SEGS Portal Nacional

Agro

Conheça 3 riscos de explosão no agronegócio e como preveni-los

  • Terça, 05 Mai 2020 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosa Pellegrino
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Poeira gerada na movimentação dos grãos pode gerar uma explosão quando as nuvens de poeira entram em contato com uma fonte de ignição - Divulgação

Quando pensamos em agronegócio, a primeira imagem que vem à mente são as belas propriedades com muitos hectares, lavouras produtivas e animais desfrutando uma pastagem verdejante. Por outro lado, ninguém pensa nos riscos de explosão. Sim, eles existem!

“Apesar de raramente serem discutidos no agronegócio, os riscos de explosão são mais comuns nas produções rurais do que você imagina”, comenta Jamile Zarif, coordenadora de produtos da Schmersal. Abaixo ela menciona três riscos comuns de explosão no agronegócio que merecem a atenção:

Poeira de grãos - A poeira gerada na movimentação dos grãos - no transporte, processamento e armazenagem, por exemplo - pode gerar uma explosão quando as nuvens de poeira entram em contato com uma fonte de ignição, como uma chave liga/desliga ou uma botoeira não apropriada.

Poeiras acumuladas - As poeiras acumuladas durante os processos nos armazéns, galerias e túneis em superfícies, luminárias, estruturas e até mesmo no chão podem gerar explosões secundárias, pois com a onda de choque gerada pela primeira explosão, a poeira acumulada nestes locais gerará outras nuvens de poeira, ocasionado novas explosões ao entrar em contato com a chama da primeira. A falta de limpeza e de exaustão adequadas podem prover riscos para as instalações.

Riscos ocultos - Quando algo anormal acontece nas atividades, geralmente os colaboradores consideram comum e corriqueiro. Assim, são automaticamente classificados como situações normais e não são tomadas ações corretivas, o que coloca em risco o operador. Um exemplo são os focos de incêndios em limpadores de algodões, que podem propagar e ter consequências desastrosas.

Importante ressaltar que não existe “risco zero” para novos episódios, mas é possível amenizá-los e prevenir desastres com investimento em segurança e conhecimento.

É indispensável que os operadores e todos que tenham acesso aos locais com potencial risco de explosão - como as áreas classificadas como Zonas 20, 21 e 22 – recebam instruções e treinamentos sobre os riscos e procedimentos das áreas. Além disso, é fundamental utilizar equipamentos elétricos fixos e portáteis com proteção Ex, devidamente certificados pelo Inmetro.

E como proteger os negócios dos riscos de explosão? A Schmersal, por exemplo, tem um portfólio dedicado à proteção Ex. “São inúmeras soluções para atmosferas explosivas, com produtos desenvolvidos para eliminar possíveis fontes de ignição que oferecem riscos aos ambientes. É extremamente importante que empresas e profissionais que atuam em áreas com risco priorizem produtos adequados para atmosferas explosivas, incluindo no agronegócio. Todos são corresponsáveis pela prevenção desses acidentes”, finaliza Jamile Zarif.

Sobre a Schmersal

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal também desenvolve soluções em automação e tecnologia para elevadores. Com mais de 25 mil produtos e presente em 17 países, a empresa tem fábrica na cidade de Boituva, no interior de São Paulo, além de linhas de produção na Alemanha, China e Índia. A companhia conta com a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12. A Schmersal também integra o ranking “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPtW).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version