SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Edge computing: Construindo redes mais rápidas e inteligentes

  • Segunda, 03 Janeiro 2022 10:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel del Campo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

É fundamental para as empresas de qualquer indústria que a computação seja o mais distribuída possível; isto é, que os dados possam ser processados mais perto dos pontos onde são adquiridos para que se possa tomar decisões mais rápidas e inteligentes em relação a eles.

Uma análise realizada pela consultoria Grand View Research estima que o mercado global de edge computing atingirá US$ 43,4 bilhões até 2027[1]. Ao mesmo tempo, as projeções da Gartner indicam que até 2025, 75% dos dados corporativos serão processados fora dos data centers convencionais ou da nuvem[2].

Ambos números reafirmam uma tendência clara: a consolidação das soluções e plataformas baseadas em edge.

Há anos estamos observando um investimento maior em conectividade na América Latina, mas o importante não é apenas alcançar os principais centros e sim fazer com que toda essa infraestrutura sendo desenvolvida seja o mais ubíqua possível, para que esta conectividade possa chegar até os cantos mais distantes, onde é necessária para as empresas e pessoas.

Portanto, além de melhorar a conectividade, é fundamental que a computação seja o mais distribuída possível, ou seja, que as empresas possam acessar os dados mais perto dos pontos onde são capturados para que possam atuar rapidamente sobre eles. Isto implica a construção de redes mais inteligentes, com capacidade de processamento e, na perspectiva dos clientes, na possibilidade de que possam não apenas conectar-se de formas diferentes a estes centros, mas também ter a capacidade de executar as aplicações na plataforma mais adequada (servidores físicos, máquinas virtuais, contêineres).

Desta forma, para qualquer aplicação, seja de negócios, entretenimento ou pessoal, a latência passa a ser um elemento crítico na definição do tempo de resposta já que, quanto menor for, maior a capacidade de oferecer serviços melhores e uma experiência de usuário melhor.

Entretanto, o projeto destas aplicações que serão implantadas nas soluções de borda é fundamental, pois deve considerar desde o início o ponto onde vamos procurar os dados, até onde eles são processados. Isto vai além da tecnologia básica de hardware, já que envolve uma integração sinergica das arquiteturas envolvidas. Ao mesmo tempo, não podemos esquecer que estes conjuntos de sistemas exigem recursos humanos extremamente capacitados, de forma que é crítico contar com um capital humano preparado e que possua as habilidades necessárias para este tipo de indústria.

Por último, é fundamental ter todos os processos internos necessários para garantir a maior disponibilidade possível. A alta disponibilidade é um elemento crítico quando pensamos neste tipo de experiência de usuário. É preciso contar com os sistemas necessários para que nada afete o serviço para o cliente final.

Ao considerarmos o mencionado antes, uma solução baseada em Edge deve garantir que qualquer aplicação e transação sejam desenvolvidas em condições ideais, principalmente porque contêm os dados críticos de nossos clientes e das pessoas, de forma que do ponto de vista do operador, a implementação desta tecnologia deve ser realizada sob a premissa de “cada vez mais próxima, cada vez mais rápida e também, cada vez mais segura”.

Como atores desta indústria, observamos uma forte e rápida adoção de soluções baseadas em edge, tanto porque a oferta é cada vez maior quanto porque os provedores estão impulsionando fortemente o desenvolvimento, enquanto a demanda dos clientes também está aumentando.

Desta forma, compõe-se uma combinação perfeita, onde observamos cada vez mais a adoção e casos concretos que ajudarão a transformar em realidade soluções que hoje nem sequer imaginamos e que, definitivamente, mudarão a forma na qual viveremos e trabalharemos no futuro.

[1] https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/edge-computing-market
[2] https://www.gartner.com/en/research/methodologies/magic-quadrants-research


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 15, 2025 Info & Ti

IA acelera transformação de bares e restaurantes e já…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Jitterbit lidera ranking global de iPaaS do G2 pela…

Dez 15, 2025 Info & Ti

Tecnologia, consumo e inteligência artificial prometem…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Como as plataformas jurídicas podem apoiar o setor a…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA expõe desafios antigos da edtech e reacende alerta…

Dez 12, 2025 Info & Ti

Reconhecimento facial chega às assinaturas eletrônicas…

Dez 12, 2025 Info & Ti

IA avança nas empresas e abre nova fase de…

Dez 11, 2025 Info & Ti

Como será o futuro do trabalho na era da Inteligência…

Dez 11, 2025 Info & Ti

Acompanhe sua saúde vascular em 5 passos com o Galaxy…

Dez 11, 2025 Info & Ti

TeamViewer divulga previsões de TI para 2026

Dez 10, 2025 Info & Ti

Empresas enfrentam risco crescente de falhas na gestão…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version