SEGS Portal Nacional

Agro

Pecuária leiteira: propriedade no Paraná aumenta taxa de concepção em 12% após utilizar sistema de monitoramento

  • Terça, 07 Abril 2020 18:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Com um rebanho de 900 vacas, Fazenda Rhoelandt, em Castro (PR), está inseminando animais aos 11 meses e conquistou melhores índices de produtividade

Localizada em Castro (PR), a Fazenda Rhoelandt conta atualmente com um rebanho de 900 vacas, incluindo 380 animais em lactação. Com 67 anos de história na produção leiteira, a propriedade atravessou o período de sucessão familiar, acompanhou as inovações tecnológicas e viu seus índices de produtividade melhorarem de forma significativa nos últimos dois anos. O proprietário Ronald Rabbers investiu no sistema de monitoramento, o Allflex Heatime Pro e, num curto espaço de tempo, conseguiu aumentar em 12% a taxa de concepção das vacas e passou a inseminar novilhas aos 11 meses.

“Para ser lucrativo em nossa atividade é preciso melhorar os números com as mesmas vacas. E foi isso que Allflex Heatime Pro nos ajudou a fazer. Os Dias em Leite (DEL) diminuíram 26%, de 230 para 170 dias e, as taxas de prenhez subiram. É neste patamar que queremos estar”, aponta o produtor Ronald Rabbers. Além disso, após a adoção do sistema, a propriedade conseguiu diminuir as perdas gestacionais em 13% e as vacas vazias voltaram a emprenhar 30% mais rápido.

O sistema foi instalado em fevereiro de 2018 e as vacas são monitoradas por meio de colares, fornecendo informações de atividade, ruminação e estresse térmico. Também é feito o monitoramento de saúde, que se dá por conta da alteração da ruminação e atividade. Segundo o proprietário, a escolha se deu, principalmente, pelas informações precisas fornecidas, sendo possível identificar vacas doentes de forma precoce, monitorar o bem-estar animal e identificar o cio. “É fácil de usar e o seu uso é intuitivo. Percebi que estamos no caminho certo, pois as informações são de fácil compreensão”, comenta.

Para Rabbers, o sistema de monitoramento também tem um papel importante na avaliação do parto e na rotina de exames para o pós-parto dos animais, pois pode indicar se a vaca está com alguma complicação de saúde em decorrência do parto.

Em 1986, quando Ronald Rabbers assumiu a fazenda do pai, o rebanho era de 60 vacas, 50 dos quais eram para ordenha. Desde então, a fazenda cresce 10% anualmente. Embora tenha tido um crescimento significativo ao longo dos anos e aumentado a produção de leite, a mão de obra tornou-se um problema. No entanto, o sistema de monitoramento também foi um aliado nesse quesito.

“É difícil encontrar funcionários qualificados para trabalhar com leite a cada dia, especialmente aqueles que podem ver e entender o comportamento dos animais, que sejam proativos em relatar os problemas de forma precoce”, aponta.

Por isso, ele precisava de um sistema que pudesse servir como “olhos” e “ouvidos” confiáveis, com insights que pudessem guiá-lo para tomar decisões assertivas. “Hoje todas as ações são tomadas com base nas informações fornecidas pelo sistema de monitoramento. Anteriormente, a fazenda dependia de observação visual, que não era muito precisa. Agora, apenas as vacas que mostram atividade de cio são inseminadas, evitando prejuízos com sêmen e tempo desperdiçado”, enfatiza.

Além disso, o sistema de monitoramento, ao fornecer dados sobre a ruminação dos animais, permite que o produtor possa entender melhor os efeitos da alimentação e alterar a dieta se necessário. “Com o rastreamento de consumo por taxa de ruminação e desempenho do lote, podemos ver se a dieta é boa ou se há problema com a mistura ou tamanho da fibra fornecida. A partir disso fazemos as alterações necessárias. Um exemplo é que retiramos a monensina sódica da dieta e começamos a usar óleo funcional”, relata.

Em termos de bem-estar animal, o sistema de monitoramento fornece alertas quando os animais estão em pico de estresse térmico, auxiliando o produtor para a melhor tomada de decisão, seja ela ventilação, aspersão ou remoção de aglomerados.

“Ao invés de identificarmos doenças no rebanho somente após notarmos a redução na produção, agora podemos, frequentemente, nos antecipar, o que significa fazer uma intervenção anterior para obtermos melhores resultados”, ressalta.

Rabbers optou por utilizar a solução Allflex HealthyCow24®, que fornece acesso móvel e pela web em tempo real dos dados da fazenda para se manter atualizado com os dados de sua propriedade quando estiver fora.

“Os resultados da reprodução são rápidos, o que nos trouxe confiança. Quando você dá um voto de confiança, percebe rapidamente que Allflex Heatime Pro simplesmente funciona e garante resultados positivos na nossa atividade”, finaliza.

Sobre a Allflex Livestock Intelligence

A Allflex Livestock Intelligence é líder mundial em design, desenvolvimento e fabricação de soluções de identificação, monitoramento e rastreabilidade de animais. Nossas soluções são baseadas em dados e utilizadas por produtores, empresas e países para gerenciar centenas de milhões de animais em todo o mundo. Nossa missão é disponibilizar aos produtores informações de gerenciamento inteligente e de fácil acesso para que possam agir de maneira assertiva visando à saúde e o bem-estar de seus animais, enquanto obtêm resultados de produção ideais de alimentos saudáveis.

A Allflex Livestock Intelligence é uma das marcas que integram a MSD Animal Health. Como o maior fornecedor de tecnologia de identificação animal do mundo, atendemos às crescentes necessidades dos clientes e fornecemos mais de 500 milhões de tags para identificar, rastrear e monitorar animais a cada ano. Também são mais de 5,5 milhões de vacas monitoradas diariamente, o que permite acesso a dados e informações em tempo real para ajudar a melhorar o manejo animal e os resultados de saúde.

Com cerca de 1.900 colaboradores em todo o mundo, a Allflex conta com uma rede global de especialistas e expertise construída em 65 anos de história. A Allflex possui subsidiárias de fabricação e tecnologia na América do Norte, Europa, Israel, América do Sul, China, Austrália e Nova Zelândia, com produtos distribuídos em mais de 100 países.

A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version