SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Pesquisa do Gartner indica que organizações governamentais estão aumentando investimentos em Inteligência Artificial

  • Sexta, 15 Outubro 2021 09:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Duarte
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Organizações governamentais ao redor do mundo estão adotando tecnologias com Inteligência Artificial (IA) para ajudá-los a alcançar seus propósitos públicos ou missões. Em contrapartida, os funcionários do setor público ainda se preocupam com o impacto dessa tecnologia, em suas rotinas. Esse é o resultado do mais recente estudo divulgado pelo Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

Ao todo, 36% dos Chief Information Officers (CIOs) da área governamental, que foram entrevistados na pesquisa Gartner CIO de 2021, indicaram que planejam aumentar os investimentos em Inteligência Artificial e Machine Learning (aprendizado de máquina) em 2021.

Chatbots ou agentes de conversação estão liderando o caminho na adoção dos recursos de Inteligência Artificial nos governos, com 26% dos entrevistados na pesquisa reportando que já a utilizam em seus projetos. Além disso, 59% dos CIOs esperam implantar a tecnologia nos próximos três anos, de acordo com a pesquisa Gartner Digital Transformation Divergence Across Government Sectors.

Entretanto, outra pesquisa do Gartner revelou que tecnologias de Inteligência Artificial ainda são vistas com um grau de incerteza, especialmente entre os funcionários de governos os quais nunca trabalharam com nenhuma solução apoiada por este tipo de solução. Mais da metade (53%) das pessoas que trabalham no setor público, e que já atuaram com Inteligência Artificial, acredita que estas tecnologias fornecem insights sobre como fazer um trabalho melhor, enquanto apenas 34% dos funcionários que nunca utilizaram estas ferramentas concordam com esta afirmação.

“Automação, insights e inteligência são todos prioridades interconectadas para líderes governamentais,” diz Dean Lacheca, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “Mas a força de trabalho operacional e de prestação de serviços são absolutamente críticos para o sucesso de qualquer tentativa para automatizar ou aumentar suas formas de trabalhar. Líderes podem gerar mais aceitação ao claramente relacionar a tecnologia à resultados práticos que beneficiam funcionários do governo e apoiam objetivos de missões.”

Enquanto chatbots e agentes de conversação são mais adotados atualmente, a tecnologia de Inteligência Artificial mais significante planejada e adotada entre as organizações governamentais é a mineração de dados compatível com o aprendizado de máquina. Dezesseis por cento atualmente o empregam e outros 69% planejam implementá-lo nos próximos três anos.

Além das duas tecnologias de Inteligência Artificial líderes, organizações governamentais também planejam implementar mais soluções de Inteligência Artificial especializadas, como a Inteligência Artificial geoespacial (GeoAI), a qual usa métodos de Inteligência Artificial para produzir conhecimento por meio da análise de dados espaciais e imagéticos. A menor absorção reflete no fato de que é mais relevante para subsetores do governo como defesa e inteligência, transporte, e governo local.

Trabalhadores do setor público continuam inseguros com Inteligência Artificial – 42% dos funcionários da área governamental entrevistados pelo Gartner que ainda não trabalharam com a Inteligência Artificial entendem que as aplicações baseadas nesse modelo são caminhos para a execução de seus trabalhos. Mas só 27% dessas mesmas respostas acreditam que Inteligência Artificial tem o potencial de substituir diversas tarefas, piorando para 17% quando se trata do que eles consideram ser tarefas habilidosas. A percepção melhora entre os funcionários que já trabalharam com soluções de Inteligência Artificial.

Entre aqueles que já usaram Inteligência Artificial, 31% dos profissionais acreditam que a adoção destes recursos representa uma ameaça ao trabalho deles – este índice é de 24% entre aqueles que não trabalharam ainda com Inteligência Artificial. No entanto, 44% das pessoas que usaram estas tecnologias creem que a Inteligência Artificial melhora as tomadas de decisão. Trinta e um por cento disseram que que a Inteligência Artificial reduz os riscos de cometer erros, mas 11% pensam que a tecnologia cometeu mais erros do que um humano.

“Executivos sênior no setor público devem abordar a apreensão precoce entre os funcionários dos governos mostrando-os como a tecnologia os ajuda a trabalhar. Então continuar a construir a confiança em tecnologia por meio de exposição, usando exemplos e estudos”, aponta Lacheca.

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version