Indra lidera o maior projeto situacional de consciência cibernética para a defesa da Europa
Consórcio aborda o desenvolvimento de uma plataforma para a aquisição em tempo real de consciência cibernética situacional em operações militares
A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, lidera o maior projeto de defesa cibernética da Europa, que visa o desenvolvimento de uma plataforma nacional e europeia para a aquisição em tempo real de consciência cibernética situacional em operações militares, implementação de capacidades de visualização, detectar e responder a ameaças cibernéticas e oferecer suporte para a tomada de decisões no plano de missão.
Trata-se do projeto ECYSAP (Plataforma Europeia para a Consciência Cibernética Situacional) cujo consórcio é composto por parceiros de quatro países (Espanha, França, Itália e Estônia), que reune organizações líderes no mercado europeu de defesa cibernética da indústria, academia e PMEs representativas de o setor.
O ECYSAP é financiado pelo Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa (EDIDP) e é apoiado pela Comissão Europeia e pela Agência Europeia de Defesa (EDA) através dos Ministérios da Defesa dos estados participantes.
O projeto visa fortalecer as capacidades europeias na defesa do ciberespaço, sendo este um domínio de operações reconhecido pela OTAN nos últimos anos, bem como no mar, no ar, na terra e no espaço.
A iniciativa é o ponto de convergência dos avanços recentes nas tecnologias de defesa cibernética, com áreas emergentes do conhecimento e a utilização de protótipos de pesquisa integrados inovadores para o desenvolvimento de uma plataforma de defesa cibernética com capacidade de resposta automática.
O consórcio liderado pela Indra projetará e implementará ferramentas analíticas para identificar e avaliar os riscos associados à tecnologia e estimar sua disseminação e possível impacto nos objetivos de uma missão.
A plataforma incorpora capacidades de resposta a ameaças baseadas na correta identificação, seleção, planejamento e desdobramento de ações, tanto em nível tecnológico quanto de missão, projetando também seu comportamento em diferentes horizontes de tempo.
Dada a sua orientação para o apoio na tomada de decisão, o ECYSAP incorpora métodos avançados para a troca de informações sobre ameaças cibernéticas entre várias partes interessadas, fortalecendo as capacidades de resposta individual e coletiva por meio de uma implantação eficaz de cursos de ação no plano de missão. A segurança como princípio de desenho torna a plataforma intrinsecamente robusta apoiada por comunicações resilientes que reforçam suas capacidades de autoproteção, bem como a implementação de vários controles auditáveis.
As atividades de validação serão realizadas por meio de casos de uso endossados pelos estados membros e conduzidas em ambientes operacionais reais em que as capacidades de consciência cibernética situacional sejam demonstradas no cumprimento de missões. O ECYSAP integra-se assim nas linhas de desenvolvimento tecnológico em defesa promovidas pela Indra e que serão reforçadas através da sua colaboração com outros programas estratégicos de comando e controle, bem como através da participação em editais PESCO, EDIDP, entre outros.
Indra no Brasil
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>