SEGS Portal Nacional

Agro

Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo

  • Terça, 18 Agosto 2020 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Genara Rigotti
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Painel online ocorre nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 17 horas. Nove eventos, nas áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, serão realizados pela ABII até dezembro para profissionais e empresas que estão implementando a indústria 4.0

Não faltam soluções e inovações tecnológicas para facilitar a vida no campo. Ferramentas que vão desde a gestão do negócio até monitoramento de informações que ajudam a reduzir riscos e aumentar a produtividade, com o uso de tecnologia de precisão, sensores, inteligência artificial e uma lista imensa de mecanismos. Mas se as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 estão sendo usadas e geram oportunidades no campo, ainda existem uma série de desafios a serem superados, como a cobertura de internet, por exemplo.

Para entender todos estes desafios, a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) está promovendo o painel "Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo" neste dia 19 de agosto, às 17 horas. Três especialistas foram convidados: Tavvs Alves, Diretor científico do Ceagre; Luiz Eduardo Bueno Borges, CEO da Simple Agro; e Eduardo Müller Saboia, General Manager na Agrofácil Treinamento e Consultoria. A mediação é de Claudio Goldbach, diretor da ABII e CEO da TERMICA Solutions. Eles vão discutir os obstáculos e propor soluções ao vivo em transmissão no canal do Youtube da ABII, que é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse.

"O agronegócio é uma grande fortaleza da indústria brasileira e está em expansão. Neste painel, vamos discutir como o Agro tem se tornado Tech e quais são os principais obstáculos e facilitadores, tanto tecnológicos quanto humanos. O Brasil pode ser um protagonista mundial na transformação digital do campo, por isso a importância de discutir dificuldades e oportunidades que o setor vem encontrando na sua jornada de transformação digital", resumem os convidados, sobre a relevância do tema.

A ABII está realizando uma série especial de eventos online chamada "Vencendo os desafios da indústria 4.0", destinada a profissionais e equipes envolvidas no processo de adoção e implementação das ferramentas habilitadoras da indústria 4.0 nas empresas. As temáticas dos nove painéis estarão ligadas as áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, seguindo agenda estratégica do governo federal para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil.

O objetivo dos eventos é responder questões como: Quais são as dificuldades que as empresas estão enfrentando na implementação das tecnologias da indústria 4.0? Qual a receita de quem já conseguiu ter sucesso? Que soluções técnicas foram usadas para solucionar os problemas encontrados? Nos painéis, o público vai conferir especialistas, usuários e provedores do setor dando dicas preciosas. Serão apresentadas as melhores práticas da indústria nacional, cases de sucesso e ferramentas de gestão e tecnológicas. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para quem quiser consultar e pesquisar o conteúdo após a realização do painel.

"Se você faz parte de uma equipe que tem o desafio implementar a indústria 4.0, venha participar desta série de eventos e ver como outras empresas e outros profissionais estão conseguindo superar e vencer os desafios", convida o presidente ABII, José Rizzo Hahn Filho. "Na pós-pandemia, mais do que nunca, a indústria 4.0 será um fator de sobrevivência e competitividade para qualquer empresa", ressalta.

A série do ABII Live Talks realizada entre 10 de junho e 1º de julho teve quatro painéis e mostrou de que forma o mercado estava vendo o momento da pandemia e como diferentes setores da economia estavam reagindo e atuando com suporte da tecnologia; trouxe uma discussão sobre novos modelos de negócio; sobre tecnologias para geração de valor pós-pandemia; e também sobre as pessoas no mundo VUCA que estamos vivendo, com um cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Se naquela série de eventos o objetivo era discutir, com o público em geral, o papel da transformação digital na retomada, agora, a ideia é conversar diretamente com quem está envolvido no processo.

SERVIÇO
O quê: painel "Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo".
Quando: 19 de agosto, às 17 horas.
Onde: ao vivo no YouTube da ABII (https://www.youtube.com/channel/UCp2RzPRZmq605phMm4BFhUQ).
Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser receber o link de transmissão no seu e-mail no dia do evento, inscreva-se: https://tinyurl.com/y4uvtvmt

CONHEÇA OS PAINELISTAS

Tavvs Alves - Diretor Científico do Ceagre
Professor do Polo de Inovação do IF Goiano, Tavvs tem graduação e mestrado em agronomia pela Universidade Federal de Goiás, doutorado em Entomologia e Sensoriamento Remoto na University of Minnesota e doutorado em Estratégias para controle de pragas em área total na Texas A&M. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão com insetos-praga, inimigos naturais, resistência varietal e nematoides nas culturas do sorgo, soja, arroz, algodão, feijão, milho e tomate. Tem trabalhando com agricultura digital, drones, imagens de satélite e big data. Atualmente, colabora em projetos de inovação na agricultura com parceiros na agroindústria atuando no desenvolvimento e validação de sensores remotos para detecção de pragas, armadilhas que contam insetos automaticamente, plataformas digitais de coleta e gerenciamento de dados. Tem trabalhado em grupos interdisciplinares, com orientação de discentes a nível de pós-graduação, graduação e técnico.

Luiz Eduardo Bueno Borges - CEO da Simple Agro

Mestre em Administração pela Unialfa, pós-graduado em Governança de TI pelo Senac e graduado em Sistemas de Informação pela UEG, com ampla experiência na área de Tecnologia da Informação com foco no agronegócio; Automação Industrial; Desenvolvimento e gestão de novos modelos de negócio e Gerenciamento de Projetos e Processos. CEO da Simple Agro, gestor de Tecnologia e Inovação, Diretor de Produto da Agência de Inovação do IF Goiano.

Eduardo Müller Saboia - General Manager na Agrofácil Treinamento e Consultoria

Mestre em Administração Estratégica (PUC-PR), com MBA de Agronegócios (Esalq/USP), pósgraduado em Gestão Industrial (FAE-Business School) e em Business Management (ISVOR), Técnico e Engenheiro Industrial Mecânico (CEFET-PR). Profissional com mais de 20 anos de mercado. Trabalhou em empresas multinacionais como Denso do Brasil e Renault do Brasil, em áreas como Engenharia de Processos, Planejamento Estratégico e Produto e Gestão de Projetos. Tem grande experiência em Logística, como de Suprimentos, Interna e de Gerenciamento de Pátios de produtos acabados. Na última década, atuou também como gerente para a América Latina de Business Intelligence, Demand Planning e Administração de Vendas para a New Holland Agriculture, marca do grupo CNH Industrial. Atualmente, trabalha na CNH Industrial, como Head para a América Latina de Demand Planning, segmento agrícola, para as marcas New Holland Agriculture e CASE IH. Profissional da indústria, pesquisador, palestrante, professor do módulo de Pós-Graduação de Agro 4.0 da
Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Head da Agrofácil Treinamento e Consultoria, voltada para treinamentos e consultorias em agronegócio e gestão, focada em Agronegócio 4.0, Lean Farming e Engenharia Aplicada em Máquinas Agrícolas. Membro do International Lean Farming Discussion Group, formado por 49 profissionais de 17 países para aceleração das ações de Lean Farming.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version