SEGS Portal Nacional

Agro

Após pesquisa participativa, Colmeia Viva aprimora Assistência Técnica e caem relatos de mortalidade de abelhas

  • Quarta, 06 Mai 2020 18:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Apiários em lavouras de soja. Diálogo entre agricultor e apicultor protege cultivos e abelhas

Mapeamento de abelhas feito com a participação de mais de 200 agricultores e apicultores, de 78 municípios, ancorou ação do setor de defensivos agrícolas

Uma iniciativa da indústria de defensivos agrícolas para combater o mau uso de produtos e preservar abelhas, o Movimento Colmeia Viva celebra o sucesso de seu programa de Assistência Técnica. Implantado há cerca de dois anos, logo após a conclusão da pesquisa MAP - Mapeamento de Abelhas Participativo -, feita com a participação de agricultores, apicultores e acadêmicos das universidades Unesp e UFSCar, o serviço oferece suporte especializado gratuito no manejo de agroquímicos e colmeias nas áreas rurais.

Conforme o Colmeia Viva, tem sido crescente a adesão do campo à proposta central do serviço de Assistência Técnica, que é a de esclarecer dúvidas e compartilhar boas práticas na relação entre agricultura e apicultura. O movimento ajuda a viabilizar a complementaridade entre defensivos agrícolas e abelhas, além de mitigar casos de mortalidade desses insetos polinizadores. A meta do Colmeia Viva é elevar continuamente o número de atendimentos da Assistência Técnica.

O médico veterinário Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Colmeia Viva, salienta que o MAP constituiu uma iniciativa de pesquisa concebida para investigar causas de mortes de abelhas no entorno de lavouras. Com a participação dos acadêmicos Osmar Malaspina e Roberta Nocelli, das universidades Unesp e UFSCar, respectivamente, o trabalho abrangeu mais de 200 agricultores e apicultores em 78 municípios paulistas.

“Assistência Técnica é parte de uma estratégia de médio e longo prazos para incentivar a construção de uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura, entre o agricultor e o apicultor. O serviço atende agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos agrícolas, distribuidores, revendedores e equipes de vendas das empresas signatárias”, explica Espanholeto.

“Quando necessário, atendemos agricultores e apicultores diretamente nas propriedades de um e outro. Com essa estratégia, de 2018 até hoje caíram os relatos aos canais do movimento sobre mortes de abelhas ocasionadas por mau uso de defensivos”, continua Espanholeto. Ainda de acordo com o especialista, o movimento atua nas áreas agrícolas da Bahia, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Acessível pelo 0800 771 8000, Colmeia Viva Assistência Técnica também orienta agricultores, apicultores e prestadores de serviço pelo telefone, e os incentiva a aderir a outras ferramentas de suporte, como Colmeia Viva APP e Manual de Boas Práticas. O primeiro é um aplicativo que facilita o diálogo entre agricultores e apicultores, enquanto o manual detalha medidas fundamentais para proteger cultivos, abelhas e meio ambiente.

Analista de uso correto e seguro do Colmeia Viva, a engenheira agrônoma Rhaissa Michievicy assinala que o estudo MAP, que ancorou o modelo de assistência técnica prestado pelo movimento, compreendeu visitas a campo, coleta de abelhas para análises, identificação do perfil de apicultores e práticas de manejo de apiários.

“Avaliamos ainda a relação entre abelhas e agricultura e entre resíduos de produtos químicos e mortes de polinizadores. Este trabalho demonstra o reconhecimento da indústria de defensivos no tocante a seu papel estratégico na construção de uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura.”

Do ponto de vista qualitativo, observa a analista, o serviço de Assistência Técnica serviu de suporte à aproximação e à construção de parcerias do Movimento Colmeia Viva com empresas do agronegócio, órgãos de governo, acadêmicos, agricultores e apicultores. “Surgiram ainda treinamentos customizados para agricultores e apicultores, na forma presencial e a partir de agora também no formato EAD (ensino à distância)”, conclui Rhaissa Michievicy.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version