SEGS Portal Nacional

Agro

Carrefour no Brasil se compromete em comercializar carne suína com altos padrões de bem-estar animal

  • Segunda, 10 Fevereiro 2020 11:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Justo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Após articulação com a Proteção Animal Mundial, a rede de supermercados Carrefour adota novos critérios para carne suína.

O Grupo Carrefour no Brasil assumiu o compromisso com a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental com foco em bem-estar animal, em adotar altos níveis de bem-estar para os suínos que comercializa. O compromisso vale para os produtos in-natura da marca própria Carrefour que atualmente representam 74% da carne suína comercializada nos açougues do grupo.

“A preocupação com o bem-estar animal é um movimento global e estamos liderando esse processo no Brasil, com foco na adequação dos nossos fornecedores, visando sempre a um aprimoramento das boas práticas de manejo animal”, informa Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Carrefour.

O compromisso do Carrefour incluí:

Até dezembro de 2022, será feita a transição de 100% das matrizes suínas para gestação em grupo, permitindo, no máximo, 28 dias em gaiola;
Até dezembro de 2022, será abolida a identificação do animal por meio do corte da orelha (mossa);
Até dezembro de 2025, será abolida a castração cirúrgica e adotada a castração por vacina (imunocastração);
O corte ou desgaste dos dentes dos animais será mantido apenas nos casos de extrema necessidade, quando forem verificados comportamentos agressivos entre os animais, como já é praxe;
De forma permanente, as granjas de criação de porcos continuarão investindo em ambientes mais interativos para os animais, que simulem situações que ocorreriam na natureza (enriquecimento ambiental), como também já é rotineiro;

O Carrefour se compromete, ainda, a realizar estudos e testes com seus fornecedores para encontrar uma solução para a prática do corte de cauda dos suínos - evitando que se mutilem - já que não há consenso sobre o tema no mercado.

“É importante termos o comprometimento de um dos principais grupos varejistas do país. Por isso, ter o Carrefour no Brasil como pioneiro é vital para que toda uma cadeia perceba que, atualmente, há uma demanda crescente dos consumidores pela origem do alimento que é consumido e não há espaço para negligenciar o bem-estar animal. O resultado é fruto tanto do nosso suporte técnico para a empresa, quanto do apoio de milhares de consumidores que se engajaram na campanha.”, afirma diretora-executiva da Proteção Animal Mundial, Helena Pavese.

Mais do que se comprometer com a sua marca própria, o Carrefour no Brasil irá trabalhar com os 36% dos fornecedores restantes para que, anualmente, seja apresentado metas com foco em atender, de forma gradual, os compromissos apresentados pela Produção Animal Mundial – grande parte dessas empresas já possuem compromissos para, até 2026, realizar a transição da gestação das porcas para o sistema em grupo, com maior bem-estar.

Mude a Vidas dos Porcos – O Carrefour Brasil é a primeira grande rede varejista a atender boa parte dos apelos da Proteção Animal Mundial para a adoção de políticas locais em prol do bem-estar dos suínos. Desde 2017, a organização promove a campanha “Mude a vida dos porcos”, que, entre outros itens, pede aos supermercados que:

Substituam as gaiolas usadas para matrizes suínas por criação em grupo em ambiente com enriquecimento ambiental até 2028;
Disponibilizem materiais e condições que permitam que os animais expressem seu comportamento natural até 2028;
Eliminem mutilações dolorosas até 2028;
Eliminem gaiolas para matrizes suínas durante o parto e a amamentação até 2035.

A campanha contou com forte apoio público, e em novembro de 2018, a Proteção Animal Mundial entregou ao Carrefour uma petição com 92 mil assinaturas pedindo que a redes se comprometesse em manter as matrizes suínas em gestação em grupo e em ambiente enriquecido.

Desde o começo de 2019, o Carrefour no Brasil realizou uma avaliação mais profunda de seus fornecedores, com o intuito de trabalhar em um compromisso sólido, cumprindo com todos os prazos estabelecidos. ”Durante o ano todo, a Proteção Animal Mundial trabalhou junto com o Carrefour Brasil, oferecendo suporte técnico em diversas reuniões e workshops, para consolidar um compromisso que atendesse o maior número de padrões solicitados”, finaliza Helena.

Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version