SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Fim de ano e a exposição aos riscos de segurança

  • Quarta, 08 Dezembro 2021 10:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Negri
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

por Eduardo Masulo*

O fim do ano chegou e, com o reaquecimento da economia, os setores de varejo, e-commerce e logística iniciam uma corrida contra o tempo, acendendo o sinal de alerta para aqueles que trabalham com Segurança. As operações seguem veementes e a concorrência provoca comportamentos de riscos em gestores que precisam cumprir metas cada vez mais agressivas. A expressão “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido como atualmente.

Nesse ambiente de elevada pressão, é comum que os processos sejam atropelados e o “jeitinho” venha à tona como uma solução que atenderá ao atingimento das metas. Mas, será possível proteger as pessoas, as operações e, ao mesmo tempo, blindar as marcas e garantir os processos? A tarefa não é simples, mas é possível, sim, aumentar a produtividade de vendas e ter segurança caminhando juntas. Empresas em busca de aumento nas suas receitas se expõem aos riscos que podem e devem ser evitados.

Alguns pontos devem ser considerados. Por exemplo, os fatores externos, a segurança do perímetro, a localização e o tempo de respostas das forças de Segurança, Emergência e Defesa. No entanto, é muito comum os fatores externos serem desconsiderados para “baratear” custos com projetos, efetivo de segurança, tecnologias ou mesmo com análise de riscos por empresas especializadas que poderiam ter sinalizado as vulnerabilidades.

A Segurança Pública, por sua vez, movimenta os seus times conforme mapeamento criminal, de forma reativa, muito devido a efetivos incompatíveis com as suas demandas.

Vemos um clima de euforia tomando conta e vale tudo! Antecipar-se aos problemas é um bom caminho, assim como planejar e matricular ações com stakeholders é algo que faz frear alguns ímpetos que, no final, irá reduzir perdas. Entender as operações logísticas possibilita debates construtivos e empresas que não possuem profissionais capacitados contam com a sorte.

Por fim, vale reforçar a importância da área de Segurança dentro do universo corporativo. O profissional deve ser multidisciplinar e entender do seu negócio para prover soluções, que, em alguns casos, não demandam grandes investimentos. O fazer mais com menos é um movimento que chegou para ficar e a criatividade nunca foi tão necessária. Trabalhar processos, normas e a comunicação é um passo importante para evitar surpresas. É preciso avaliar riscos, estar atento às oportunidades e estar antenado com tudo que acontece dentro e fora do negócio, o que te colocará à frente para enfrentar os desafios e minimizará os danos em casos de ocorrências.

*Eduardo Masulo é consultor sênior na ICTS Security, empresa de origem israelense que atua com consultoria e gerenciamento de operações em segurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Abr 29, 2026 Info & Ti

Vai viajar no feriado? Tecnologia com IA permite…

Abr 29, 2026 Info & Ti

Ubisoft revela roadmap de The Division Resurgence com…

Abr 29, 2026 Info & Ti

Dia do Trabalho: por que as empresas têm dificuldade…

Abr 29, 2026 Info & Ti

A inteligência artificial no videomonitoramento…

Abr 29, 2026 Info & Ti

O que é VPN e como ela protege sua privacidade online?

Abr 28, 2026 Info & Ti

Tecnologia de videomonitoramento inteligente fortalece…

Abr 28, 2026 Info & Ti

Samsung apresenta ecossistema integrado de tecnologia…

Abr 28, 2026 Info & Ti

VTEX aposta na expansão do mercado e anuncia novas…

Abr 28, 2026 Info & Ti

Boxware e AxxonSoft firmam parceria comercial para…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Ataque cibernético compromete quase 900 contas de…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Razer apresenta Atlas Pro, o mousepad gamer de vidro…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Parceria entre TK Elevator e Microsoft leva IA autônoma…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Assassin’s Creed™ Black Flag Resynced será lançado…

Abr 27, 2026 Info & Ti

Norton apresenta Revamp: a forma impulsionada por IA de…

Abr 24, 2026 Info & Ti

Atualização Deezer: Faixas geradas por IA representam…

Abr 24, 2026 Info & Ti

Brasil fica para trás no venture capital enquanto EUA…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version