este problema é proteger as raízes e reestabelecer o equilíbrio e a saúde do solo. Este é exatamente um dos focos da ferramenta recém lançada pela Biotrop - o Furatrop, um bionematicida com formulação inédita e exclusiva, que tem como grande diferencial a velocidade de ação no solo. Ao combinar a tecnologia japonesa Hayai e uma cepa de altíssima eficiência (2657) de Bacillus subtilis, o produto age rápido, entregando resultados superiores no controle de nematoides e aumentando a rentabilidade das lavouras.

A bactéria presente no produto age de três maneiras diferentes no cafezal. A primeira é por meio de antiobiose, atuando diretamente sobre os nematoides (por exemplo atuando sobre a parede celular do verme). A segunda forma é por competição, formando um biofilme protetor nas raízes das plantas que desorienta os nematoides e forma uma barreira física que evita que cheguem às raízes. Por fim, atua na indução de defesa das plantas, tornando-as mais resistentes. “O Furatrop protege a raiz quando a bactéria coloniza a rizosfera, confundindo os vermes”, aponta o engenheiro agrônomo.

Solo é poupança verde

O solo é um dos principais pilares na condução de qualquer cultura e ele é apontado por Romero como o maior patrimônio do cafeicultor. “Um solo bem nutrido, com matéria orgânica, biota favorecida com produtos biológicos faz toda a diferença. O ganho de se usar um produto como o Furatrop é um solo saudável e assim a planta responde em produção”, completa.

O efeito benéfico do Furatrop sobre a rizosfera permite a ampliação do volume de solo explorado pelas plantas, o que melhora a ancoragem, a absorção de água e nutrientes e compensa eventuais danos causados por estresses e outros fitopatógenos.

Em comparativos, pôde-se observar a diferença no desenvolvimento radicular e proteção da planta desde sua emergência, apresentando maior volume de raízes e radicelas, sem danos de nematoides desde as primeiras emissões de raízes.

A cepa 2657 de Bacillus subtilis

A exclusiva cepa de Bacillus subtilis do Furatrop é alvo de estudos científicos há mais de 20 anos. O respaldo técnico foi fundamental na escolha da cepa para o Furatrop, com objetivo de manejar fitonematoides, combinando a produção massiva de biofilme, a ação de enzimas e antibióticos sobre os patógenos e a ativação de mecanismos de defesa da própria planta. Há uma rápida ativação dos endósporos em bactérias ativas, maior durabilidade delas ao longo do tempo e consequentemente ampla proteção logo no início do desenvolvimento radicular.

Sobre - A Biotrop é uma empresa inovadora, fruto da visão e da parceria entre o AQUA CAPITAL e um grupo seleto de profissionais apaixonados pelo agronegócio. Com escritório em Vinhedo (SP) e fábrica em Curitiba (PR), a empresa leva ao mercado o que há de melhor no mundo em soluções biológicas e naturais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version