SEGS Portal Nacional

Agro

Terminação Intensiva a Pasto (TIP), um sistema vantajoso 365 dias por ano

  • Sexta, 31 Janeiro 2020 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Terminação Intensiva a Pasto, ou TIP, surge como uma estratégia que traz velocidade para a etapa dos animais nas propriedades

O protocolo TIP Termina-Fácil Connan tem rentabilidade garantida, promovendo ganhos superiores a 30 arrobas por hectare em 90 dias

Em pecuária, o período da terminação representa o momento no qual o animal deve atingir o peso e acabamento de carcaça adequados, agregando valor a todo trabalho realizado durante a cria e a recria. Neste momento, em que o animal se aproxima da maturidade, a intensidade do crescimento, assim como o ganho de peso e a eficiência alimentar diminuem.

Por isso, o pecuarista deve manter a atenção redobrada ao acabamento da carcaça, um dos principais diferenciais para agregar qualidade e valor no momento da venda. Neste cenário, a Terminação Intensiva a Pasto, ou TIP, surge como uma estratégia que traz velocidade para a terminação dos animais, com o aumento do aporte nutricional, fornecimento da ração direto no cocho e na própria área de pastejo.

“O que diferencia a TIP do confinamento tradicional é sua facilidade de manejo e de instalação, já que o trato é realizado no mesmo pasto dos animais e ele se torna a fonte do volumoso. Além disso, o confinamento tem altos custos estruturais e operacionais, dessa forma a TIP se apresenta como uma alternativa muito viável”, explica o médico veterinário e gerente de marketing da Connan, Marcio Bonin.

A Terminação Intensiva a Pasto é um modelo vantajoso, pois dá previsibilidade de abate ao pecuarista, possibilitando que se desenvolva um programa nutricional tanto para as águas quanto para as secas, permitindo abater lotes de cabeceira, meio e fundo com maior homogeneidade. A TIP facilita também a extensão do prazo de abate sem a necessidade de se investir em uma estrutura de confinamento.

No modelo TIP, o animal consome no pasto a mesma quantidade de ração que é fornecida quando está confinado, a diferença é que o próprio pasto passa a ser a fonte de volumoso. O menor custo operacional, a fácil adaptação e índices mínimos de refugo de cocho proporcionam ainda maior bem-estar animal e alta eficiência.

Trabalhando desde 2016 com a Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, o Grupo Cairu, de Rondônia, implantou o protocolo TIP Termina-Fácil Connan para terminação do gado, principalmente no período da seca. O desafio era aumentar a margem financeira do protocolo realizado no pasto, produzindo mais arrobas por animal e por hectare, levando em consideração a viabilidade econômica da propriedade.

Em termos de lucratividade, o primeiro lote já apresentou resultados surpreendentes, como destaca o diretor do Grupo Cairu, Eugênio Junior. “Foram tratados 51 bois que apresentaram rendimento de carcaça de 58%, resultando em 4% de lucro líquido ao mês sobre o investimento, contabilizando o aluguel do pasto, mão de obra, investimento em ração e no animal. Quando comparado ao modelo antigo, o resultado era menor que 2% ao mês”.

O ganho para a propriedade é notável. “No protocolo do Grupo Cairu os animais com 21 dias de trato saem da adaptação pesando em torno de 410 quilos e são abatidos entre 550 e 560 quilos”, complementa o coordenador geral de pecuária do Grupo Cairu, Francisco Gomes da Silva.

Terminação Intensiva a Pasto: facilidade de implantação e manejo

A TIP dá autonomia para que o pecuarista faça investimentos na fazenda de acordo com as suas possibilidades. “O produtor pode fazer TIP de apenas 10 animais ou 80 mil bois para o ano inteiro. Assim como ele pode aumentar e evoluir sua estrutura conforme a demanda”, salienta Bonin.

A TIP protocolo Connan é de fácil aplicação e com resultados iguais ou superiores ao confinamento tradicional, produzindo entre 5,4 a 6 arrobas por animal em 90 dias. “Com baixo investimento em infraestrutura, trata-se de uma tecnologia viável, de fácil adoção e democrática para qualquer propriedade seja ela grande, média ou pequena”, detalha o supervisor da Connan em Rondônia, Diego Andrade Lima.

Com manejo simples, a TIP utiliza apenas dois insumos sendo o milho adicionado ao Connan Nuclemix Termina-Fácil. A estratégia de terminação com tempo fixo amplia o índice de lotação global da propriedade, aumenta a taxa de desfrute e de abate da fazenda, disponibiliza maior área de pastagem para outras categorias, intensifica o ganho médio diário global e, com isso, adiciona receita líquida por hectare/ano na propriedade.

“Um animal no protocolo TIP da Connan produz de 5,5 a 6 arrobas de carcaça por animal com lotação de seis a oito cabeças por hectare de pastagem, produzindo até 36@ por hectare em um período de 90 dias. Hoje trabalhamos no Grupo Cairu 2.100 animais em 40 alqueires, e temos uma produção superior a 30 arrobas por hectare”, destaca Lima.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filiais em Campo Verde (MT) e São Gabriel D’Oeste (MS), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo.

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Nov 12, 2025 Agro

Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version