SEGS Portal Nacional

Agro

Dimastec desenvolve tecnologia para controle das pausas térmicas e ergonômicas

  • Quinta, 09 Janeiro 2020 10:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ananda Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Profissionais que trabalham em câmaras frias são obrigados por lei a fazer intervalos durante o turno; para um efetivo monitoramento, ferramenta foi elaborada para o setor

Pausas térmicas e ergonômicas são normativas impostas pelo Ministério do Trabalho para frigoríficos e empresas que possuem câmara fria; são intervalos de descanso para empregados que trabalham no interior dessas câmaras ou que, durante a execução das atividades, movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio, e vice-versa. É um descanso computado como de trabalho efetivo, visando à saúde do profissional. Para facilitar o controle corporativo de quem entra e sai desses ambientes, assegurando o cumprimento da legislação e o bem-estar do colaborador, a ribeirão-pretana Dimastec, empresa de gestão de acesso e controle de ponto, desenvolveu uma tecnologia específica para o setor.

“Dependendo da temperatura a qual o colaborador ficar exposto, ele precisa sair e fazer determinados movimentos para aquecer as articulações, os músculos e o corpo como um todo”, explica Dimas Fausto, Presidente da Dimastec. “É uma pausa séria, por isso as empresas que não cumprem esses intervalos são passíveis de multas milionárias. Sendo assim, desenvolvemos um aparelho que permite que o funcionário registre com a digital ou o cartão de proximidade a saída da câmara fria e seu retorno, garantindo a realização da pausa e oferecendo para a empresa uma relatório da atividade.”

O aparelho que faz esse controle é uma evolução do DT900, uma tecnologia também elaborada pela Dimastec e que promove um controle assertivo, por meio de assinatura digital, da retirada e devolução dos equipamentos pessoais de segurança nas organizações. “Agora, esse equipamento vem acoplado de um programa em que os dados são baseados na rotina da empresa. Por ele, é possível emitir relatórios diários e mensais, tudo para que o colaborador consiga acompanhar as pausas e, no final do mês, a empresa emita um relatório atestando a realização dos intervalos”, ressalta o empresário.

A marcação de tempo é feita por um aparelho que fica instalado na entrada da câmara fria. Mas, segundo Dimas, são poucas as empresas que atualmente trabalham com esse tipo de controle, o que abre brechas para falhas e situações trabalhistas. “Queremos mudar esse cenário, incentivando um controle mais rigoroso dessa normativa, o que beneficiará tanto o empregado quanto o empregador. O novo equipamento já está disponível para o mercado.”

Outra atenção que as corporações devem ter é com relação à pausa ergonômica, por isso o sistema desenvolvido também funciona para quem precisa fazer esse intervalo, ou seja, um descanso para quem trabalha carregando peso e requer algumas atividades laborais, como alongamentos. Nesse caso, as paralisações variam de acordo com as atividades. “Com a nossa tecnologia, a empresa consegue se organizar em relação às horas dos funcionários e sobre quando precisam parar para a atividade laboral. Tudo fica mais claro para todos”, diz Dimas.

A tecnologia utilizada na nova versão do DT900 foi desenvolvida ao longo de seis meses, com pesquisas baseadas na lei das pausas térmicas e ergonômicas. “É um produto específico para esse segmento. Ele não está interligado ao ponto nem ao acesso à empresa, é voltado mesmo para essas pausas consideradas pequenas, mas necessárias para a saúde do funcionário e para o correto andamento das empresas”.

Sobre a Dimastec – Gestão de ponto e acesso

Com pouco mais de 25 anos dedicados à gestão de pontos, acessos de entradas em prédios e condomínios, a Dimastec, sediada em Ribeirão Preto (SP), é hoje uma das referências nacionais no setor desenvolvendo produtos com tecnologia avançada, integrando soluções para mais de mil clientes empresariais. A empresa presta serviços em todo território nacional, com uma infraestrutura completa com mais de 2000 metros quadrados e 35 funcionários diretos.

O diferencial oferecido pela Dimastec está em ter um laboratório próprio de desenvolvimento tecnológico, para assim oferecer ferramentas digitais, softwares e hardwares de última geração que atendam às principais demandas dos clientes e do mercado atual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version