Check Point Software comenta sobre o maior roubo de criptomoedas
Oded Vanunu, head de pesquisa de vulnerabilidade de produtos da Check Point Software, analisa o rápido crescimento de golpes e roubos de criptomoedas. “Nos últimos anos, os riscos de lavagem de dinheiro foram exacerbados com o rápido aumento do uso de ativos virtuais, como criptomoedas. De acordo com a Chainanalysis, os golpes de criptomoedas totalizaram US$ 14 bilhões somente em 2021. É uma área pouco regulamentada que, infelizmente, ajuda os criminosos a realizar suas atividades sem restrições.”
De acordo com o executivo, os pesquisadores da Check Point Software, rastreiam golpes relacionados a criptomoedas há algum tempo. Depois de ver relatos de carteiras digitais roubadas acionadas por NFTs gratuitos lançados na web, eles investigaram o OpenSea, o maior mercado de NFT do mundo. Isso levou à descoberta de vulnerabilidades críticas de segurança que, se exploradas, poderiam ter levado hackers a sequestrar contas de usuários e roubar carteiras inteiras de criptoativos de usuários. "Também observamos golpistas usarem o Google Ads para roubar mais de US$ 500 mil em criptomoedas em questão de dias. Além disso, há casos de uso de tokens criptográficos (crypto tokens) reais usando várias técnicas para manipular a funcionalidade do contrato inteligente.”
Diante disso, Vanunu enfatiza ser crucial que a comunidade cripto esteja em alerta máximo para golpes como esses relatados. É preciso se certificar de verificar a URL do navegador, procurar o ícone da extensão, nunca fornecer sua senha, pular os anúncios e verificar novamente a URL!
“Acompanhamos também que há um aumento de ações sendo tomadas pelas autoridades contra os golpes de criptomoedas, e este caso nos Estados Unidos mostra que é possível seguir o dinheiro por meio do blockchain. No entanto, leva muito tempo para recuperar fundos roubados, por isso é imperativo que os usuários façam todo o possível para proteger a si mesmos e às suas carteiras", conclui Vanunu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>