SEGS Portal Nacional

Agro

Fertiláqua esclarece as diferenças entre manejo fisiológico e manejo nutricional

  • Sexta, 28 Agosto 2020 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, realizou durante os últimos meses transmissões online com representantes do seu corpo técnico para debater principais pontos da agricultura e auxiliar os produtores com dicas e orientações que, até então, eram dadas no campo.

Uma das Lives “DM em Campo” trouxe como tema principal: Manejo fisiológico x Manejo nutricional. Participaram do encontro os especialistas Fernando Bacilieri e Elton Hizuka e a mediação foi feita pelo gerente de desenvolvimento da Fertiláqua, Deyvid Bueno.

Abrindo a discussão, Elton Hizuka, coordenador de desenvolvimento de mercado da Fertiláqua, explicou a diferença entre os dois manejos: o nutricional trata da parte de fornecimento de elementos necessários e o fisiológico aborda as ferramentas de como fazer a planta “funcionar” melhor.

O consultor Fernando Bacilieri esclareceu que o manejo de nutrição começa por meio do monitoramento e levantamento nutricional necessário para cada cultura. Define-se a produtividade esperada, observam-se os níveis de elementos no solo e o que deve ser feito para atingir o objetivo traçado. “São 17 elementos que as plantas utilizam. Três deles – carbono, hidrogênio e oxigênio – são obtidos naturalmente e os 14 são de nossa responsabilidade fornecer”.

Para atingir o máximo potencial, a aplicação de produtos bioestimulantes para melhorar o funcionamento da planta se faz necessária. “O manejo fisiológico tem alguns desafios principais: entender que em cada etapa de desenvolvimento, a planta tem uma necessidade especifica; no estabelecimento inicial, por exemplo, o objetivo é formar raiz, estruturar a planta. No vegetativo, há algumas etapas criticas como fixação de flores e enchimento de grãos. Precisamos entender qual processo a planta está realizando e como podemos favorecê-lo”, afirma Bacilieri.

Segundo Hizuka, para trabalhar os dois manejos em conjunto é preciso ter primeiro a nutrição balanceada, para que a planta tenha os nutrientes para crescer e se desenvolver. A partir daí, trabalha-se com outras ferramentas, como os bioestimulantes que são substâncias que favorecem a planta, melhorando suas características fisiológicas e nutricionais, da germinação ao enchimento de grãos, para obter melhor performance. “Com uma base bem nutrida, a planta fica mais forte e vigorosa. Assim é possível estimulá-la para entregar mais produtividade”.

No entanto, Bacilieri destaca que é fundamental saber o objetivo da aplicação que será feita. “Existem diversas ferramentas. Se o desejo é estimular enraizamento é uma aplicação, se é para atenuar estresses é outra específica. Entendendo o objetivo é que será definido o que utilizar, quanto e quando aplicar e o que se espera desse manejo”.

O profissional ainda alerta que cada cultura tem sua exigência específica. “Na soja RR, tem a necessidade do manganês, para dar mais dureza à folha. O produtor quer economizar não aplicando manganês ou diminuindo a quantidade, e na prática vê uma planta deficiente e mais suscetível a ataque de pragas e doenças. Já no algodão, o boro é o segundo micronutriente exigido. A suplementação foliar e estimulante e favorece o desenvolvimento da raiz e a parte aérea”, comenta.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version