Evo Systems, parceiro chave no desenvolvimento do Goper, plataforma para as pessoas se motivarem a fazer atividade física, da TRENDX
Goper decolando na missão de engajar 1 milhão de não praticantes em atividades físicas com seu aplicativo, site web, dispositivos vestíveis e equipamentos conectados
A TRENDX, uma distribuidora de soluções multifuncionais para o desenvolvimento corporal, agrupa as marcas Keiser, Freemotion, RAE, SPIVI, Funxtion, MY e agora a plataforma Goper. A nova plataforma traz uma forma inovadora de se exercitar com facilidade e a qualquer momento. A empresa contou com a Evo Systems, consultoria de inovação e engenharia de software, responsável pelo desenvolvimento completo do projeto.
Goper não é só uma plataforma, é uma solução para as pessoas se motivarem a fazer atividade física. A TRENDX inovou e apostou em conteúdo dentro de uma plataforma que estimula o indivíduo a se exercitar e compartilhar os resultados. "Com isso em mente, foi necessário combater dois dos grandes problemas, a falta de motivação ou a vergonha de ir num espaço público e a falta de tempo, por isso pensamos em algo altamente motivador a partir de conteúdos ricos e em diferentes atividades esportivas”, explica Luis Canevari da TRENDX.
A funcionalidade da plataforma Goper, com seu serviço streaming, permite que o usuário consuma conteúdos ao vivo e gravados para treinos, como acesso a aulas de bike, yoga, etc. Contando, também, com serviços de acompanhamento personalizado, com conteúdo direcionado através do interesse de cada um e recomendações de conteúdos feitos a partir do perfil do indivíduo, levando em conta idade, objetivo e até lesões preexistentes. Outra novidade é a funcionalidade que permite ao personal prescrever um treino, ou seja, o usuário se comunica com um personal pela plataforma, contratando-o para montar um treino específico e fazer o acompanhamento. "Através do Goper, cada pessoa tem o start do movimento e não se limitada em só assistir a aula ou comprar, mas compartilhar as experiências. No Goper, o usuário tem acesso a vários conteúdos, como treinos e kit com produtos para obter os resultados desejados e ainda há uma comunidade onde é possível treinar junto e motivar um ao outro", explica Luis Canevari, CEO da TRENDX.
A plataforma é aberta e permite que academias e personal trainers disponibilizem seus serviços e participem criando comunidades, desta maneira traz uma solução em um só lugar e de fácil acesso, para as pessoas se motivarem a fazer atividade física de uma maneira prática e divertida.
A Evo Systems, consultoria de inovação e engenharia de software, montou o projeto completo desde o início, levando em conta, também, a experiência existente na equipe do Goper.
No início com apoio na decisão da tecnologia a ser utilizada tanto no backend, em C Sharp .Net, tecnologia madura a Evo Systems possui profissionais com certificações e é Parceira Gold da Microsoft. A consultoria também envolver selecionar a tecnologia do front dentre as várias opções e a decisão foi o Flutter, uma tecnologia nova, suportada pelo Google e que possui bastante flexibilidade no desenvolvimento de aplicativos tanto para IOS, Android e Android TV que permite. o uso intenso de recursos multimídia, como vídeos, áudios e aulas ao vivo. "O Goper nos desafiou na tecnologia flutter, pois não tínhamos pessoal nessa tecnologia específica, ou seja, realizamos uma parceria muito interessante onde a Evo pode explorar uma nova tecnologia e o cliente teve benefícios acompanhando de perto esse aprendizado, que foi internalizado na forma de materiais e documentação. Temos mais de 7000 horas de desenvolvimento. Tivemos a primeira versão em 5 meses e desde então tem sido um aprendizado constante", diz o CEO da Evo Systems.
A consultoria de inovação e engenharia de software apoiou o cliente no entendimento do Goper como um produto digital e não apenas um sistema web com aplicativos. O time discutiu e analisou de forma detalhada pontos sobre o que é usabilidade para um aluno e um personal trainer, o que seriam funcionalidades mínimas para capturar o feedback dos usuários logo no início. Também foi estruturado um processo de testes com desenvolvedores, iniciado com testes integrados até os testes alpha e beta com usuários, além de implantação ambiente de nuvem na AWS, onde há as questões de escalabilidade, controle de custos, transmissão de vídeos, upload de arquivos pesados.
O Goper contou com 480 horas mensais de uma equipe da Evo Systems organizada como uma célula produtiva formada por profissionais entre designers, arquitetos, analistas e programadores. "O conceito da plataforma hoje não é apenas um app, é toda uma infraestrutura com vídeo online, pagamentos integrados, pessoas fazendo exercícios de sua bike de casa acompanhando aula ao vivo e no futuro contará com a integração de dispositivos eletrônicos vestíveis conectados por Bluetooth e pela internet, um produto realmente inovador com uso intensivo de tecnologia que vem transformar a forma como o ecossistema de fitness se relaciona com os praticantes", explica Leonardo Dias, CEO da Evo Systems.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>