Inteligência artificial já faz parte da rotina de 86% dos profissionais brasileiros
InfoWorker Tecnologia, que implementa soluções Microsoft, registrou um crescimento de 340% na demanda por ferramentas de IA
O uso de inteligência artificial nas empresas deixou de ser tendência para se tornar rotina. De acordo com o estudo “Trust, attitudes and use of artificial intelligence: a global study 2025”, realizado pela KPMG em parceria com a Universidade de Melbourne (Austrália), apontou que, no Brasil, 86% dos profissionais no país já utilizam IA no ambiente de trabalho e 71% relatam ganhos diretos em eficiência, qualidade e inovação.
A mudança ganhou força com o uso prático das ferramentas. Na InfoWorker Tecnologia, consultoria especializada em soluções da Microsoft, a procura por soluções de inteligência artificial cresceu 340% nos últimos dois anos, revela Josney Lara, diretor comercial da InfoWorker. “Muitas aplicações já vinham com esse tipo de recurso e os clientes desconheciam ou não davam tanto valor. Com a popularização da IA, os usuários passaram a explorar melhor os recursos disponíveis. Além disso, organizações que ainda estavam alheias à novidade perceberam os diferenciais dessa tecnologia e o impacto positivo aos negócios”, avalia.
Na Microsoft, são ferramentas como Power Platform, Azure AI e Copilot que tem apoiado organizações na aplicação da inteligência artificial em áreas como finanças, logística e atendimento, com foco em ganhos mensuráveis. “As empresas sabem que precisam da ferramenta, mas não querem projetos longos, nem soluções genéricas. Elas buscam respostas objetivas para gargalos operacionais”, afirma o diretor.
Josney fala que há riscos reais para as empresas que ainda resistem à transformação digital. “O grande problema é a perda de competitividade. Não é só sobre tecnologia, é sobre tempo de resposta, custo e escala. E isso já está afetando decisões de mercado”, alerta.
De acordo com o diretor, é essencial que todas as fases para a implementação de de IA sejam acompanhadas por especialistas, desde o diagnóstico inicial à aplicação prática das ferramentas. Josney explica que os projetos envolvem automações, assistentes com linguagem natural e análises preditivas integradas às soluções já utilizados pelas organizações. “Além da parte técnica, é necessário orientar as equipes sobre como operar as soluções no dia a dia, o que tem contribuído para maior autonomia e continuidade dos resultados”, esclarece.
“O uso da inteligência artificial vem crescendo rapidamente não só entre as grandes corporações, mas também em empresas de médio e pequeno porte, que perceberam as funcionalidades dessa ferramenta e, também, a economia que representa”, enfatiza.
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