SEGS Portal Nacional

Info&Ti

'Quem atua com música precisa se especializar em tecnologia', diz especialista

  • Terça, 26 Outubro 2021 10:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Aguilera
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Quase todas as ações executadas na internet podem fornecer e gerar dados. Conhecendo melhor esse universo é possível que artistas e demais profissionais desenvolvam audiências maiores e mais engajadas

Você sabe o que é Big Techs? Small Data? Marketing digital? Sabe lidar com o universo das Playlist e analisar os dados e o posicionamento global de sua música? Está antenado com o que seus seguidores gostam e consomem?

A tecnologia nunca vai substituir o talento, mas hoje quem atua no mercado musical precisa ficar ligado nesses conceitos alavancados pela tecnologia e a disseminação das mídias sociais . E, principalmente, usar essas informações em benefício do seu negócio.

De acordo com a doutora em sociologia e especialista em Gestão e Políticas Culturais , Dani Ribas, a hiperdigitalização da cultura, acelerada pela pandemia, impõe novas dinâmicas entre o público presencial e online.

“Nesse cenário é importante pensar em três grandes desafios: a dependência que a produção cultural desenvolveu das redes sociais e plataformas digitais para mobilizar a atenção do público; as técnicas que as plataformas usam para coletar dados massivos (Big Data) e segmentar o público; e a importância do Small Data para se compreender as motivações do público no consumo cultural em ambientes online”, explica Dani Ribas, que atuou como consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural e como pesquisadora em grandes institutos como o IPEA.

Especialista Dani Ribas que criou a ferramenta para músicos ID_Musique. Foto Divulgação.

Segundo a especialista, existem ferramentas teóricas e práticas para que artistas e demais profissionais possam utilizar dados para desenvolver audiências maiores e mais engajadas.

Ela mesma é autora de uma delas. Criou uma ferramenta própria para músicos, o ID_Musique. O método utiliza técnicas da sociologia, antropologia e psicologia social para compreender as motivações do público no consumo de música.

“Ao compreender o comportamento do público e a demanda por música, é possível aumentar o interesse dos seguidores e tornar a música mais relevante”, explica Ribas , que também Integra a Rede de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana ( SateliteLAT). Seu método ID_MUSIQUE foi resultado do doutorado “Música em Transe”, e está entre os finalistas de um concurso promovido pela Fundação Fórum Campinas para transformar pesquisa científica em negócio. Serão escolhidos dois vencedores: um pela banca de especialistas e um pelo voto popular.

Cursos para músicos e quem atua nos bastidores

Em novembro, Dani Ribas, juntamente com o consultor espanhol Saúl Cabrera, especialista internacional em Desenvolvimento de Negócios, realizam o curso online Formando Público com Análise de dados – pela plataforma da On Stage Lab, a primeira escola de formação de profissionais de entretenimento ao vivo e negócios da música da América Latina .

São quatro encontros online do dia 16 a 19/11, das 19h às 22h, voltados para músicos ou quem quer atuar nos bastidores da música. O curso oferece ferramentas teóricas e práticas para artistas e demais profissionais utilizarem dados para ampliar suas audiências e engajamentos.

O Bloco I, ministrado em português, explica as chaves de interpretação usadas por especialistas em tendências de mercado para compreender a dinâmica do público online. Inclui uma parte prática com apresentação e uso das ferramentas ID_Musique.

O Bloco II, ministrado em espanhol, apresenta o estado atual da distribuição no ambiente digital e oferece as diretrizes para construir uma estratégia eficiente neste setor, desde a escolha do agregador, lógica de lançamento, até a otimização do perfil do artista nas diferentes plataformas, como extrair os melhores resultados da ferramenta Spotify for Artists e outras plataformas, e ainda uma análise do universo Playlist que domina o consumo de música hoje.

Serviço:
Curso : Formando Público com Análise de dados – professores Dani
Ribas e Saúl Cabrera – 16 a 19/11 , das 19h às 22h
Confira aqui esse e outros cursos disponíveis : https://linktr.ee/onstagelab


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version