SEGS Portal Nacional

Agro

Pecuária de leite: monitorar a saúde das vacas em período de transição é fundamental para o sucesso da lactação

  • Terça, 23 Junho 2020 09:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Workshop online da Allflex reuniu especialistas do setor para debater a nova era da pecuária leiteira e como prevenir os problemas mais comuns que comprometem a atividade com ajuda da tecnologia

Um dos desafios na pecuária de leite é o período de transição das vacas, pois é quando a maior parte dos problemas metabólicos e infecciosos ocorre. Apesar de uma queda normal do consumo de matéria seca pelo animal acontecer nos dias que antecedem o parto, uma redução acentuada desse consumo e consequentemente da ruminação, pode ser um indicativo de que algo não vai bem e faz com que o produtor acenda o sinal de alerta. Mas, como saber se a vaca está ingerindo alimento adequadamente e como este fator interfere diretamente na produção e saúde do rebanho? Este foi um dos assuntos abordados durante o workshop online promovido pela Allflex, líder mundial em identificação e monitoramento animal, que teve como tema central “O uso de recursos de inteligência animal e o impacto na saúde”.

Para o professor doutor do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), Francisco Palma Rennó, a condição da vaca no período de transição pode determinar o futuro da lactação e o monitoramento animal acaba se tornando um aliado, pois, com a tecnologia, é possível identificar como está o tempo de consumo de alimentos, a ruminação e, em consequência, o bem-estar e a saúde das vacas.

“Acredito que o consumo de matéria seca é a variável mais importante para monitorar a saúde das vacas. Isso porque sabemos que uma vaca com consumo alto de alimento no pré e pós-parto é um animal saudável. A tecnologia do monitoramento nos permite ter uma ideia sobre esses dados, de forma individual, a partir da ruminação. Se algo não vai bem e há queda de ruminação, o sistema ‘avisa’ com antecedência para que o produtor possa intervir o mais rápido possível, se necessário com tratamento precoce. É aliar o nosso conhecimento técnico com tecnologia, ganhando tempo nas operações. Assim, melhoramos o bem-estar animal, a resposta aos tratamentos e, em contrapartida, retornamos o animal à posição original: saudável”, explicou.

Segundo o pesquisador, o adequado é que uma vaca saudável passe cerca de 550-600 minutos/dia ruminando. Ele ainda fez uma análise da evolução dos potenciais de produção ao longo da história e de que forma explorar o potencial genético das vacas. Por meio de gráficos sinalizou que um bom tempo de consumo e ruminação no pré-parto não são fatores decisivos para um bom desempenho no pós-parto.

“O sonho de qualquer produtor é que haja um alto consumo no pré e no pós-parto. Mas, se isso não ocorrer, o sistema de monitoramento pode indicar com precisão a hora de intervir”, relatou.

Na prática, sistema de monitoramento otimiza a atividade leiteira

Com um rebanho da raça Girolando de 700 vacas em pasto irrigado e outros 80 animais em sistema de free stall, o médico-veterinário e produtor de leite, José Renato Chiari, falou sobre os desafios da gestão da propriedade leiteira, além de como a tecnologia para monitorar seu rebanho se tornou uma aliada no manejo diário.

Ele adotou a tecnologia na propriedade há oito anos e os primeiros colares de monitoramento foram para um grupo de 75 vacas com o intuito de melhorar os índices de reprodução. Hoje, a maior parte do rebanho é monitorada, além de ter o sistema completo integrado com a sala de ordenha. “Atualmente, conseguimos dados completos desde saúde e bem-estar dos animais, bem como a quantidade de leite produzido animal/dia. O sistema nos ajudou demais a termos melhor controle de gestão sobre o tempo de ordenha diário, quanto tempo leva para ordenhar determinado animal, além de termos informações precisas até mesmo sobre um escorregamento de teteira”, relatou.

O produtor salientou que, ao adotar o sistema de monitoramento, a ferramenta também permitiu que as equipes de trabalho fossem aprimoradas. “Toda vez que você muda alguma rotina no procedimento ou alguém da equipe, é possível monitorar, em tempo real, o que esta acontecendo na sala de ordenha. Com isso, melhoramos também os nossos treinamentos para os funcionários, direcionando a uma necessidade especifica”, afirmou.

O encontro online também teve a participação de Anna Luiza Belli, médica-veterinária formada pela Escola de Veterinária da UFMG e pós-graduada pela mesma instituição em zootecnia, na área de produção animal e coordenadora de território em Monitoramento da Allflex Brasil. Sob o tema “Um olhar proativo para a saúde das vacas”, a especialista mostrou como a internet das coisas está presente nas fazendas de leite e é uma ferramenta para otimizar a saúde das vacas com precisão.

“Um exemplo é que, muitas vezes, os produtores apenas olhando o rebanho, acreditam que os animais parecem estar bem, deitados, sem estresse térmico. No entanto, com o sistema de monitoramento é possível ter essa informação de forma precisa e interferir se necessário”, salientou.

O evento contou ainda com a participação do gerente de monitoramento da Allflex para América Latina, Luciano Lobo e a mediação de Marcelo Carvalho, fundador e CEO da AgriPoint.

O conteúdo completo do workshop pode ser acessado em:

Sobre a Allflex Livestock Intelligence

A Allflex Livestock Intelligence é a líder mundial em design, desenvolvimento, fabricação e entrega de soluções para identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Suas soluções focadas em dados são usadas por pecuaristas, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo. Ao colocar informações inteligentes para gerenciamento nas mãos dos produtores, as soluções Allflex os capacitam a agir em tempo hábil de forma a salvaguardar a saúde e o bem-estar de seus animais, ao mesmo tempo em que obtém ótimos resultados na produção para o fornecimento de alimentos saudáveis. A Allflex Livestock Intelligence faz parte do portfólio de produtos digitais para rebanhos da MSD Saúde Animal.

Por meio de seu compromisso com a Ciência Para Animais Mais Saudáveis®, a MSD Saúde Animal oferece a veterinários, agricultores, criadores, donos de pet e governos uma das mais amplas gamas de produtos farmacêuticos, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde, além de um amplo conjunto de produtos e soluções em identificação conectada digitalmente, rastreabilidade e monitoramento. A MSD Saúde Animal dedica-se a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas que cuidam deles. www.allflex.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version