SEGS Portal Nacional

Agro

Atenção à sazonalidade de preço, logística e qualidade do produto é essencial ao sucesso da fruticultura

  • Sexta, 26 Junho 2020 10:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emília - Fonte Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Robinson Cannaval*

Iniciar um negócio relacionado à fruticultura envolve muito mais do que vontade e capital. Fatores relacionados com gestão, manejo da cultura, mercado e comercialização impõe grandes desafios e riscos para a produção. Existem pelo menos três fatores que devem ser levados em conta para o sucesso da fruticultura: a sazonalidade do preço, logística (desde a chegada de insumos para a plantação até a distribuição final) e a qualidade do produto, afinal, “fruta se come com os olhos”. Apenas as mais bonitas e apetitosas têm lugar na mesa. Para lidar com esses fatores, alguns passos são essenciais.

O primeiro passo é analisar características geográficas da região de interesse ou atuação. Esta análise considera os requisitos para produção da fruta desejada; a identificação dos tipos de solo predominantes no local; a classificação das formas de relevo; a pluviosidade média; as temperaturas mínimas, médias e máximas do local.

O segundo passo é a definição do manejo. Para isso, especialistas levam em consideração o preparo do solo; fertilização e adubação; tratos culturais; método de colheita; definição do período ideal para início de produção; definição de manuseio na pós-colheita; lavagem e seleção; aplicação de cera e/ou fungicida; classificação; embalagem e etiquetagem. Também devem ser considerados os fatores de risco à produção em relação a pragas e doenças; os fatores de qualidade do fruto, como as características que agregam valor e a análise técnica da possibilidade de produção multi-safra no mesmo ano.

Antes de investir é preciso, por exemplo, escolher a técnica de irrigação, a aplicação de insumos, como será feita a colheita a armazenagem etc. Enfim, uma série de fatores que incidem diretamente no investimento, na qualidade do produto e no seu valor final, deve ser analisada para que os riscos sejam os menores possíveis.

O terceiro e último passo é a análise de viabilidade econômica. É preciso validar as premissas técnicas anteriores, levantar custos e preços e conhecer, no caso da busca por uma propriedade, os locais disponíveis. A análise de mercado, tanto do produto quanto de terra, se necessário, e o levantamento da logística regional também são realizadas nesta fase. Também se considera a necessidade de investimento em equipamentos ou se terceirizar é uma opção mais atrativa. Por último, é necessário decidir a estrutura organizacional de gestão. Existem diferentes formas de financiamento do projeto, como capital próprio e linhas de financiamento específicas, que podem alterar significativamente a viabilidade do projeto.

Após o levantamento dos valores citados acima, é fundamental uma análise de riscos e cenários. Nesta etapa, são simuladas diferentes combinações de variação de preços, custos, despesas. Um cuidado extra é necessário nessa análise de risco: entender quais variáveis são essenciais e relevantes para o negócio ou, o risco, é o projeto sofrer de “paralisia por análise”. Todo o modelo e análise de risco se torna uma ferramenta de gestão ao investidor no final. Premissas adotadas devem ser monitoradas e, aquilo que é gerenciável, acompanhado de perto com indicadores de aderência e performance.

Com o aumento da competição no agronegócio, é cada vez mais crítico antecipar riscos e adotar modelos de gestão de alta performance. Afinal o lucro no negócio deve ser uma premissa, e não somente um objetivo.

Robinson Cannaval Jr é sócio fundador e diretor do Grupo Innovatech, Diretor executivo da Innovatech Consultoria, Formado em Engenharia Florestal pela ESALQ/USP, com especialização em Gestão estratégica de Negócios pela Unicamp e MBAs em Finanças e Valuation pela FGV.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mar 04, 2026 Agro

Tempo seco compromete canaviais e soluções biológicas…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version