SEGS Portal Nacional

Agro

Sucessão no agronegócio: Como envolver a nova geração nos negócios da família?

  • Segunda, 10 Agosto 2020 11:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  S. Cristina Arinelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Sucessão no agronegócio é um processo de transição na agricultura, no qual os filhos assumem a propriedade dos pais. E tem com base três características: trabalho, propriedade e gestão.

No dia 30 de julho, o evento Encontro com Gigantes, promovido pela Verde, empresa que produz o fertilizante K Forte®, recebeu Paulo Motta Jr e Fabio Salaorni, para falar sobre o assunto.

A conversa pode ser vista na íntegra aqui: https://youtu.be/PapYH8pmFiE

Fabio Salaorni, consultor sênior na Cambridge Family Enterprise Group (CFEG), empresa fundada há 30 anos, contou que devido a situação da pandemia a empresa vem desenvolvendo softwares de gestão para oferecer seus produtos de sucessão familiar no agronegócio de forma digital:

"A sucessão no agronegócio, que é uma potência nacional, vem sendo discutida continuamente nos últimos 40 anos, principalmente no centro-oeste. Estamos passando por um segundo ciclo de sucessão familiar no país".

Fabio Salaorni, apresentou a evolução e a complexidade sobre o sistema de governança no agronegócio e explicou que a sucessão familiar não é um evento e sim um processo que precisa de um bom planejamento.

· Primeira Geração: Tudo está centrado no Fundador (Família, Negócios e Propriedade).

· Segunda Geração: A centralização vai sendo alterada e é preciso discutir questões de propriedade, família e negócios.

· Terceira Geração: A divisão já está mais firmada e segue o que foi definido entre as partes.

"Tudo tem um ciclo, início, meio e fim. Assim como as plantações, a sucessão no agronegócio deve ser respeitada."

Paulo Motta Jr, diretor presidente da Cerradinho Bioenergia, destacou que é preciso pensar no legado, tanto como aquilo que se quer deixar para a sociedade, quanto para a família.

"Não um documento, como o testamento, que vai definir tudo. Por isso, a importância dessa governança estruturada, que são designados para discutir e debater: O legado, os valores da família, os acordos com acionistas", enfatizou Fábio.

Tão importante quanto o plano de sucessão no agronegócio é o plano de contingência, como informou Fábio. Para ele governança nada mais é do que um modelo estruturado para a melhor tomada de decisão, ou seja, ser o mais assertivo possível em todas as esferas: família, empresa e negócios.

Isso, segundo ele, pode ocorrer através de entrevistas, entender o ponto de vista de todas as pessoas envolvidas nesse sistema, fóruns, entre outros procedimentos. Vai depender de cada processo.

Para Paulo Motta Jr é preciso primeiro parar e pensar sobre a sucessão no agronegócio. Entender o que os potenciais sucessores e o fundador pensam sobre o futuro do negócio de forma conjunta e respeitosa.

"Mais importante do que encontrar quem ajude na sucessão familiar no agronegócio é entender os futuros sucessores, se antecipar quanto a isso".

Fábio esclareceu que hoje não é preciso saber operar um trator para administrar uma fazenda:

"A tecnologia já chegou muito forte no campo. Hoje um administrador foca em operar a compra e venda dos seus produtos e insumos. É um trabalho que vem se sofisticando cada vez mais e os sucessores podem terceirizar funções, entre outras opções".

Paulo Motta Jr enfatizou que muitos sucessores terceirizam. Para ele, um dos grandes desafios é que o gestor que vem de fora tenha o mesmos princípios e valores do negócio familiar. Dar e gerar confiança, com uma comunicação transparente.

"O conselho de família vai te ajudar em situações familiares. O conselho de administração vai te ajudar a discutir assuntos de sucessão, mas uma coisa não invalida a outra", finalizou Fábio.

Paulo Motta Jr é Diretor Presidente da Cerradinho Bioenergia. Com quase 35 anos de carreira, Paulo foi Diretor de Negócio-Zinco no Grupo Votorantim, além de ter sido Vice-Presidente responsável pela Votorantim Cimentos no Brasil. Também já atuou como conselheiro em empresas do Brasil e exterior sendo formado como Conselheiro de Empresa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Paulo Motta Jr. é Engenheiro Metalúrgico, Master in Management pela McGill University (Montreal) e   pós-graduado em Administração de Empresas.

Não perca os próximos eventos! Confira toda a programação do Encontro com Gigantes e faça sua inscrição pelo link: www.kforte.com.br/encontrocomgigantes

Fabio Salaorni é Consultor Sênior na Cambridge Family Enterprise Group (CFEG), uma consultoria global altamente especializada em criação de valor para famílias empresárias. Também atuou em empresas como a Bridge Business Advisors e a Votorantim Cimentos. Fabio Salaorni é formado em Engenharia pela Fundação Armando Álvares Penteado, tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de mestrado em Investimentos Bancários e Finaças Corporativas pela Fundação Instituo de Administração (FIA).

Sobre o K Forte®

O K Forte® é um fertilizante multinutriente, fonte de potássio, silício, magnésio, cobalto, zinco e manganês, macro e micronutrientes de liberação progressiva. K Forte® é livre de sódio, cloro, acidificação, lixiviação, compactação e salinidade, além de garantir um efeito residual de seus nutrientes. A matéria prima do K Forte® é o siltito glauconítico, que é rico no mineral glauconita. A glauconita é utilizada nos Estados Unidos como fertilizante, continuamente, desde 1760. O siltito glauconítico possui propriedades para o desenvolvimento e nutrição das plantas, além de promover a melhora da estruturação do solo.

Saiba mais sobre o K Forte® em: www.kforte.com.br

Sobre a Verde

A Verde é uma empresa de agrotecnologia fundada em 2005. O propósito da Verde é melhorar a saúde das pessoas e a do Planeta, através de produtos inovadores de alta eficiência agronômica que promovam uma agricultura sustentável e rentável, que produzam alimentos nutritivos e minimizem os efeitos das mudanças climáticas.

A Verde opera a maior mina de potássio do Brasil no Triângulo Mineiro. Entre as suas inovações tecnológicas estão o K Forte® e o Silício Forte®, fertilizantes fontes de potássio, silício, magnésio, cobalto, zinco e manganês.

Desde 2007, a Verde está listada na bolsa de valores de Toronto, Canadá. Além disso, a empresa tem como Diretor o Sr. Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e ganhador do World Food Prize em 2006. Com vasta experiência em agronegócio, Paolinelli, considerado o pai da Agricultura Tropical, tem uma atuação estratégica na empresa e é um grande incentivador dos projetos da Verde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version