SEGS Portal Nacional

Agro

Condicionador de solo da Fertiláqua desenvolve raízes mais profundas

  • Segunda, 17 Fevereiro 2020 18:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A planta tem acesso a maior quantidade de água e nutrientes

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimam que a safra total de cana no Brasil em 2019/20 será de 642 milhões de toneladas, ante a 620 milhões de toneladas em 2018/19, citando como fator principal as condições climáticas favoráveis.

As condições de solo no plantio de cana têm se tornado tema recorrente entre os especialistas da área, uma vez que o resultado produtivo tem relação direta com a qualidade do solo.

O uso de condicionadores de solo – como o Longevus Planta da Fertiláqua, que apresenta em sua composição ácidos orgânicos, aminoácidos e nutrientes – contribui para uma melhoria na qualidade do solo.

“Um solo equilibrado nas composições física, química e biológica, sem compactação, e com boas condições, pode elevar a produtividade do canavial. Porém, o que temos visto hoje no setor, é que a grande maioria destes solos não está nestas circunstâncias e aí entra a necessidade de trabalharmos com soluções que atuem nesse processo”, explica Alan Borges, gerente de desenvolvimento da Fertiláqua.

Estudos no campo conduzidos pela empresa com o uso de Longevus Planta, mostraram raízes em maior quantidade e mais profundas, chegando a tamanhos que variaram de 1,70 a 2,10 metros. “Em solos compactados e adensados, temos encontrado sistemas radiculares que não passam de 60 cm”, afirma Borges.

Com raízes menores, a planta tem acesso a menor quantidade de água e nutrientes, o que causará problemas em seu crescimento. Além disso, com um sistema radicular superficial, no momento do corte, a cana se torna mais suscetível ao arranquio, tendo suas raízes arrancadas pela máquina e, consequentemente, passa a ter mais chances de falhas no canavial. “Isso significa que no próximo corte, o produtor não terá o mesmo número de plantas por hectare, logo, menor quantidade de cana e menor produtividade. O número de plantas por hectare passa a ser inferior ao desejado”, esclarece o gerente.

O Longevus Planta auxilia na produção de raízes e descompactação de solo, proporcionando maior atividade de microrganismos, tornando a planta mais produtiva, mais protegida de doenças e propiciando um ambiente favorável para o desenvolvimento de sistema radicular mais profundo.

Mais informações sobre a linha de cana-de-açúcar da Fertiláqua no website http://fertilaqua.com/.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jul 16, 2025 Agro

Mamona avança na regeneração do solo na BA e MT

Jul 15, 2025 Agro

Perdas com pragas ultrapassam R$ 60 bilhões por ano no…

Jul 14, 2025 Agro

Desempenho reprodutivo de primíparas depende de…

Jul 11, 2025 Agro

Irrigação por gotejamento impulsiona a produção de uvas…

Jul 10, 2025 Agro

Equipamentos de contenção ajudam a garantir saúde…

Jul 09, 2025 Agro

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em…

Jul 08, 2025 Agro

Maranhão: milho e soja representam 90% da agricultura…

Jul 07, 2025 Agro

Vetoquinol leva Projeto Leite Ouro e portfólio inovador…

Jul 04, 2025 Agro

Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta…

Jul 03, 2025 Agro

Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura…

Jul 02, 2025 Agro

Safra de cana-de-açúcar 2025/26: produtores adotam…

Jul 01, 2025 Agro

Frio intenso exige atenção redobrada de produtores de…

Jun 30, 2025 Agro

Contagem de emergência com inteligência artificial…

Jun 26, 2025 Agro

Brasil registra safra histórica de milho em meio a…

Jun 25, 2025 Agro

Irrigação ganha protagonismo na cana-de-açúcar em meio…

Jun 24, 2025 Agro

Cuidados essenciais no nascimento de bezerros garantem…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version