SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Em meio a disparada de ameaças virtuais, empresas implementam TI “confiança zero”

  • Quinta, 18 Novembro 2021 09:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Gregorutti
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Walter Ezequiel Troncoso, CEO da Inove Solutions

Infelizmente, empresas no Brasil e no mundo têm sido alvos de constantes ataques virtuais. De acordo com a Check Point Research (CPR), a média de ataques por semana no mundo às organizações aumentou 40% este ano em comparação ao ano passado. Aqui na “terra brasilis”, o aumento foi ainda maior, com uma média semanal de 967 ataques, em um aumento de 62%.

No cibercrime, as formas de agir são diversas. Via de regra, os criminosos buscam coletar dados sobre a Tecnologia da Informação (TI) das organizações, entender suas estruturas, aplicativos e software, identificando os pontos de vulnerabilidade. Esses pontos podem ser explorados através de diferentes métodos como iscas por e-mail (phishing) ou por mensagens instantâneas. Há casos em que eles procuram saber até sobre as relações no ambiente interno (engenharia social), sempre com o objetivo de praticar crimes, como infecção de sistemas ou coleta e sequestro de dados valiosos através do cada vez mais comentado ransomware.

Uma vez que a violação da segurança acontece, as organizações infiltradas – uma das mais recentes vítimas de ataque hacker no Brasil foi a CVC – sofrem de diferentes maneiras, assim como seus clientes. São ataques que desafiam a segurança da informação e que podem causar enormes prejuízos financeiros e à reputação.

Segundo a IDC Brasil, 44% das empresas da América Latina por ela ouvidas ampliaram seus investimentos em segurança em 2021. Neste cenário e não à toa, tenho notado diferentes empresas solicitando a implementação de uma arquitetura de sistemas bem específica. Ela é chamada de Zero Trust, ou Confiança Zero. Esta adoção é altamente recomendável para as organizações que querem ir além em sua gestão de TI, a fim de impedir estes graves problemas.

Filosofia de segurança integrada

Como premissa para adotar o modelo de arquitetura de sistemas Confiança Zero e aumentar de forma exponencial a cibersegurança, é vital realizar um diagnóstico para compreender os requisitos organizacionais, as tecnologias já implementadas e níveis de segurança. Um modelo de maturidade digital que permita a avaliação da TI e a construção de um plano para chegar à Confiança Zero irá garantir a cobertura de todo o patrimônio digital empresarial, de ponta a ponta.

De um ponto de vista mais técnico, este modelo segue alguns princípios. São eles: a verificação explícita; a delimitação (privilégio mínimo) e controle de acesso dos usuários; e a inspeção e registro de, basicamente, tudo.

Neste tipo de arquitetura, a empresa passa a identificar uma espécie de superfície de proteção exclusiva em sua tecnologia, formada por seis elementos: identidades, dispositivos (smartphones, computadores, tablets, servidores), aplicativos (programas, sistemas), dados (informação de pessoas e da empresa), infraestrutura (servidores, banco de dados) e redes (conexões entre dispositivos, cabeada ou Wi-Fi). Cada um deles ganha um plano de controle para reforçar seus pontos críticos, com consequente investimento em TI.

Com isso, é possível identificar todo o tráfego de dados na organização em relação à superfície de proteção. Este rigoroso controle e entendimento sobre usuários, aplicativos e conexões é o que está por trás da garantia de acesso seguro aos dados.

Um detalhe: as organizações que implementam esta filosofia de segurança não podem relaxar. Precisam continuar a monitorar em tempo real e a vasculhar coisas e interdependências ainda não consideradas, para melhorar cada vez mais sua TI.

Sobre Walter Ezequiel Troncoso - Sócio-fundador da Inove Solutions, startup especializada em transformação digital e cibersegurança por meio de soluções de alta tecnologia, Walter é Engenheiro de sistemas de informação, com formação pela Universidad Tecnológica Nacional (UTN), e Arquiteto em soluções SAP. Com sólida experiência na construção de infraestruturas de grande escala e tecnologias emergentes em mercados da América Latina, Estados Unidos, Alemanha, França e Austrália, Walter aplica as melhores práticas em TI, gestão de equipes e de projetos. Antes de fundar a Inove, ocupou cargos de liderança no TMF Group, Cast Group, Wipro Limited, Petrobras, Farmoquímica e SAP. Seu perfil completo pode ser acessado em https://www.linkedin.com/in/waltertroncoso/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version