SEGS Portal Nacional

Agro

Com bons resultados no Brasil, o sistema MUB expande para América Latina

  • Quarta, 15 Julho 2020 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Euracy Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O resultado da moderna suplementação já está consolidada para gado de corte, e tem se mostrado extraordinária também para o gado leiteiro

Com um conceito novo e moderno — quando comparado à suplementação convencional farelada —, o sistema MUB, da De Heus, está se difundindo e conquistando cada vez mais produtores de bovinos no mercado brasileiro, também se expandindo para países da América Latina, como Paraguai e Bolívia. A tecnologia não tem similar na área de suplementação bovina nacionalmente e tem um desempenho nutricional superior aos minerais convencionais, além de resistir às intempéries (chuva e vento) e ter manejo prático, reduzindo substancialmente as operações no fornecimento de suplemento.

Segundo André Marin - gerente nacional MUB -, o sistema está alcançando cada vez mais espaço no mercado, porém, como é uma inovação, ainda precisa ser mais difundido. "Por ser uma tecnologia nova e utilizada de forma diferente, há muito desconhecimento e uma certa desconfiança daqueles que são mais tradicionalistas, receosos com a inovação. O sistema MUB é um programa nutricional, que precisa de uma consultoria mais técnica, mais assistida e, por isso, estamos aperfeiçoando a abordagem eficiente e correta para nossa equipe, pois o preparo técnico é importantíssimo para ainda mais êxito do negócio", declara.

Para o gerente nacional, o produtor de bovinos que utiliza o produto no rebanho e vê o resultado favorável é o maior multiplicador da funcionalidade do sistema nutricional e, por isso, se torna o principal divulgador do produto. "O testemunhal de um cliente é a melhor prova da funcionalidade da MUB. Com o gado de corte, o resultado do sistema já está consolidado e tem se mostrado extraordinário também para o gado leiteiro. Fizemos uma avaliação com dois rebanhos: um lote de vacas com o tratamento tradicional, e outro com o nosso sistema. No segundo, houve mais produção de leite, quase cinco litros. Porém, para resultados semelhantes, é fundamental levar em consideração fatores como biologia, estruturas e genética" detalha.

Telmo Crispim Souza de Macedo — proprietário da Estância do Carmo — é um dos clientes do suplemento que utilizou MUB Beef Accelerator VM em machos castrados, obtendo um ganho de peso por animal muito satisfatório: "O MUB nos auxilia na suplementação do gado, pois o produto é muito prático, podendo ficar exposto no tempo sem perder suas propriedades, facilitando o manejo e, principalmente, não tendo desperdício".

Já Otavio Paiva — proprietário da Fazenda Itapevi, de Cacequi/RS — utilizou o MUB Beef Accelerator por seis meses em uma prova de resultados: "Acredito que o MUB seja um produto revolucionário, pois, além de ser muito eficiente em todas as etapas de cria, recria e terminação, tem a facilidade de utilização sem perdas em decorrência das chuvas", completa.

Outro case de sucesso é contado pelo médico-veterinário Jorge Camargo, do projeto Nelore Birigui — que atua com trabalho genético em busca de uma carne de excelência —,usa a suplementação De Heus desde 2017: "Nosso diferencial é que estamos produzindo animais a pasto e MUB, nada mais. Não temos bezerros em creep feeding sendo nutridos com alta quantidade de ração. Fazemos a genética para aquilo que o Brasil usa".

De acordo com o pecuarista, o interesse pelo suplemento surgiu da necessidade de atender à demanda nutricional do feto. Na nutrição fetal, a suplementação com MUB ocorre desde a concepção da vaca e, após a parição na Birigui, a vaca, ao lamber o suplemento, estimula o bezerro a ingerir o produto. Neste momento, nos primeiros dias pós-nascimento e tendo acesso ao produto, ele entra em contato com a saliva da mãe e de outras fêmeas do rebanho e inicia a colonização de microrganismos ruminais. Esse processo contribui para que o bezerro desenvolva o seu rúmen precocemente, antecipando o seu pastejo. Além disso, quando é desmamado no sistema MUB, não há elevação nas exigências de mantença, fator que sabidamente acontece em animais que saem do sistema creep feeding e que ingerem grandes quantidades de ração. "Outra diferença do sistema MUB em relação ao creep-feeding, é que, com custo reduzido, conseguimos suplementar não apenas os bezerros, mas também as matrizes do rebanho, elevando a produção de leite e a condição corporal delas. Como resultado disso, temos maior peso à desmama dos bezerros e alta taxa de prenhes nas matrizes da propriedade", completa André Marin.

A De Heus possui um portfólio MUB completo e específico para diferentes categorias — cria, recria e engorda de gado de corte, e gado leiteiro em recria ou lactação, à pasto ou confinado — e distintas épocas do ano, atendendo à grande parte dos rebanhos brasileiros. "O nosso produto é customizado e consegue trabalhar em pastagens diversas, como de inverno, campos inativos e até com diferentes raças. Seguimos um protocolo anual para cada região e propósito nutricional específico. Há diferenças de aditivos para aumentar ou reduzir consumo, como alteração na quantidade de melaço, óleo ou outros energéticos, e na quantidade de ureia e outros farelos proteicos. Dessa forma, conseguimos ter especificidade de formulação para diferentes regiões. No Paraguai, por exemplo, trabalhamos com uma região de baixo consumo de suplementos —semelhante ao Pantanal — onde a água é salobra e os produtores precisam de uma suplementação diferenciada (menor inclusão de sal) para o rebanho", complementa o nutricionista Luis Felipe Artioli.

Segundo ele, a empresa está investindo cada vez mais em automação e tecnologia, tanto na produção do suplemento como no transporte, buscando facilitar todo o processo de venda e entrega ao produtor.

Sobre a De Heus

Organização internacional de origem holandesa, com posição de liderança na indústria de nutrição animal. Fundada em 1911, a Royal De Heus acumula experiência de mais de 100 anos, está presente em mais de 75 países e emprega 7 mil colaboradores. Sempre à frente com tecnologias inovadoras e de sucesso entre os produtores, atualmente é considerada uma das 11 principais empresas de alimentação animal no mundo. No Brasil, possui seis unidades industriais: Rio Claro/SP (2), Apucarana/PR, Toledo/PR, Guararapes/SP e Itaberaí/GO; uma unidade administrativa em Campinas/SP e um centro de distribuição em Caruaru/PE.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version