SEGS Portal Nacional

Agro

Irrigação com cérebro? Sistema ajuda agricultores a serem mais eficiente no campo

  • Sexta, 17 Janeiro 2020 18:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Em busca de melhores resultados de produtividade e mitigação de custos, a agricultura tem empregado inúmeras inovações tecnológicas desde o plantio até a comercialização. Entre as novidades, os sistemas de dados e inteligência artificial têm se destacado na missão de colaborar com uma atividade cada vez mais precisa e eficiente. Nesse contexto de agricultura 4.0, a empresa líder em irrigação por gotejamento, desenvolveu o primeiro sistema de irrigação com cérebro.

Mas o que significa uma irrigação com cérebro? Na prática quer dizer que uma plataforma é capaz de controlar, automatizar e oferecer recomendações de manejo, de forma prática, rápida, segura e eficiente. Todas essas funcionalidades já existem e estão presentes no software NetBeat, da multinacional israelense Netafim/Amanco.

A solução inédita, tem como grande diferencial a junção de todas funções em uma única plataforma, que pode ser acessada por desktop, tablets e smartphones. “Funciona assim, acessando o programa o produtor consegue visualizar tudo que está acontecendo na propriedade rural naquele momento, e o que está programado para as próximas semanas. Ele também tem acesso a dados de clima, previsão de tempo, condições do solo e desenvolvimento das plantas”, explica o Gerente de Digital Farming da Netafim/Amanco, Bruno Toniello.

Os dados locais são captados por sensores espalhados no campo. Eles enviam as informações em tempo real para o sistema, e com base nelas, a tecnologia de inteligência artificial faz o cruzamento com modelos de cultivo dinâmicos dispostos na nuvem, para disponibilizar relatórios e recomendações de manejo. Assim, o produtor rural tem uma informação segura, que o ajudará nas tomadas de decisão.

Além disso, as recomendações também servem como ferramenta para mitigar custos e elevar as produtividades. “Sabendo exatamente, quanto, quando e onde irrigar, as aplicações de água e nutrientes são muito mais eficientes e evitam possíveis desperdícios. Além do mais, sabemos que a falta de água prejudica o desenvolvimento pleno das plantas, mas o excesso dela também é danoso. Portanto, disponibilizar todos os insumos na quantidade correta é mais sustentável tanto quando falamos de relação com o meio ambiente, quanto economicamente”, acrescenta Toniello.

Combinado ao sistema de irrigação por gotejamento, a tecnologia permite otimizar a utilização de água na fazenda, já que a plataforma indica o período e a quantidade correta de cada aplicação. Esse fator também se aplica a outras necessidades, como energia elétrica e insumos, que também só são acionados de acordo com as necessidades das plantas.

Além disso, a possibilidade de o projeto de irrigação ser segmentado por talhões, ajudando na precisão com que todos os recursos são utilizados. “O sistema é dividido em vários setores, então por exemplo, se apenas uma parcela da lavoura está apontando maior necessidade de água e nutrientes, o operador consegue programar a irrigação para aquele setor específico”, acrescenta o Gerente. “Dessa forma, estamos otimizando e garantindo que as plantas se desenvolvam adequadamente, para expressar todo seu potencial produtivo”, finaliza.

A inovação também vem de encontro as necessidades frequentes do campo, de verticalizar a produção de alimentos. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), em pouco mais de duas décadas, o mundo terá nove bilhões de pessoas, um acréscimo de dois bilhões à população, que pressionará ainda mais os recursos naturais do planeta, obrigando o campo a combinar eficiência e produtividade. De acordo com o levantamento, nesse cenário só o consumo de água aumentará 30%. Haverá necessidade de produzir 50% a mais de alimentos, e a oferta de energia terá de crescer 45%.

Sobre a Netafim/Amanco

As duas marcas líderes em irrigação no mercado se uniram e formam a maior e mais completa marca comercial de irrigação no mundo: Netafim/Amanco. Pertencentes a Mexichem, uma das maiores empresas do mundo nos setores químico e petroquímico.

A união das duas marcas no setor de irrigação garante um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming, que visa contribuir com a produtividade da água na agricultura, oferecer a melhor experiência ao produtor e alavancar o mercado de irrigação no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version