O Sistema de Eco Rating Para Celular Convida Outras Operadoras Para Participar
- O sistema de rotulagem de celulares, lançado em 24 países europeus pela Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, Telia Company e Vodafone, está agora se expandindo em todo o mundo
- Fairphone, Realme e vivo juntam-se à Eco Rating, totalizando 15 fabricantes
- Mais de 150 modelos de telefones celulares foram avaliados pela metodologia Eco Rating
O novo sistema de Eco Rating para celulares lançado na Europa se tornará global depois que as cinco operadoras, que apoiam a iniciativa, expandirem seu acordo inicial para incentivar as operadoras de todo o mundo a participarem.
O anúncio abre caminho para que a Eco Rating se torne um sistema de rotulagem de padrão global, fornecendo aos consumidores ao redor do mundo informações coerentes e transparentes sobre o impacto ambiental de novos smartphones e facilitando sua incorporação nas decisões de compra.
Eco Rating surgiu em maio de 2021 conjuntamente pela Deutsche Telekom, Orange, Telefónica (sob as marcas O2 e Movistar), Telia Company e Vodafone para fornecer informações consistentes e precisas aos consumidores sobre o impacto ambiental dos celulares e smartphones em relação a sua produção, uso e transporte.
O sistema de Eco Rating foi lançado em 24 países europeus, e agora se espalhou para a África do Sul (com a Vodacom) e o Brasil (pela Telefónica, sob a marca Vivo). A Eco Rating deverá ser implementada em outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai.
A Eco Rating já avalia mais de 150 modelos de celulares, o que significa quase dobrar o número de aparelhos qualificados no seu lançamento.
Fairphone, Realme e vivo são os mais recentes fabricantes de aparelhos celulares que aderiram ao projeto, juntamente com o Grupo Bullit (fabricante de telefones robustos da CAT e Motorola, Doro), HMD (fabricante de telefones Nokia, Huawei, MobiWire, Motorola / Lenovo, OnePlus , OPPO, Samsung Electronics, TCL / Alcatel, Xiaomi) e ZTE.
O selo Eco Rating está sendo aplicado em 26 países¹, nos quais estão presentes as cinco operadoras de lançamento. Os clientes podem saber mais sobre a iniciativa e ver como a pontuação é calculada visitando.
A metodologia de Eco Rating
Com base nas informações fornecidas pelos fabricantes de telefones celulares, cada telefone é cuidadosamente avaliado e recebe uma pontuação geral de Eco Rating de no máximo 100 para indicar o desempenho ambiental do dispositivo ao longo de todo o seu ciclo de vida.
A Eco Rating aplica uma metodologia de avaliação consistente, justa e objetiva em 19 critérios diferentes, culminando em uma pontuação única para cada dispositivo. Além disso, o rótulo Eco Rating destaca cinco aspectos principais da sustentabilidade dos dispositivos móveis:
• Durabilidade - fornece informações sobre a robustez do dispositivo, a vida útil da bateria e o período de garantia do dispositivo e de seus componentes.
• Capacidade de reparação - Abrange a facilidade com que o dispositivo pode ser reparado, incluindo o design do celular e atividades de suporte que podem aumentar a vida útil do produto, melhorando sua capacidade de reparação, reutilização e atualização. Quanto maior a pontuação, maior o desempenho desses aspectos.
• Capacidade de reciclagem - A capacidade de recuperar e desmontar os componentes do dispositivo, as informações fornecidas para habilitá-lo e a capacidade de reciclar seus materiais.
• Eficiência climática - as emissões de gases de efeito estufa do dispositivo ao longo de seu ciclo de vida. Quanto melhor for a pontuação aqui, menor será o impacto climático.
• Eficiência no uso de recursos - avalia o impacto causado pela quantidade de matéria-prima escassa utilizada no dispositivo (por exemplo, ouro para a fabricação de componentes eletrônicos) em relação ao esgotamento dos recursos naturais; quanto maior a pontuação, menor o impacto no esgotamento dos recursos do planeta.
A metodologia do Eco Rating baseia-se no conhecimento do setor e nas melhores práticas reunidas em iniciativas anteriores de rotulagem ambiental. Foi desenvolvido com o apoio técnico e supervisão da IHOBE (agência pública especializada no Desenvolvimento Econômico, na Sustentabilidade e no Meio Ambiente), com a participação de operadoras de celulares, utilizando as mais recentes normas e diretrizes da União Europeia, ITU-T , ETSI e ISO, com novos parâmetros introduzidos quando apropriado.
NOTAS PARA EDITORES
¹ Eco Rating está disponível nos seguintes países: Albânia, Alemanha, Áustria, Brasil, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Macedônia do Norte, Montenegro, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Romênia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>