SEGS Portal Nacional

Agro

Produtora de Minas Gerais é referência na pecuária e na agricultura

  • Sexta, 27 Março 2020 09:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Proprietária da fazenda Sula Guzerá tem ótimos resultados com boa estratégia e administração eficiente, além de tecnologia e engajamento do trabalho feminino

Filha e neta de fazendeiros, Agostinha Naves Aguiar, está à frente da fazenda Sula Guzerá, que fica próxima à Governador Valadares, no município de Alpercata, Minas Gerais. A produtora faz um trabalho referência tanto na pecuária quanto na agricultura em sua região há 20 anos.

A fazenda é produtiva, moderna, tecnificada e eficiente em todos os processos. Na pecuária são criados cerca de 1.200 animais das raças Guzerá PO e Guzolando.

“Selecionamos o Guzerá com foco na produção leiteira. A partir de matrizes Guzerá aferidas produzimos as Guzolando, ideais para o produtor de leite, pois são rústicas, leiteiras, altamente produtivas e longevas. Na estratégia da fazenda, o gado é criado a pasto. Os animais em ordenha são eventualmente confinados”, destaca a produtora.

A fazenda realiza dois remates anuais em Governador Valadares. Nos pregões são comercializadas as matrizes da raça Guzolando e ofertados ao mercado de touros Guzerá PO, embriões e sêmen.

Na agricultura a eficiência da propriedade não fica atrás. Atualmente possui uma área irrigada com pivô central de 250 hectares, onde cultiva milho e feijão. Para tornar a produção ainda mais eficiente, a produtora passou a utilizar as sementes forrageiras da Soesp, fazendo rotação de culturas nos pivôs e para a produção da “cama” no plantio direto. “O plantio direto tem sido fundamental aqui na nossa região e as forrageiras da Soesp atingiram bem as nossas expectativas. Uma boa forragem é essencial nesse sistema de cultivo”, diz Agostinha.

Ainda segundo a produtora, essa safra será a primeira que irá colher após a utilização dos produtos da Soesp. “A nossa expectativa é ter com certeza um ganho maior que nas últimas safras, principalmente na produtividade do milho” destaca.

Protagonismo

Além do trabalho da porteira para dentro, Agostinha também é engajada em ações em prol dos produtores. Ela que atualmente é ativa junto as ações de criadores, já foi presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do leste de Minas Gerais, por dois mandatos seguidos.

Além disso, a produtora também faz um trabalho de valorização da mulher no campo. Em sua propriedade garante muitas oportunidades de trabalho para as mulheres. Na ordenha das matrizes de sua fazenda, o trabalho é realizado apenas por mulheres, há muitos anos. “Percebemos que as mulheres são mais delicadas e atenciosas no trato com os animais, e isso é fundamental na nossa criação. Também temos mulheres em outras funções na fazenda”, diz.

Para a produtora é muito bom ver e poder contribuir com o crescimento da presença das mulheres no campo, principalmente em cargos de liderança. “Vejo com bons olhos o crescimento da presença da mulher no campo e a mensagem que deixo é de nunca desistir, ter persistência, disciplina, aprender com os erros, trabalhar firme e seguir em frente até atingir os objetivos.”, finaliza Agostinha.

Soesp – A Sementes Oeste Paulista atua há 34 anos no mercado de sementes de pastagem. Voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, uma semente diferenciada que traz diversos benefícios no plantio e estabelecimento do pasto, além de se adequar perfeitamente ao sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Acesse http://www.sementesoesp.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version