SEGS Portal Nacional

Agro

Casa Bugre | Agrivalle realizam encontro digital sobre avanços no controle de nematoides

  • Sexta, 22 Mai 2020 10:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

No dia 13 de maio, as empresas Casa Bugre | Agrivalle promoveram o encontro digital NemaScience. Gratuito, o evento teve como objetivo reunir grandes nomes da Nematologia, apresentando os recentes avanços no controle de nematoides. Participaram da transmissão cerca de 3.000 pessoas simultaneamente, entre consultores, pesquisadores e produtores rurais do Brasil, Estados Unidos, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, França, Haiti, Holanda, Malásia, Paraguai e Peru.

Entre os palestrantes, estavam presentes: Dr. Hercules Campos (UniRV), Dr. Flávio Medeiros (UFLA), Dra. Rosangela Silva (Fundação MT), Dr. Pedro Soares (UNESP), Dra. Claudia Arieira (UEM) e Dr. Eduardo Bernardo (Casa Bugre | Agrivalle). Para o Gerente de Marketing Casa Bugre | Agrivalle, Fernando Sousa, o encontro cumpriu com o propósito de oferecer conhecimento e informação sobre o controle de nematoides. “Totalizamos um número de 21.000 acessos durante o período do evento. Além disso, apresentamos ao mercado nossa nova solução: o Profix®, primeiro nematicida com mistura de microrganismos em um único produto”, destaca Sousa.

O controle biológico representa uma ferramenta indispensável para o manejo integrado de nematoides e patógenos que afetam as raízes das plantas. “Este controle possui maior espectro de ação e eficiência quando combina fungos e bactérias – agentes de biocontrole – a produtos que não inibem seu desenvolvimento. Para isso, é preciso que sejam aplicados no início do ciclo da cultura, ou seja, no plantio”, analisa o Dr. Flávio Medeiros, da UFLA.

De acordo com o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Biológicos Casa Bugre | Agrivalle, Eduardo Bernardo, os nematoides estão presentes em todas as áreas produtivas, e no Brasil causam danos imensos, da ordem de R$ 35 bilhões. “Nas culturas de soja e algodão as perdas médias são de 10% a 30%, respectivamente, podendo chegar a 50% e 60% em altas infestações”, afirma Bernardo. Segundo o Dr. Pedro Soares, da UNESP, para evitar esta situação, é necessário e fundamental a identificação das espécies de nematoides predominantes nas áreas e a adoção de práticas eficientes de manejo disponíveis para melhorar a produtividade e a rentabilidade.

O Profix®, por exemplo, é o único nematicida biológico complexo do mercado com multifunções e adaptado às condições do Brasil. Para a nematologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Rosangela Silva, a possibilidade em se ter diversos microrganismos atuando de forma conjunta, principalmente, quando se tem mais de uma espécie de nematoides na área é a característica marcante da tecnologia.

A Dra. em Fitopatologia com ênfase em Nematologia, Claudia Arieira, trabalhou com o Profix® em associação com braquiárias, via tratamento de sementes, para o controle de Pratylenchus brachyurus. De acordo com ela, foi possível observar que o produto controlou o nematoide de forma significativa, chegando as reduções de 52%, 63% e 78% da população final em braquiária brizanta, braquiária ruziziensis e braquiária sabiá, respectivamente – quando comparado a plantas que não receberam tratamento biológico.

Sobre a Casa Bugre

A Casa Bugre investe no campo prestando serviços e estando ao lado do agricultor, pesquisando e desenvolvendo soluções que afetam diretamente a sustentabilidade das lavouras. Desde 1981, se dedica não só a distribuição de sementes e produtos agrícolas, mas também ao compromisso de auxiliar o produtor rural com sementes de qualidade, produtos com inovações tecnológicas e sustentáveis. Hoje, conta com três sedes atuando na distribuição e desenvolvimento de diversos insumos agrícolas em nove estados do país.

Sobre a Agrivalle

A Agrivalle é uma empresa de tecnologia e inovação que atua há 16 anos desenvolvendo produtos biológicos, fertilizantes e bioestimulantes. Com sede em Salto (SP), a companhia é uma das pioneiras no segmento de biológicos do Brasil, investindo em pesquisa para associação de microrganismo nas mais variadas situações e demandas das plantas, para que possam expressar o máximo potencial genético.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version