SEGS Portal Nacional

Agro

Transformação Digital e E-commerce no Agronegócio

  • Terça, 01 Setembro 2020 11:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

*Helenice Moura

A transformação digital está revolucionando o agronegócio brasileiro em todo ciclo da sustentabilidade à comercialização, passando pelo planejamento de safra, financiamento e gerenciamento de riscos. 71% dos agricultores usam canais digitais diariamente para questões relacionadas ao campo e 33% do total de agricultores estão dispostos a comprar sementes, fertilizantes e defensivos online, segundo estudo recente da Mckinsey & Company.

O E-commerce no agronegócio brasileiro tem mais força que em mercados amadurecidos como os Estados Unidos, no Brasil 36% dos agricultores fazem compras online para o campo, contra 24% dos EUA. Segundo aponta o mesmo estudo, essa tendência é de crescimento para as próximas safras.

Dentre as oportunidades para o e-commerce no setor agro estão principalmente maquinário e insumos agrícolas, onde a jornada de compra começa com pesquisas online no Google, mas a venda é finalizada principalmente via whatsapp. Nesse sentido o e-commerce entra como fonte de pesquisa, informação e conexão da marca com os agricultores.

Uma estratégia incrível para explorar e dar os primeiros passos no e-commerce são os marketplaces, sites que funcionam como agregadores de lojistas e que possuem alto tráfego e tecnologia avançada.

Marketplaces como Magazine Luiza, estão criando frentes direcionadas para o agronegócio, neste, por exemplo a Tortuga, importante fornecedor de insumos está abrindo a sua loja virtual, chamado Suplementos nutricionais Tortuga com produtos para nutrição da pecuária de leite e de corte e equinos.

Um ponto de alerta para o Mercado é a segurança digital, 39% do total dos agricultores pesquisados pela Mckinsey considera a segurança nas compras online como a principal barreira, tanto do ponto de vista transacional, quanto de entrega no prazo, visto que 1 semana de atraso pode fazer toda a diferença no plantio, por exemplo.

Uma grande revolução se aproxima do agronegócio brasileiro e estar conectado a ela fará toda diferença na sustentabilidade, crescimento e sucesso dos seus negócios!

Sobre o Comitê de Líderes do E-commerce (www.comecomm.com.br) - Maior grupo de empreendedorismo, networking e aceleração do comércio eletrônico no Brasil. Promove a evolução contínua com outros executivos e empreendedores do Mercado digital.

Hele Moura é presidente do Comitê de Líderes de e-commerce, fundadora da A Liga Digital - projeto social que leva jovens de periferia para o mercado digital. Também é comentarista da Record News, no programa sobre e-commerce, é Google Partner desde 2008 e possui MBA em Business Intelligence pela FIAP. Além disso, possui especialização em Gerência Comercial pela FGV, é sócia fundadora de startups de Marketing Digital, atua neste segmento desde 2005. Teve passagens por grandes empresas, como Terra, Scup, foi sócia diretora da Ativi Intellingence Marketing. No meio acadêmico é professora das disciplinas de Marketing Digital, Influencers e Novas Mídias. Também foi responsável por criar estratégias para marcas, como Amend Cosméticos, Sky, Ticket, Any Any, Speedo, Abilio Diniz, Banco Carrefour, Atacadão, Mapfre e Braskem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jun 18, 2025 Agro

Soluções biológicas e novas genéticas de hortaliças são…

Jun 17, 2025 Agro

Focada na agricultura regenerativa, SBS Green Seeds…

Jun 16, 2025 Agro

IHARA lança dois fungicidas com moléculas inéditas no…

Jun 13, 2025 Agro

Sustentabilidade: como a indústria de nutrição animal…

Jun 12, 2025 Agro

Estrutura do confinamento confiável e resistente é…

Jun 11, 2025 Agro

Bioestimulantes à base de algas são aliados…

Jun 09, 2025 Agro

Suinocultores precisam estar atentos aos principais…

Jun 06, 2025 Agro

Manutenção ganha espaço no campo e SKF vê alta na…

Jun 05, 2025 Agro

Dia Mundial do Meio Ambiente: como a produção de azeite…

Jun 04, 2025 Agro

Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios…

Jun 03, 2025 Agro

IHARA realiza o 4º Tour do Algodão e reúne…

Jun 02, 2025 Agro

Dados preliminares revelam tendências no uso de…

Maio 30, 2025 Agro

DMSO na saúde dos cavalos: molécula versátil para uso…

Maio 29, 2025 Agro

Kiwi ganha espaço no Brasil e produção pode crescer com…

Maio 28, 2025 Agro

Araguaína (TO) sedia primeira etapa nacional do…

Maio 27, 2025 Agro

Coccidiose é desafio para a avicultura nos meses mais…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version