SEGS Portal Nacional

Agro

Saiba como lucrar mais na venda do boi gordo

  • Sexta, 07 Agosto 2020 11:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Foggiato
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Consultorias agrícolas de todo o Brasil tem mostrado que a arroba do boi gordo está em fase de valoração em julho e como em todo setor econômico, na pecuária também existe uma grande concorrência entre os produtores. Por esse motivo, é preciso tomar algumas medidas para se destacar no mercado e lucrar ainda mais com a venda do gado. Para esclarecer melhor quais são essas atitudes, o nutricionista animal da Quimtia Brasil, Stephen Janzen, dá algumas dicas.

Atenção ao mercado

O nutricionista revela que entender o mercado para qual está produzindo é imprescindível, pois somente dessa forma é possível realizar as mudanças necessárias durante a produção, o que impacta fortemente no produto final. Essas alterações podem ser tanto no manejo, quanto na genética ou alimentação do boi, tudo depende do que é exigido pelo frigorífico e pelo mercado consumidor. "Alguns preferem determinada raça, outros animais jovens ou característica específica, afinal, é o nosso comprador quem realizará a venda de cortes e carcaças para os mais diferentes mercados", comenta.

Conheça seu terreno

Este tópico trata literalmente de conhecer o terreno em que está criando seu boi, isso porque ele faz toda a diferença. O clima predominante na área em que o campo está localizado deve ser uma das principais preocupações na escolha das raças que serão criadas, pois algumas se adaptam mais com o calor intenso do que outras, por exemplo. A disponibilidade de pastagem, a capacidade de lotação de piquetes e o sistema de manejo da propriedade também devem ser levados em conta.

Foco na nutrição

A alimentação do boi também é um ponto fundamental na qualidade final da carne, por isso é preciso dispor de um nutricionista animal para avaliar quais nutrientes devem ser inseridos em cada fase do desenvolvimento do gado. De acordo com Janzen, o boi deve ser alimentado com ração primorosa e ter pastagem de qualidade sempre disponível e em grande quantidade, só assim a engorda será mais rápida e com excelência.

De olho no gerenciamento

O nutricionista alerta que mesmo seguindo todas as orientações anteriores não é possível alavancar com as vendas sem um bom gerenciamento. Isto é, o produtor deve ter a certeza da excelente capacitação de seus colaboradores e dispor sempre em mãos e fazer bom uso das informações de sua propriedade, de seus animais e dos produtos que utilizou para na criação do gado, para que não tome decisões sem estudos prévios.

Quimtia Brasil

A Quimtia Brasil é especializada na produção de insumos direcionados para o setor de nutrição animal. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa possui um amplo portfólio de produtos, serviços e conhecimentos em diversos mercados na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru) e na Ásia (China). No Brasil, a planta possui duas fábricas: uma de premix e outra de rações para animais de laboratório e zoológico. Além de dois centros de distribuição com a mais completa infraestrutura logística. Para garantir a qualidade de seus produtos e a satisfação dos clientes, conta com laboratório de análises bromatológicas junto ao processo de produção e ainda oferece um gama de serviços adicionais: assistência técnica no campo, serviço de nutrição personalizada e as análise de matérias primas, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version