SEGS Portal Nacional

Agro

Agronegócio 4.0: O futuro do trabalho rural

  • Sexta, 10 Julho 2020 11:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Max Camargo, Diretor Comercial da Solo Network

O Brasil é conhecido no mundo todo como um grande produtor de grãos, carne, açúcar, café e outros produtos, dessa forma, o agronegócio é uma das principais atividades e move boa parte da nossa economia. Vi em uma pesquisa recente que o setor de agronegócio brasileiro cresceu 2,42% no primeiro trimestre de 2020. Outro levantamento do Ministério da Agricultura mostra que o setor teve seu melhor mês de abril desde 2013, movimentando em exportações mais de 10 bilhões de dólares.

Esses números positivos mostram a crescente evolução do setor mesmo em tempos difíceis, mas também revelam novos desafios aos produtores rurais. Segundo a Embrapa , a agricultura vive um momento de constantes transformações, como a busca por uma produção sustentável, e mudanças socioeconômicas, que tornaram os consumidores mais exigentes com a origem dos produtos. Isso tudo faz com que a tecnologia entre de vez no campo.

A era da convergência das coisas e a migração para uma sociedade digital, criam o espaço para tecnologias disruptivas que podem ser aplicadas em diversas atividades agrícolas. A internet das coisas (IoT), por exemplo pode adquirir dados de operações de plantio em tempo real, ajudando na gestão e supervisão de tarefas diárias de uma fazenda.

A produção rural do futuro irá se desenvolver com base em mercados digitais, atendendo as demandas geradas pela automação no campo e tecnologias de informação, a agricultura de precisão estará presente em praticamente todas as fazendas, aumentando o retorno financeiro e diminuindo os impactos ambientais.

O agronegócio 4.0 envolve uma série de avanços tecnológicos e científicos, é uma sinergia entre diversas áreas que promovem o avanço da produção rural. As tecnologias disruptivas podem ser aplicadas na maioria das atividades do campo, desde antes do plantio, até a distribuição para os consumidores finais.

Uma tecnologia que pode ajudar no rastreio da produção é o blockchain. Acompanhar o produto durante seu ciclo de distribuição, dá ao produtor rural a segurança de que seu produto chegará ao consumidor mantendo sua qualidade, por exemplo, se um lote apresentar problemas de contaminação será muito fácil localizá-lo na cadeia de distribuição .

O futuro do agronegócio é baseado no uso de dados, sustentabilidade e novos meios de produção, diminuir os impactos causados na natureza e o desperdício são desafios do presente e do futuro. O monitoramento das fazendas feito por drones e inteligência artificial é capaz de gerenciar toda a produção, diminuir os gastos com produtos agrícolas e, consequentemente, maximizar os lucros.

A agricultura do futuro depende da evolução do Brasil em questões de infraestrutura e capacitação no campo. Segundo a pesquisa TIC domicílios 53% da população rural está conectada a internet. Os números do setor são muito otimistas e mostram que a transformação digital está chegando no campo. Convergências tecnológicas acontecem em diversos setores, a revolução 4.0 é uma realidade, e no campo ela permite que a migração do analógico para o digital aconteça rapidamente, as novas formas de produção inteligente promoverão o agronegócio a novos patamares de sustentabilidade e desenvolvimento.

A inovação veio para ficar, e é impossível pensar no futuro sem levar em conta o poder de tomada de decisão que a tecnologia dá ao produtor rural no agronegócio 4.0. A partir de agora, os dados serão os grandes aliados dos agricultores na busca por uma produção sustentável e lucrativa.

Sobre a Solo Network

Com quase 20 anos de experiência e mais de 5.000 clientes ativos, a Solo Network é uma empresa de tecnologia premiada nacional e internacionalmente pelas fabricantes que representa. Dispondo dos mais altos níveis de certificações (Microsoft, Kaspersky, Adobe, Autodesk, Huawei e Lenovo entre outros), tem uma ampla gama de entrega, atuando em áreas como Nuvem e Data Center, produtividade empresarial, segurança digital e soluções para o mercado criativo e de engenharia. Para mais informações, visite: www.solonetwork.com.br/home

Sobre Max Camargo

Max Camargo é diretor comercial da Solo Network e acumula 12 anos de experiência em tecnologia. Já trabalhou com grandes players do mercado brasileiro de revendas corporativas e implementadoras de soluções de TI, como Comparex Brasil, Softline Internacional Brasil e Compusoftware. É formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version