SEGS Portal Nacional

Agro

Atenção à sazonalidade de preço, logística e qualidade do produto é essencial ao sucesso da fruticultura

  • Sexta, 26 Junho 2020 10:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emília - Fonte Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Robinson Cannaval*

Iniciar um negócio relacionado à fruticultura envolve muito mais do que vontade e capital. Fatores relacionados com gestão, manejo da cultura, mercado e comercialização impõe grandes desafios e riscos para a produção. Existem pelo menos três fatores que devem ser levados em conta para o sucesso da fruticultura: a sazonalidade do preço, logística (desde a chegada de insumos para a plantação até a distribuição final) e a qualidade do produto, afinal, “fruta se come com os olhos”. Apenas as mais bonitas e apetitosas têm lugar na mesa. Para lidar com esses fatores, alguns passos são essenciais.

O primeiro passo é analisar características geográficas da região de interesse ou atuação. Esta análise considera os requisitos para produção da fruta desejada; a identificação dos tipos de solo predominantes no local; a classificação das formas de relevo; a pluviosidade média; as temperaturas mínimas, médias e máximas do local.

O segundo passo é a definição do manejo. Para isso, especialistas levam em consideração o preparo do solo; fertilização e adubação; tratos culturais; método de colheita; definição do período ideal para início de produção; definição de manuseio na pós-colheita; lavagem e seleção; aplicação de cera e/ou fungicida; classificação; embalagem e etiquetagem. Também devem ser considerados os fatores de risco à produção em relação a pragas e doenças; os fatores de qualidade do fruto, como as características que agregam valor e a análise técnica da possibilidade de produção multi-safra no mesmo ano.

Antes de investir é preciso, por exemplo, escolher a técnica de irrigação, a aplicação de insumos, como será feita a colheita a armazenagem etc. Enfim, uma série de fatores que incidem diretamente no investimento, na qualidade do produto e no seu valor final, deve ser analisada para que os riscos sejam os menores possíveis.

O terceiro e último passo é a análise de viabilidade econômica. É preciso validar as premissas técnicas anteriores, levantar custos e preços e conhecer, no caso da busca por uma propriedade, os locais disponíveis. A análise de mercado, tanto do produto quanto de terra, se necessário, e o levantamento da logística regional também são realizadas nesta fase. Também se considera a necessidade de investimento em equipamentos ou se terceirizar é uma opção mais atrativa. Por último, é necessário decidir a estrutura organizacional de gestão. Existem diferentes formas de financiamento do projeto, como capital próprio e linhas de financiamento específicas, que podem alterar significativamente a viabilidade do projeto.

Após o levantamento dos valores citados acima, é fundamental uma análise de riscos e cenários. Nesta etapa, são simuladas diferentes combinações de variação de preços, custos, despesas. Um cuidado extra é necessário nessa análise de risco: entender quais variáveis são essenciais e relevantes para o negócio ou, o risco, é o projeto sofrer de “paralisia por análise”. Todo o modelo e análise de risco se torna uma ferramenta de gestão ao investidor no final. Premissas adotadas devem ser monitoradas e, aquilo que é gerenciável, acompanhado de perto com indicadores de aderência e performance.

Com o aumento da competição no agronegócio, é cada vez mais crítico antecipar riscos e adotar modelos de gestão de alta performance. Afinal o lucro no negócio deve ser uma premissa, e não somente um objetivo.

Robinson Cannaval Jr é sócio fundador e diretor do Grupo Innovatech, Diretor executivo da Innovatech Consultoria, Formado em Engenharia Florestal pela ESALQ/USP, com especialização em Gestão estratégica de Negócios pela Unicamp e MBAs em Finanças e Valuation pela FGV.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version