SEGS Portal Nacional

Agro

Setor de máquinas agrícolas se reinventa e está cada vez mais presente no digital

  • Quarta, 22 Julho 2020 10:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

*Por Michael Periani

Com o adiamento e cancelamentos das feiras agropecuárias presenciais, por medida de segurança para conter o Covid-19, as empresas de máquinas e implementos agrícolas foram bastante afetadas. Momentos de crise nos forçam a buscar formas de nos reinventar. E o setor que certamente é um dos mais importantes para a retomada da economia brasileira soube driblar as adversidades e está moldando a nova realidade.

A alternativa encontrada para mostrar aos produtores o que há de novo, fazer lançamentos e claro, vender, diante deste momento de distanciamento social foi investir e apostar todas as nossas fichas no potencial da divulgação online e no e-commerce. A escolha feita por empresas como a MP Agro foi a mais acertada e a mais recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira Marketing Rural (ABMRA) sobre os Hábitos do Produtor Rural, comprovou isso.

Segundo o estudo, 7 em cada 10 produtores estão presentes nas mídias sociais. O avanço digital está cada vez mais forte no campo e, nesse momento de pandemia, tornou-se indispensável para o trabalho e as relações pessoais. De acordo com os dados divulgados, as empresas, antes inseguras sobre o investimento em marketing e comunicação, hoje reconhecem que é seguro, além de tudo, gera credibilidade e visibilidade.

Com toda a certeza as tecnologias da comunicação têm contribuído em muito no nosso caso para estarmos próximos de nossos clientes. E os produtores tem cada vez mais aderido a esses recursos, uma vez que os aproximam da informação necessária e do conhecimento para melhorar ainda mais sua produção. Entendemos hoje o ambiente digital como sendo um espaço sem fronteiras, onde conseguimos estar cada vez mais presentes no dia a dia dos produtores, levando a informação e dando todo o suporte necessário.

Expectativas positivas

Mesmo com as vendas prejudicadas pelo cancelamento de feiras e demais eventos, o setor de máquinas agrícolas no Brasil aposta no segundo semestre para recuperar uma parcela significativa do faturamento do ano. Isso porque cerca de 60% das vendas de máquinas, tratores, colheitadeiras e demais implementos utilizados no plantio e colheita se intensificam entre junho e outubro, para a safra de verão.

Outra notícia positiva foi que o governo brasileiro acaba de divulgar que o produtor terá disponível a quantia recorde de R$ 236,3 bilhões em recursos para financiamentos pelo Plano Safra 2020/21, uma alta de 6,1% em relação ao montante da temporada passada. Embora os juros não tenham recuado ao patamar esperado, houve uma redução. Somente o programa para financiamento de máquinas e implementos agrícolas Moderfrota terá juros de 7,5% ao ano, ante 8,5% ao ano na safra passada.

Em resumo todo este cenário nos trouxe muitas lições e aprendizados. De um lado temos a confiança na força do agro que em nenhum momento nesta pandemia parou e nem pode, afinal temos a missão de levar o alimento a mesa da população do campo e da cidade. E de outro, acreditamos nessa retomada no segundo semestre deste ano, e estamos nos preparando para isso.

Nos adequamos a nova realidade e vamos continuar levando aos nossos clientes nossas melhores soluções e tecnologias. Claro que nada substitui estar presente pessoalmente na fazenda, próximo do produtor e um sincero aperto de mão. Mas, o que levaremos dessa experiência, com certeza é que, hoje podemos estar juntos aos clientes todo o tempo e assim será daqui para a frente.

* Diretor Comercial da MP Agro Máquinas Agrícolas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version