SEGS Portal Nacional

Agro

Agro-Pecuária CFM, maior fornecedora de touros Nelore do país, introduz genômica na seleção de reprodutores

  • Quinta, 04 Junho 2020 18:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Com a genômica, CFM segue inovação no melhoramento genético da raça Nelore e honra história de mais de cem anos de pioneirismo no agronegócio brasileiro

2020 fica marcado na história da Agro-Pecuária CFM, maior fornecedora de touros Nelore CEIP do país, como mais um ano de grandes mudanças, com destaque para a adoção da genômica no programa de seleção.

“Os processos de avaliação genética são muito dinâmicos e nos últimos anos a pesquisa evoluiu muito, especialmente na área da genômica. Ciente da importância da inovação, a CFM mantém-se atuante na pesquisa científica, apoiando projetos ligados ao melhoramento animal e permitindo que seu rebanho seja objeto de pesquisas frequentes. Nesse contexto, a empresa começou a investir em genômica já em 2002, em parceria com os professores José Bento Ferraz e Joanir Pereira Eler, geneticistas da USP Pirassununga”, explica Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.

Desde então, a CFM vem construindo um robusto banco de dados de informações genômicas de seu rebanho, condição imprescindível para que a nova tecnologia traga ganhos reais a qualquer programa de seleção.

“Já reunimos grande volume de dados e adquirimos amplo conhecimento sobre as novas metodologias. Com isso, a partir de agora passamos a usar informações genômicas na seleção da raça Nelore. Isso quer dizer que, além dos dados coletados a campo, a avaliação genética utilizará informações sobre os genes dos animais para o cálculo das DEPs (diferenças esperadas na progênie), inovação que agregará ainda mais confiabilidade à seleção da CFM”, destaca o prof. José Bento Ferraz.

Em termos práticos, a genômica contribuirá bastante para a seleção dos touros jovens da CFM. Os touros nascidos em 2018, por exemplo, que serão comercializados esse ano e ainda nem entraram em reprodução, contarão com DEPs tão confiáveis quanto as de touros que já tem 10 a 20 filhos avaliados. Sem a genômica, seriam necessários mais três anos de trabalho para obter DEPs tão precisas.

“Para os pecuaristas, a inovação adotada pela CFM trará ainda mais confiança ao processo de escolha dos touros”, explica o gerente de pecuária da CFM.

Além da introdução da genômica no programa de seleção, a CFM traz outra mudança em 2020: o novo Índice CFM.

O programa de melhoramento genético da CFM avalia mais de uma dezena de características para cada animal do rebanho. Com o objetivo de reunir as características mais importantes, ligadas à fertilidade, precocidade, peso e qualidade de carcaça, a CFM criou o Índice CFM, principal critério de seleção utilizado pela empresa desde 1994 e que, desde então, é periodicamente revisto.

“Ressaltando que o melhoramento genético é um processo dinâmico, após amplo estudo, o Índice CFM passará a ser composto pelas seguintes DEPs: peso à desmama (20%), ganho de peso pós desmama (20%), peso aos 18 meses (20%), perímetro escrotal (10%), probabilidade de prenhez aos 14 meses (10%) e musculosidade (20%).

A principal mudança foi a inclusão da DEP de PP14 (probabilidade de prenhez aos 14 meses), que tornará o Índice CFM ainda mais apropriado à seleção de touros cujas filhas emprenharão mais cedo. São fêmeas sexualmente precoces e que tendem a ser mais eficientes ao longo de toda sua vida reprodutiva.

“Tanto a adoção da genômica como o ajuste do Índice CFM têm o objetivo de melhorar ainda mais o resultado da genética CFM nas fazendas de nossos clientes, contribuindo para tornar a pecuária nacional mais eficiente, competitiva e lucrativa”, ressalta Tamires Miranda Neto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version