SEGS Portal Nacional

Agro

Bioestimulantes potencializam a produtividade em pastagens

  • Segunda, 06 Julho 2020 18:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, tem realizado semanalmente transmissões online com representantes do seu corpo técnico e especialistas do agronegócio para debater principais pontos da agricultura e auxiliar os produtores com dicas e orientações que, até então, eram dadas no campo.

Um dos temas das lives “DM em Campo” foi a produtividade das pastagens e o uso de bioestimulantes. O especialista convidado foi o pesquisador do Instituto de Zootecnia SAA/SP, Waldssimiller Teixeira Mattos, e a mediação do gerente de desenvolvimento de mercado da Fertiláqua, Deyvid Bueno.

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina e, por isso, a pecuária tem grande relevância na economia. Para Mattos, a pastagem necessita ser valorizada e tratada como uma cultura de importância, assim como outras como milho, café ou batata. A quantidade de gramínea disponível na pecuária é imensa e cada uma pertence a um gênero e espécie, e possui uma exigência e uma maneira diferente de se desenvolver.

Assim como em outras culturas, quando o produtor deseja implantar uma pastagem é necessário conhecer o ambiente, a condição climática local, o índice pluvial e de temperatura, a possibilidade de geada e a ocorrência de pragas.

Em relação ao solo, precisa avaliar a profundidade, a estrutura e a textura do solo, topografia, susceptibilidade a erosão, culturas de coberturas anteriores, possibilidade e duração de encharcamento. O ideal é que o agricultor faça uma amostragem do solo para saber quais as condições e determinar quais nutrientes estão em falta e a necessidade de calcário para correção de acidez e o uso de fertilizantes, além de tomar algumas decisões sobre o que implantar, qual cultivar escolher e qual a finalidade do pasto em questão.

Segundo o pesquisador, o objetivo maior da pastagem é produzir a maior quantidade possível de forragem. O produtor deve se atentar a fertilidade e a nutrição, se não a pastagem entra em degradação nutricional e física de solo, um dos grandes problemas do país.

O uso de bioestimulantes em pastagens, cada vez mais comum, tem o objetivo de potencializar a produção. Bioestimulantes são produtos ou substâncias que estimulam processos naturais do vegetal como absorção de nutrientes e tolerância a estresses abióticos.

Um sistema muito utilizado no Brasil é a rotação de pastagem com bovino de corte. Mattos dá uma dica importante para o produtor para que a planta chegue ao período seco em melhores condições. “Tem que usar uma estratégia de adubação. Um pouco menor durante as águas e, quando estiver no final deste período, aumentar o nível de adubação. Assim, quando iniciar o período de seca, ainda há umidade no solo e irá produzir por mais um pouco de tempo. Se o pico da seca for em agosto ou setembro, quando voltar a chuva, a planta vai se recuperar mais rápido”.

No caso do manejo no período chuvoso, o uso do bioestimulante aumenta a superfície e a massa radicular, visando obter uma pastagem bem formada e no futuro maior volume de matéria seca e enraizamento.

“Nutrientes como nitrogênio, fósforo, enxofre e potássio são imprescindíveis para uma boa pastagem e necessitam ser repostos, uma vez que gramíneas extraem grande quantidade de nutrientes. O melhor caminho é por meio, novamente, dos bioestimulantes”, esclarece Mattos.

Para participar das próximas lives, que acontecem semanalmente, às 19 horas, basta acessar o perfil da Fertiláqua no Instagram: @fertilaqua e no Youtube: youtube.com/fertilaquaoficial, onde as lives também ficam disponíveis. E mais informações sobre os programas da companhia no website: http://fertilaqua.com/.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version