Diferencial na Black Friday, Customer Experience Automation também pode ajudar a ampliar as vendas neste Natal
Usuários da plataforma ActiveCampaign na América Latina registraram aumentos de 71% nas vendas e de 69% no faturamento em semana de novembro
Impulsionado pela Black Friday, o comércio eletrônico no Brasil teve um mês de novembro positivo. De acordo com dados da NielsenIQ|Ebit, o faturamento com as vendas online cresceu 19% em relação ao do mesmo período do ano passado. O desempenho aumenta as expectativas para o Natal. Mas o que pode ajudar o varejo digital a ampliar receitas neste final de ano?
O Customer Experience Automation (CXA) é um recurso mais do que oportuno. É o que mostram dados coletados pela ActiveCampaign junto às 150 mil marcas que utilizam a sua plataforma em todo o mundo, comparando números da mais recente semana da Black Friday com os dos mesmos períodos nos dois anos anteriores.
Em nível global, o total de vendas realizadas na Black Friday Week deste ano pelos clientes da ActiveCampaign foi 15% maior que em 2020, e 91% superior ao de 2019. Na América Latina, o resultado foi ainda mais expressivo. O total de pedidos avançou 71% em relação ao ano passado, e a receita foi 69% maior. “A frequência de compras online aumentou mesmo com as reaberturas das lojas físicas. Isso mostra que o comércio eletrônico é percebido com maior valor”, afirma Tatiana Piloto, vice-presidente regional da ActiveCampaign para a América Latina.
Mais vendas recuperadas
Para a executiva da ActiveCampaign, a valorização das compras online também decorre da maior precisão das empresas na comunicação e no atendimento dos clientes. Sinal disso é o incremento da efetividade do email marketing automatizado para a recuperação, nos e-shops, de carrinhos de compras abandonados.
Entre os clientes mundiais da ActiveCampaign, o índice de recuperação dessas conversões cresceu 280%, entre 2020 e 2021. Somente na Black Friday deste ano, os usuários da plataforma tiveram US$ 76,4 milhões em produtos ou serviços retidos em processos de compra interrompidos, mas conseguiram recuperar US$ 10,4 milhões de receita por meio do uso de e-mails automáticos para a lembrança dos consumidores.
“A ferramenta permitiu aos nossos clientes reaver 14% de faturamento potencialmente perdido. Somente na América Latina, o índice de recuperação evoluiu 131% em relação ao ano passado”, comenta Tatiana.
Comunicação precisa
O diferencial do CXA não é simplesmente automatizar processos de marketing, mas também torná-los muito mais precisos – identificando qual meio de contato o consumidor prefere (e-mail, mensagem instantânea, SMS) e qual o horário mais eficiente para o seu envio, por exemplo. Além disso, viabiliza uma abordagem por meio de conteúdos personalizados, que se destaca da enxurrada de comunicados genéricos.
“Todos os negócios de comércio eletrônico e varejo têm uma grande oportunidade de aprender e desenvolver boas estratégias digitais, mesmo que estejam apenas começando”, ressalta Tatiana. “Uma dica básica é utilizar 20 ou 30 minutos por semana para se familiarizar com as ferramentas, funcionalidades, integrações e automações. Os empreendedores que adotarem esse hábito verão um crescimento consistente das vendas”, finaliza a executiva.
Sobre a ActiveCampaign
A plataforma de Customer Experience Automation (CXA) da ActiveCampaign ajuda mais de 150 mil empresas em 170 países a se envolverem de forma significativa com clientes. A plataforma dá acesso a mais de 600 automações pré-construídas que combinam e-mail marketing, automação de marketing e CRM para segmentação e personalização poderosas em redes sociais, e-mail, mensagens, bate-papo e texto. Mais de 70% dos clientes da ActiveCampaign utilizam suas mais de 870 integrações, incluindo Microsoft, Shopify, Square, Facebook e Salesforce. A ActiveCampaign tem a maior pontuação de satisfação do cliente do que qualquer outra solução em automação de Marketing, CRM e personalização de e-Commerce no G2.com e é o software de automação de Marketing mais bem classificado no TrustRadius. Preços a partir de R$50 por mês. Faça um teste gratuito em ActiveCampaign.com.
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