SEGS Portal Nacional

Agro

Barra do Garças (MT) tem a maior etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020

  • Terça, 01 Setembro 2020 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Evento, disputado na unidade da Friboi no município, teve a participação de mais quase 1.500 animais

A 14ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020, realizada nos dias 17 e 18 de agosto, na unidade da Friboi em Barra do Garças (MT), foi a maior até o momento. A avaliação contou com a participação de 1.495 animais, sendo 1.369 machos e 126 fêmeas. O Circuito é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Entre os machos avaliados na etapa, 68,6% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade) e 95% até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade). Em relação ao peso, 98% dos animais registraram mais de 18 arrobas, sendo 55% deles acima de 23 arrobas – a média foi de 22,4 arrobas.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro, foi de Moacyr Fregonesi Barbosa, da Fazenda Santa Thereza (Novo São Joaquim/MT). A Medalha de Prata ficou com Inácio Camilo Ruaro, da Fazenda Batovi (Tesouro/MT), enquanto o Bronze foi para José Luiz Valim, da Fazenda Jacarandá (Araguaiana/MT).

Nas avaliações das fêmeas, 78% delas apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Em termos de peso, 93% das fêmeas tinham mais de 14 arrobas de peso. Em relação ao acabamento, 54% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado pelo pecuarista Euclides Facchini Filho, da Fazenda Roberta (Nova Xavantina/MT). Ele também levou para casa a Medalha de Ouro na etapa de Água Boa (MT).

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version