SEGS Portal Nacional

Agro

Condicionador de solo da Fertiláqua aumenta eficiência do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga

  • Sexta, 14 Agosto 2020 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O uso do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga possibilitou a produção do fruto durante todo o ano na região do Vale do São Francisco. O PBZ atua como regulador do crescimento vegetativo da mangueira, com o objetivo de desenvolver um manejo da floração, tornando-a mais uniforme e em qualquer época do ano. No entanto, sua eficiência é instável, devido à pouca mobilidade no solo.

Com isso, novas tecnologias estão sendo inseridas para potencializar o efeito do PBZ. Substâncias orgânicas têm se mostrado promissora na melhora de absorção de íons e moléculas, como os ácidos fúlvicos.

Uma dissertação feita na Universidade Federal do Piauí – UFPI comprovou que a utilização do condicionador de solo da Fertiláqua, junto ao PBZ aumenta a eficiência de absorção do produto, conferindo maior eficiência das trocas gasosas e atividade de enzimas, mantendo os níveis de carboidratos, proteínas e aminoácidos, gerando uniformidade da floração e, consequentemente, proporcionando maior produtividade de manga da variedade Keitt.

Outro benefício dos condicionadores de solo é que ao final do período produtivo foi observado menor quantidade de resíduo de PBZ no solo, podendo causar menos riscos ao meio ambiente, como contaminação de fontes hídricas superficiais e subterrâneas e, portanto, o tratamento pode ser recomendado para manejo para cultura em condições semiáridas, como é o caso do Vale do São Francisco.

Para o consultor e especialista em manga há 30 anos, Eduardo Ferraz, a solução da empresa auxilia na manutenção da curva de absorção do PBZ. “O ácido fúlvico é um estímulo para o crescimento radicular, potencializa uma absorção mais rápida e proporciona a manutenção. Outro manejo que tem sido utilizado é o parcelamento da dose, otimizando ainda mais a absorção do produto e a resposta floral”, explica.

O condicionador de solo é desenvolvido a partir da parte mais nobre da matéria orgânica e atua na estrutura física, química e biológica do solo, estimula o aumento e o equilíbrio dos microrganismos e a liberação de nutrientes, promove a construção de perfil do solo e melhora a disponibilização da adubação. Seu uso aumenta em quantidade e em diversidade a microbiota, trazendo o equilíbrio e a revitalização do solo.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version