SEGS Portal Nacional

Agro

Tilápia em tanques-rede no Tocantins é abordada em publicação com linguagem objetiva e clara

  • Quarta, 01 Julho 2020 11:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clenio Araujo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Saiu recentemente publicação sobre manejo de tilápia em tanques-rede no Tocantins. Com enorme potencial para a aquicultura, devido a condições como oferta de água e temperatura adequada para o cultivo de peixes, o Tocantins teve liberada a criação da espécie nesse sistema de produção em dezembro de 2018.

O objetivo é “orientar os piscicultores do estado com relação às Boas Práticas de Manejo para a produção da espécie em tanques-rede em caráter ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. As informações presentes no documento foram obtidas nas experiências de campo da Embrapa Pesca e Aquicultura, juntamente com parceiros, no intuito de auxiliar no desenvolvimento da atividade”, de acordo com a publicação.

Dividida em diferentes temáticas, com informações de cada uma, a publicação busca tratar de todo o processo produtivo, indo da aquisição dos alevinos até a comercialização do pescado. A ideia é passar, de forma clara e objetiva, o que é essencial nesse processo. Assim, por exemplo, são indicados os equipamentos e as estruturas principais para a produção de tilápias em tanque-rede. Entre eles, o volume mínimo de 27m³ do tanque, como deve ser a linha de cultivo, o que deve ter na balsa de manejo e despesca, quais os acessórios para o manejo da produção e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

São seis os autores da publicação: os pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura Flávia Tavares, Manoel Pedroza, Patrícia Chicrala e Andrea Muñoz, a analista em transferência de tecnologia Marcela Mataveli e o zootecnista da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro) Thiago Tardivo. Para Flávia, com a publicação “o piscicultor vai ter noção do mínimo necessário pra iniciar a produção”. Sobre os temas abordados, ela acredita que “o piscicultor vai ter bem mais noção do que seja esse cultivo de tilápia pra quem nunca esteve na atividade. Em breve, a gente vai fazer uma publicação mais detalhada a respeito desses tópicos”.

A alimentação é o principal item quando se fala em custos de produção na piscicultura. A publicação traz uma tabela com diferentes tipos de ração, a semana mais adequada para utilizar cada uma, a quantidade de tratos que devem ser feitos diariamente, entre outras informações. Para acessar essas e outras informações, basta clicar neste endereço.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version