SEGS Portal Nacional

Agro

Grandes líderes brasileiros afirmam que a sustentabilidade é a nova revolução da agricultura!

  • Terça, 02 Junho 2020 10:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Arinelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

No dia 14 de maio, o Sr. Alysson Paolinelli, Alexandre Garcia e Rogério Vian, se reuniram em um evento online gratuito para debater, entre outros assuntos, o que o agronegócio praticado atualmente pode deixar de legado para as novas gerações.

A conversa ocorreu durante o evento “Encontro com Gigantes – Agricultura Sustentável: a próxima revolução já começou”. O debate foi promovido pela Verde, empresa que produz o fertilizante K Forte®.

A conversa pode ser vista na íntegra aqui: https://youtu.be/jEgN1KA3I7A

Ao ser questionado pelo mediador Cristiano Veloso sobre o que o atual modelo de agronegócio deve deixar de herança para as próximas gerações, o ex-ministro da Agricultura e presidente da ABRAMILHO, Sr. Alysson Paolinelli, foi enfático ao dizer:

“O produtor precisa focar na mesa do consumidor. Após a pandemia o mundo vai ser, cada vez mais, exigente sobre os tipos de alimento que vai ingerir.”

No bate-papo, o ex-ministro contou sobre ações tomadas na época do seu governo e lembrou que é preciso pensar na porcentagem das importações do país, a origem do alimento, sua constância na oferta e concorrência de preço.

“Eu levei a expectativa de que nós podíamos enfrentar o problema de uma mudança na característica de produção de alimentos no mundo. Se durante 4 mil anos foi a região temperada quem dominou a produção de alimentos e o mercado internacional de alimentos, nós entendíamos que o setor produtivo no hemisfério tropical se buscasse tecnologia adequada e criassem as inovações necessárias, nós também poderíamos ofertar alimentos para a nossa população. E eu tive sempre a visão de que seríamos capazes de ajudar a alimentar o mundo".

Paolinelli relembrou que a família brasileira já comprometeu no passado cerca de 48% do seu orçamento total com a alimentação. E, graças às ações governamentais, como por exemplo o surgimento da Embrapa, hoje o valor investido na alimentação familiar é em torno de 14% a 18%.

Segundo o jornalista, apresentador e colunista, Alexandre Garcia: “Em tempos de pandemia, de coronavírus, o que vai sustentar o Brasil é o agronegócio. Somos o celeiro do mundo, a despensa do mundo. Devemos pensar sobre os melhores nutrientes para o nosso solo e em como dobrar essa produção. É um dever com todas as gerações que virão”.

Garcia complementa que o Brasil tem o desafio de alimentar 1 bilhão de pessoas e precisa encontrar meios sustentáveis para proteger esse potencial de riqueza, produzindo seus próprios insumos, sem depender da indústria de outros países.

Para ele a chegada do Covid-19 vai estimular maiores cuidados na escolha dos produtos pelos consumidores, aperfeiçoamento da comunicação entre os povos, empresas, como operar e trabalhar à distância, além de trazer estímulo para pesquisas e mudanças necessárias.

“A pandemia trouxe muita negatividade, não temos que esperar por ações do governo, nós temos que nos dar conta, demonstrar que o futuro somos nós que fazemos, que é possível colocar o país num patamar muito maior do que ele está hoje.” afirmou o jornalista.

Alysson Paolinelli falou da importância da agricultura tropical e sua diferença para a agricultura de climas temperados:

“A agricultura tropical nos deu uma grande lição. Ela é muito mais sustentável que a agricultura do clima temperado, que congela e inibe toda a sua biologia que tem no solo, no ar. Ficam parados 6 meses e isso provoca que o homem passe a querer usar a terra em seis meses, repondo tudo, fazendo toda a movimentação de solo e não tem tempo de fazer o seu equilíbrio biológico suficiente. Vem a próxima estação de frio e vai queimar todo o solo novamente, pelo gelo e neve. Nós aqui não temos isso e temos pessoas que se dedicaram mais ao cuidado com a bio ecologia para que nós pudéssemos manejar esse solo tropical de forma muito mais adequada".

Aqui no Brasil tudo o que se planta, cresce, destacou Rogério Vian, fundador e presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS):

“A primeira revolução da agricultura brasileira foi de importadores para exportadores. A segunda será a evolução do plantio, com menos dependência de insumos importados, pois contamos com uma agricultura biológica magnífica presente em mais de 3 milhões de hectares do país”.

Na sua visão é necessário unir produtores rurais, pesquisadores e trabalhar biologicamente o solo. Trocar conhecimento regional e explorar melhor a mega diversidade de fungos e bactérias que podem enriquecer nosso solo e consequentemente oferecer alimentos mais saudáveis com menos uso de químicos. Conquistando, ainda mais, o mercado.

Alysson Paolinelli é presidente da ABRAMILHO. Foi Ministro da Agricultura e Secretário de Agricultura de Minas Gerais. Fundou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em 2006, recebeu o Prêmio Mundial da Alimentação, reconhecido pela contribuição no avanço do desenvolvimento humano em aprimorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo. É graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras. Paolinelli é diretor da Verde desde 2014.

Alexandre Garcia é um dos nomes mais proeminentes do jornalismo no Brasil. Com mais de 50 anos de carreira, já atuou em diversos veículos, entre rádio, televisão e imprensa escrita. Atualmente também é comentarista do Canal Rural, onde discute assuntos relevantes para o setor do agronegócio brasileiro. Alexandre Garcia estudou Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Rogério Vian é membro fundador e atual presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS). Agricultor em Mineiros, município de Goiás, Rogério participa de diversas outras entidades de representação classista, como a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Aprosoja Brasil, Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) e Instituto Goiano de Agricultura (IGA). Rogério Vian é Técnico Agrícola e possui graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (FIMES).

No dia 19 de Maio, às 12h00h, a Verde promove o evento "Encontro com Gigantes - Startups do Agro: desafios e oportunidades na pandemias”.

Os convidados são Leonardo Menegatti, fundador e CEO da InCeres,

Rafael Mendes, gerente comercial corporativo e líder regional de sucesso do cliente na PRODAP e Bruno Matozo, cofundador e CEO da Atomic Agro.

A participação é online e gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.kforte.com.br/encontrocomgigantes/

Se preferir, você poderá participar pelo telefone.

As informações detalhadas serão enviadas após a inscrição.

Sobre o autor: Cristiano Veloso é fundador e CEO da Verde Agritech Plc (“Verde”), mineradora inglesa listada na Bolsa de Valores de Toronto. Tem ampla experiência e conhecimento nos setores agrícola e mineral. Cristiano é especialista em Sustainable Business Strategy pela Harvard Business School, mestre em Direito pela University of East Anglia e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. A frente da Verde, Cristiano lidera uma empresa inovadora cujo propósito é melhorar a saúde das pessoas e do Planeta.

Fonte: Blog da Verde


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version