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Algar Telecom aposta na formação de “agilistas” para disseminar modelo

  • Sexta, 04 Fevereiro 2022 12:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Fleury
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Trata-se de uma nova fase da migração da companhia para a metodologia Ágil, que começou em 2017

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, iniciou mais um passo para disseminar o modelo Ágil. A companhia está apostando na formação de “agilistas” (ou “agile coaches”) e já formou a primeira turma após um processo seletivo que recebeu um total de 130 candidaturas internas – lista que servirá, inclusive, como um banco de talentos para as próximas edições do programa.

Os interessados passaram por uma análise criteriosa que considerou seu histórico de contato com o Ágil, avaliação 360 graus e desempenho em uma dinâmica na qual foi dado um problema real de agilidade. Ao final, foram escolhidos onze colaboradores de diferentes áreas e cargos – dentre eles POs (Product Owner), Scrum Masters, consultores de negócios e analistas de TH. Eles receberam um treinamento em cinco etapas que passou por hard skills, soft skills, conceitos, ritos e cerimônias ágeis.

“Essa iniciativa partiu da percepção de que não seria suficiente escalonar a metodologia só a partir da liderança. Estamos vivendo um momento de transição desafiador, de convivência de áreas ágeis com não ágeis, e precisamos do apoio dos novos ‘agilistas’. Eles serão fundamentais para ajudar com o tombamento de outras áreas, trazer melhores práticas e estimular a troca de experiências”, explica Guilherme Rela, head da Estação Algar Telecom.

Um dos participantes da formação foi Luciano Marques, administrador de empresas que está na Algar Telecom desde 2008 e que atualmente ocupa a posição de Scrum Master dentro de uma das tribos da companhia. Para ele, o treinamento foi muito proveitoso e poderá impulsionar sua trajetória profissional.

“Sempre procurei desenvolver minha carreira com uma atuação diversificada, acreditando que a ‘especialização generalista’ garante trânsito organizacional, alta empregabilidade e acesso a novas oportunidades de trabalho. Agora espero contribuir com a companhia na disseminação da agilidade, ajudando os times a darem os primeiros passos na transição de modelos tradicionais de trabalho para uma cultura com mindset ágil”, conta Luciano.

A evolução do Ágil dentro da Algar Telecom

A Algar Telecom tem hoje cerca de 400 colaboradores atuando dentro do Ágil. Eles estão divididos nas áreas de Marketing, TI, TIC, Analytics, Produtos, IoT, dentre outras, que já foram 100% tombadas para o modelo entre os anos 2018 e 2020. Essa transformação, que ainda segue em curso, foi iniciada em 2017, quando a companhia criou o centro de inovação Brain em uma estrutura apartada. Além de pensar novos modelos de negócio, um dos principais objetivos do ICT era promover a renovação do modelo de trabalho de uma empresa com mais de 60 anos de legado.

Para iniciar essa transição, profissionais da Algar Telecom passaram a ser deslocados para o Brain para vivenciar na prática metodologias ágeis, criando produtos e evoluindo comportamentos. Após essa experiência inicial, porém, a companhia entendeu que não fazia sentido as pessoas voltarem para a estrutura tradicional de gestão, pois isso desestimularia a inovação. Foi a partir deste momento que criaram, em dezembro de 2018, a Estação Algar Telecom para receber os produtos do Brain e os colaboradores que já haviam passado pelo centro de inovação, que ganharam a tarefa de disseminar um novo mindset e formato de trabalho.

“O movimento Estação nasceu com o objetivo de transformar a Algar Telecom em uma empresa cada vez mais simples, fluída e com um design organizacional inovador, 100% orientado por modelos de trabalho ágeis, com foco em soluções que melhorem a experiência dos nossos clientes. Para isso, os times foram organizados por missões de negócios, e não por competências, e começaram a alterar toda a dinâmica anterior da companhia”, conta Guilherme Rela.

No início da estruturação da Estação, a Algar Telecom também contratou uma empresa especializada para apoiar o desenvolvimento dos primeiros squads e orientar as equipes. Além disso, para aculturamento da empresa como um todo, foram criadas trilhas de capacitação Ágil, cursos básicos e avançados, junto com diversas iniciativas para estimular os novos comportamentos necessários, o que incluiu até mesmo gamificação.

“Foram muitas as iniciativas pensadas para trabalhar conceitos como autonomia, protagonismo e espírito colaborativo, sempre com criatividade para quebrar resistências à mudança e conseguir o engajamento necessário em uma transformação desse porte. Adotar o método ágil é o mais simples, mas ele é só uma base. Trata-se de uma transformação muito mais cultural e comportamental do que metodológica. Temos aprendido bastante nesse percurso e ainda temos muito a evoluir. Os agilistas são mais um reforço nesse caminho e acreditamos que eles serão mais um passo importante para polinizar o mindset ágil em toda a organização”, conclui Rela.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 67 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 112 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados - como são chamados os colaboradores da empresa - comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.


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