SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Avanço tecnológico da agropecuária começa a se tornar realidade nas fazendas brasileiras

  • Sexta, 01 Outubro 2021 09:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Atalla
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Leonardo Sá, CEO da Prodap

A sucessão familiar sempre foi uma forte tendência no setor de agropecuária, a maioria dos produtores que iniciaram no mercado nas décadas de 70 e 80, agora estão no processo natural de sucessão. As fazendas cresceram e continuam passando de pais para filhos.

Os herdeiros desses empreendedores tiveram outro nível de educação e com certeza estão vindo para assumir o negócio, a fazenda da família, com uma visão diferente. Eles não estão dispostos a fazer exatamente como era ou está sendo feito, estão pensando em novos investimentos com foco em liderança, gestão de pessoas e, principalmente, tecnologia.

Tudo isso tem provocado uma dinâmica de mudança muito grande e rápida no agronegócio. Os novos empreendedores que chegam à agropecuária, procuram uma realidade com fazendas mais autônomas e tecnológicas, possibilitando atenção ao que realmente importa – os negócios.

A concorrência com a agricultura pelo uso da terra, faz com que a pecuária seja estimulada a trazer melhores resultados, ou seja, lucro líquido por hectare. Caso contrário, o produtor acaba arrendando a fazenda para a soja, por exemplo.

Além disso, a oscilação de preços do setor também é um grande desafio. Se antes a pecuária era um negócio muito estável, com margens melhores, hoje tem uma volatilidade de preços iguais aos dos grãos. Isso faz com que o produtor seja muito mais profissional, tendo que fazer gestão de riscos, acompanhar os números de perto e gerenciar os custos.

A corrida pela sustentabilidade também está cada dia mais acelerada pela consolidação do Brasil como exportador, portanto, a pecuária mais sustentável, de acordo com as tendências de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), é fundamental para sair na frente. A Prodap, por exemplo, está cada vez mais ligada a este movimento, recentemente, anunciou nova parceria para a comercialização de créditos de carbono aos produtores que desejam colaborar de alguma forma com o meio ambiente.

Essas tecnologias se somam e mostram que a pecuária está no caminho certo. O uso de sensores, imagens por satélites, visão computacional, entre outras inovações, são tendências para automatizar a coleta de dados e iluminar a fazenda, gerando um novo universo de gestão de dados, que antes não eram medidos ou quantificados.

Outra novidade que também começa a surgir fortemente como uma grande tendência é o uso da inteligência artificial. A Lore, que já está sendo utilizada em fazendas-piloto tem gerado ótimos resultados. Essa tecnologia varre a base de dados para gerar um alerta ou um insight do que a fazenda deve fazer para poder corrigir problemas e trazer a gestão para o hoje.

O que todo produtor deseja é saber o que está acontecendo de errado na micro rotina diária, o que está errado hoje, para poder tomar uma decisão rápida, garantindo que os resultados esperados sejam atingidos no amanhã.

E essa é também a nossa filosofia. Caminhar lado a lado com a tecnologia para que esteja junto do produtor e dos vaqueiros cada vez mais, criando, assim, um ecossistema integrado na agropecuária, que se faz mais do que necessário para conquistar o avanço que o setor precisa, almeja e é capaz de atingir.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version