Giant Steps Capital lança Hanabi, fundo de ações brasileiras com inspiração no modelo de tecnologia da Tesla
Fundo foca na análise de indicadores e fundamentos da literatura financeira atrelados a dados alternativos
A gestora de fundos de investimento Giant Steps Capital lança o Hanabi, seu primeiro fundo de ações (FIA). Long Biased com foco em papéis de empresas brasileiras, o Hanabi combina inteligência artificial e extensas bases de dados, inclusive alternativos, para compor um portfólio descorrelacionado dentro do universo de ações.
A estratégia é baseada na contínua inclusão de novos dados, o que faz com que o fundo permaneça em constante evolução. A cada nova base incorporada, o Hanabi aumenta as possibilidades de análise para definição de estratégias e, consequentemente, ganha-se mais precisão.
“O modelo do fundo foi desenhado a partir da lógica dos carros Tesla”, explica Pedro Simonetti, sócio responsável pelo Relacionamento com Investidores da Giant Steps. O automóvel da empresa americana tem um sistema que usa inteligência artificial que está conectado a diversos sensores próprios. Além disso, o hardware está associado a sensores externos ao carro, proporcionando ao motorista acesso a um ecossistema de sensores que melhoram e aumentam as funcionalidades do veículo diariamente.
Com o Hanabi, a estratégia é parecida: o fundo nasce com 140 indicadores baseados na literatura financeira e passa a associar dados alternativos, ou seja, dados não necessariamente relacionados diretamente ao mercado financeiro, como tráfego nas mídias sociais e compras em e-commerce, para incrementar o escopo de análise e aumentar a assertividade das decisões. “Com as variações do mercado, o fundo passa a atribuir diferentes pesos para cada indicador, para então definir as posições da carteira. Como a estrutura do fundo permite a contínua inclusão de novas bases, isso também faz com que ele permaneça em constante evolução.” conclui Simonetti.
O fundo foi aberto em junho de 2020, com SeedMoney próprio. Por ser uma estratégia completamente nova, a Giant Steps passou mais de um ano refinando, na prática, os modelos do fundo antes de levá-lo ao mercado. Desde o começo de 2021, o fundo já opera nos mesmos moldes da estratégia atual.
O FIA está disponível nas principais plataformas de investimentos do país, com investimento inicial de R$ 1.000,00 (mil reais). Para mais informações: www.gscap.com.br.
Sobre a Giant Steps Capital
Fundada em 2012, é a maior gestora quantitativa do Brasil, atualmente posicionada entre as 30 maiores gestoras de ativos independentes. A empresa, que funciona como um verdadeiro laboratório de pesquisa, inova no mercado financeiro a partir do uso da ciência e da tecnologia, que elevam exponencialmente a capacidade e velocidade de processamento de informações para analisar grandes volumes de dados em milissegundos. O time reúne gestores experientes no mercado, campeões de olimpíadas de matemática, PhDs e físicos em uma estrutura descentralizada de gestão, que permite um maior ganho de escala e performance na criação de novas estratégias sistematizadas de investimentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>