SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Verificação de identidade é uma importante etapa do onboarding de clientes

  • Terça, 09 Novembro 2021 09:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Rafael D'Agostino Garcia*

A prevenção à fraude é um tema cada vez mais importante dentro das organizações, assim como a preocupação em manter a segurança nos ambientes corporativos. Com isso, o desenvolvimento de estratégias para essa frente estão cada vez mais evidentes.

Normalmente as empresas utilizam uma solução de verificação de identidade como a porta de entrada de um funil, que é essencial para todos os processos. É importante que se garanta a veracidade das informações que foram colocadas em um app ou website e cruze isso com uma base de dados conhecida do mercado.

Os fornecedores de soluções de prevenção à fraude precisam adaptar as tecnologias e a inteligência analítica para conseguir responder tudo isso em tempo real. É necessário ter a opção de retornar com a informação sobre o que não foi validado e fazer com que a empresa não só consuma a recomendação de prevenção, mas ainda enriqueça esses dados para que possa calibrar melhor a estratégia do negócio.

As soluções de prevenção precisam refletir as principais dores dos clientes com o crescimento exponencial das fraudes. Perguntas básicas de verificação de identidade devem ser feitas, como “A informação é confiável?”, “O cliente é confiável ou trata-se de um perfil de risco?”, “Se o usuário é confiável, o perfil indica que ele é realmente quem diz ser ou é um fraudador?”.

É fundamental que as organizações sejam parceiras dos seus clientes e fidelizem essa relação para que se sintam confiantes perante os negócios da empresa. O primeiro passo para isso é garantir a identidade e confiabilidade das informações que foram passadas por eles.

As empresas precisam ter em mente que quando falamos sobre prevenção à fraude não é só abordar questões relacionadas a ameaças, mas também é necessário pensar na redução de falsos positivos e no ganho de eficiência operacional.

Um processo de verificação de identidade eficaz oferece subsídio necessário para a melhor tomada de decisão. Por exemplo, não adianta a instituição ter diversas ferramentas de prevenção e não obter nenhuma recomendação sobre uma provável ameaça. É possível contar com uma solução que una tecnologia, dados, inteligência analítica e técnicas de modelagem avançada para que, desta forma, se consiga entrar no jogo para reduzir de vez o índice de falsos positivos.

Existem vários desafios que precisam ser enfrentados e um deles é a verificação de identidade. Há soluções no mercado que são focadas em mitigar riscos considerando uma série de funcionalidades e recursos essenciais para o processo de prevenção à fraude, que são indicadas para todos os tipos de empresas e reúnem pilares importantes para combater fraudes no processo de onboarding.

Ainda há muitos pontos complexos sobre o tema, por isso as ferramentas antifraude precisam evoluir com a mesma velocidade que os fraudadores se aprimoram. Não existe uma fórmula mágica para acabar com as fraudes, mas existe uma abordagem baseada em camadas que permite ter visão gerencial dos principais indicadores necessários para calibrar e controlar melhor a sua estratégia.

*Rafael D'Agostino Garcia é gerente executivo de Prevenção à Fraude da Serasa Experian

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version