SEGS Portal Nacional

Agro

Granjas buscam alternativas naturais para adicionar na nutrição de frangos

  • Quarta, 05 Agosto 2020 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucia Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Uma das alternativas é o uso de probiótico e prebiótico indicado pela Guabi

Cada vez mais a população tem se preocupado com a origem do alimento que está consumindo. A busca por alternativas mais saudáveis tem movimentado, de acordo com a última pesquisa do Euromonitor de 2019, em torno de US$ 35 bilhões por ano no Brasil, sendo considerado o quarto maior mercado do mundo.

É um segmento em franco crescimento e tem atingido todas as categorias, inclusive o de proteína animal e ovos. “Os consumidores estão mais preocupados com o bem-estar dos animais durante o período de criação, com as boas práticas de fabricação dos frigoríficos e com a nutrição oferecida aos animais. Todos estes fatores têm proporcionado um sistema sustentável e carne de melhor qualidade ao consumidor”, ressalta a coordenadora de Produtos e Trade Marketing, Letícia Lopes Rocha.

Alguns países, principalmente os da União Europeia, tem restringindo a comercialização de produtos oriundos de criações que utilizam promotores de crescimento e antimicrobianos como melhoradores de desempenho. Com o novo cenário de exigências, muitas empresas buscam aditivos naturais como os probióticos e os prebióticos para substituir os promotores de crescimento e os antimicrobianos das rações.

Os probióticos são definidos como microrganismos e podem ser puros ou composto que tem como objetivo beneficiar o animal hospedeiro através de um estímulo de propriedades já existentes na microbiota intestinal e através do balanceamento da flora intestinal. “De maneira geral, quando adicionados a nutrição de monogástricos, os probióticos melhoram a produtividade, o ganho de peso e a conversão alimentar”, ressalta Leticia.

Os probióticos possuem diversos mecanismos de ação. Um deles é a ocupação dos sítios de ligação presentes na mucosa intestinal, que impedem a fixação das bactérias patogênicas e as eliminam juntamente com as excretas. “Algumas bactérias probióticas estão diretamente relacionadas com o estímulo da resposta imune. Elas agem por meio da ativação de macrófagos e do aumento da produção de anticorpos entre outros mecanismos de ação”, explica Letícia.

Já os prebióticos são ingredientes alimentares não digeríveis que beneficiam a saúde do hospedeiro. Os carboidratos denominados oligopolissacarídeos se enquadram na definição e nas características dos prebióticos, que são os frutoligossacarídeos (FOS) ou mananoligossacarídeos (MOS). “Neste caso, os FOS estimulam o crescimento de algumas bactérias benéficas intestinais como os Lactobacillus e Bifidobacterium, que servirão como fonte de energia para elas. Os MOS são carboidratos extraídos de parede celular de leveduras e irão atuar ligando-se com microrganismos patogênicos”, finaliza a coordenadora.

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que há mais de 46 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exportações frequentes para mais de 30 países. Atualmente, a Guabi possui cinco unidades fabris distribuídas pelo Brasil, além de dois Centros de Distribuição localizados na região Nordeste e de seu Escritório Nacional, em Campinas/SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version