SEGS Portal Nacional

Agro

Impactos na microbiota do solo podem causar prejuízo ao produtor

  • Quarta, 24 Junho 2020 09:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  S. Cristina Arinelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Os microrganismos são uma parte fundamental do ecossistema que permite com que as plantas cresçam de forma saudável e, no caso da agricultura, sejam mais produtivas trazendo mais rentabilidade para o produtor. O excesso de cloro, pode trazer diversos danos à microbiota do solo, fazendo com que ele se torne menos fértil e produtivo.

Embora os fertilizantes sejam necessários para repor os nutrientes do solo, alguns deles, como o Cloreto de Potássio (KCl) contém altas doses de cloro, que é composto por 47% desse elemento, sob a forma do ânion (íon carregado negativamente) Cl-.

Para se ter uma ideia da alta concentração de cloro no Cloreto de Potássio, aplicar 100kg dele em uma área é equivalente a despejar 800 litros de água sanitária no solo, segundo escreve a pesquisadora Heide Hermary, no artigo Effects of some synthetic fertilizers on the soil ecosystem.

Isso tem um potencial muito danoso. O pesquisador David Gabriel Campos Pereira e outros cientistas da Universidade Estadual de Montes Claros escrevem, no artigo Potassium chloride: impacts on soil microbial activity and nitrogen mineralization:

“O cloreto de potássio (KCl) é a fonte de potássio mais utilizada mundialmente e, devido ao uso contínuo desse fertilizante, pode ocorrer acúmulo de sais no solo e nas plantas. O excesso de íons desencadeia uma série de distúrbios fisiológicos, tornando-se um potencial biocida no solo.”

Entre esses distúrbios provocados pelo excesso dos íons de Cloro no solo está o aumento da salinidade. Isso acontece quando há um acúmulo de cristais salinos no solo e tem um impacto direto nos microrganismos que compõem a microbiota do solo.

No artigo Influence of salinity and water content on soil microorganisms, a pesquisadora Petra Marshner e outros cientistas citam que altas taxas de salinidade afetam os microrganismos por dois meios principais: efeitos osmóticos e efeitos específicos de certos íons.

A osmose é um processo pelo qual a água se desloca de um meio para outro através de uma membrana. Quando há uma alta taxa de salinidade no solo, há uma perda da concentração da água nele.

Ocorre então um processo chamado plasmólise, que é a perda da água contida nos microrganismos e também nas próprias plantas, para o solo em virtude da alta salinidade. Também, como há menos água disponível no solo, os microrganismos não têm de onde retirar água para sobreviver e se desenvolver.

Além disso, os íons de cloro são altamente tóxicos, afetando os microrganismos quando presentes em excesso no solo.

Essa toxicidade do cloro afeta não somente a microbiota do solo, mas também as plantas, como demonstrado no estudo The potassium paradox: Implications for soil fertility, crop production and human health, do Dr. Timothy Elsworth, e em pesquisas que mostram que isso afeta a qualidade dos alimentos.

O pesquisador e biólogo especialista em plantas e microbiologia, Dr. Alexander Jousset, no artigo Fighting Microbes with Microbes, publicado na revista The Scientist, ao falar dos microrganismos e sua importância para a saúde do solo e das plantas que nele crescem, faz uma analogia com o corpo humano:

“Uma comunidade diversa é especialmente importante para manter os patógenos afastados - isto é verdade tanto no organismo humano quanto no solo”.

É importante que a microbiota do solo seja preservada para que as plantações sejam mais produtivas, saudáveis e sustentáveis. Assim, é importante também que o uso de insumos que prejudiquem os microrganismos, como o cloreto de potássio seja evitado.

Sobre o Cristiano: Cristiano Veloso é fundador e CEO da Verde Agritech Plc (“Verde”), mineradora inglesa listada na Bolsa de Valores de Toronto. Tem ampla experiência e conhecimento nos setores agrícola e mineral. Cristiano é especialista em Sustainable Business Strategy pela Harvard Business School, mestre em Direito pela University of East Anglia e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. A frente da Verde, Cristiano lidera uma empresa inovadora cujo propósito é melhorar a saúde das pessoas e do Planeta.

Fonte: Blog da Verde


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version