SEGS Portal Nacional

Agro

Bioestimulantes no tratamento de sementes funcionam?

  • Sexta, 15 Mai 2020 12:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Fertiláqua debate o tema em Live; a influenciadora digital do agronegócio, Camila Telles, também participou da discussão

A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, tem realizado diariamente transmissões online com representantes do seu corpo técnico para debater principais pontos da agricultura e auxiliar os produtores com dicas e orientações que, até então, eram dadas no campo.

A Live “DM em Campo” contou com a participação do Dr. Josué Fogaça e da influenciadora digital do agronegócio, Camila Telles. A mediação foi feita pelo gerente de desenvolvimento da Fertiláqua, Deyvid Bueno.

O debate do dia foi sobre o uso de bioestimulantes em tratamento de sementes. Abrindo a discussão, Fogaça esclareceu a função do produto: são substâncias – naturais ou sintéticas – que favorecem a planta, melhorando suas características fisiológicas e nutricionais, da germinação à emergência. No entanto, o especialista destacou que os bioestimulante não são usados apenas em sementes, mas também em mudas, toletes, plantas ou culturas que a estrutura reprodutiva não seja semente.

A solução traz diversos benefícios: pode ser usada de forma preventiva para minimizar riscos, diminuir condições de estresse e manter a reserva de energia. “Quando se fala em estresse, o principal citado é o problema hídrico, de falta de chuva. Porém, o excesso de precipitações, o ataque de pragas no sistema radicular, temperaturas extremas (muito frio ou muito quente) também formam compostos indesejáveis na semente. E aí entra o efeito do bioestimulante, não apenas a aplicação de nutrientes e minerais, mas também aminoácidos e precursores hormonais que serão utilizados para diversas funções”, explica.

Outro ganho promovido pelos bioestimulantes é em relação ao vigor da plântula. Com a atenuação dos estresses, há uma economia maior de energia e isso impacta em uma planta mais sadia e com maior teor de matéria seca no estabelecimento da plântula. Com isso, será desenvolvida uma planta com maior potencial produtivo. “Vale destacar que o incremento na produtividade é consequência; o objetivo do produto é tratar a semente, em emergência, vigor, economia de energia e manutenção de estruturas reprodutivas”.

Questionado sobre o uso de bioestimulantes e defensivos agrícolas no tratamento, Fogaça afirmou que nenhum processo será inviabilizado. Enquanto os defensivos têm ações na superfície de contato, os bioestimulantes trabalham na fisiologia da semente.

A Live também teve a participação da influenciadora Camila Telles que trouxe um panorama da situação atual que o mundo vive pelo Covid-19. Produtora rural no sul do país, ela confirma que o agronegócio brasileiro não parou e não irá parar, porém, assim como outros setores também tem sofrido impactos. “A produção corre normal em praticamente todas as culturas. Nosso maior desafio hoje está na logística, em garantir o abastecimento da população das cidades”, comentou.

Uma das alternativas que ela sugere para os produtores, principalmente os de hortaliças e frutas, não perderem a produção e a renda mensal é a entrega direto ao consumidor, via delivery. “As pessoas estão diminuindo as suas idas aos mercados, então se torna uma boa opção para receber os alimentos diretos em casa”. E ela acrescenta: “Precisaremos ser criativos neste momento. Unir todos os produtores para sair dessa crise e mostrar que o agro não para, e é diferenciado. Destacar que nosso produto é seguro e que respeita questões ambientais. Temos que nos orgulhar e vamos fazer a diferença”.

Para participar das próximas lives, basta acessar o perfil da Fertiláqua no Instagram: @fertilaqua. As lives também ficam disponíveis no canal do Youtube youtube.com/fertilaquaoficial. E mais informações sobre os programas da companhia no website: http://fertilaqua.com/.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version