SEGS Portal Nacional

Agro

Manejo de resistência da ferrugem é essencial para a qualidade do café, indicam especialistas durante webinar da UPL

  • Quarta, 20 Mai 2020 09:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O manejo de resistência da ferrugem do cafeeiro foi tema do primeiro webinar gratuito realizado pela UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil. A transmissão contou com a participação de José Luiz Tejon e Camila Macedo Soares, da Biomarketing, e de Edson Pozza, Doutor em agronomia com foco em fitopatologia e professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

"A ferrugem do cafeeiro pode ocasionar perdas de até 70% na produção. Mas isso é só uma parte do problema. Com a desfolha que a ferrugem causa na planta, o ciclo do ano seguinte pode ser igualmente impactado, comprometendo a qualidade da bebida e, por consequência, o resultado econômico das propriedades", explica o consultor de desenvolvimento de mercado da UPL Brasil, Fernando Gilioli, que também integrou o bate-papo.

Tejon destacou que o manejo de resistência do cafeeiro é de extrema importância para os produtores e com importantes reflexos para a própria economia brasileira. "O café não é mais uma commodity. Ele tem a ver com paixão, com alma e com arte. O café se transformou em um produto emocional. Quando você vê alguém sair de uma cafeteria com um copo de café, ela está transmitindo uma mensagem de pessoa moderna, dinâmica e que não tem tempo a perder";

O Brasil é o maior produtor mundial de café. O consumo per capita supera 6 quilos. Para Camila Macedo Soares, que é mestre em comportamento do consumidor pela ESPM, isso mostra como o café é democrático, ou seja, disseminado por toda a população. Segundo ela, o país tem colhido cafés de altíssima qualidade. E isso se deve a indústrias de insumos que investem em soluções modernas e eficientes, como a UPL, que se pauta pelo conceito de saúde vegetal.

As afirmações de Camila foram corroboradas por Edson Pozza. "Da década de 1970 para cá, nossa produtividade se multiplicou por quatro, enquanto a área planada caiu pela metade. Um dos motivos é o uso de modernas tecnologias para conter a ferrugem. A doença está aumentando, mas temos conseguido reduzir a resistência com o uso de formulações como a do Triziman", afirma o professor. Fabricado pela UPL, Triziman é um fungicida de eficácia comprovada, composto por uma formulação tripla adequada para aplicação, contendo dois ingredientes ativos com eficácia já conhecidos e utilizados na cafeicultura e um fungicida de ação multissítio. É o único com essas características disponível no mercado com registro para a cultura do café

Ainda de acordo com Edson Pozza, o período de resistência é um dos principais motivos de preocupação dos produtores. "Para controlar a ferrugem, precisamos ter nutrientes em equilíbrio. Isso proporciona barreiras de resistência para a planta, protegendo o cafeeiro da ferrugem e impedindo o excesso de pulverizações. Afinal, mesmo com muitas aplicações, se não houver nutrição ideal a doença vai persistir", alerta o acadêmico.

Atenta a essa necessidade, a UPL conta com portfólio de alta performance em seu programa exclusivo para saúde vegetal, o Pronutiva. De acordo com Fernando Gilioli, a iniciativa contempla o uso de soluções para proteção de cultivos com as mais modernas tecnologias de biossoluções, visando a fisioativação ideal dos cultivos e a produção sustentável, com segurança e proteção ao meio ambiente.

"A proposta da UPL é cuidar de todo o ciclo do cultivo de café de maneira integrada, com soluções que contribuam para a melhor saúde vegetal, aumentando a quantidade e, principalmente, a qualidade da produção. Essa é uma forma de fornecer mais alimentos à população mundial", salienta Gilioli. "Conter doenças e pragas é essencial para que não deixemos falar alimentos na mesa dos brasileiros", finaliza.

Sobre a UPL

A nova UPL é líder na cadeia de produção de alimentos global e, com a aquisição da Arysta LifeScience, torna-se uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do mundo. Com receita de aproximadamente US$ 5 bilhões, a nova UPL está presente em 76 países, com vendas para mais de 130. A empresa conta com mais de 10.800 pessoas em todo o mundo. Com acesso ao mercado global para a cadeia de alimentos e focada em regiões de alto crescimento mundialmente, nosso objetivo é transformar a agricultura através do propósito OpenAg, uma rede agrícola aberta que alimenta um crescimento sustentável para todos. A nova UPL oferece um portfólio integrado de soluções agrícolas patenteadas e pós-patente para diversas culturas, incluindo produtos para proteção de cultivos, soluções biológicas e tratamentos de semente para toda a cadeia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version