Chegam ao Amapá os primeiros 770 km de cabos do Norte Conectado
Cabo de fibra óptica subfluvial para a implantação da Infovia 00, do Programa Norte Conectado, chega em Macapá (AP)
No último sábado (4/9), chegou a Macapá (AP) o cabo de fibra óptica subfluvial para a implantação da Infovia 00, do Programa Norte Conectado, com extensão de 770 km. Após a realização de testes na fibra, teve início a etapa de transbordo, um trabalho manual, realizado 24x7, que continuará pelos próximos dias. No transbordo, o cabo deixa a embarcação vinda da Alemanha e é transferido para a balsa responsável pelo lançamento do cabo no leito do Rio Amazonas, no trecho entre Macapá e Santarém.
A Infovia 00, assim como todo o Programa, visa expandir a infraestrutura de comunicações da região Amazônica, promovendo a integração da região e as políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e judiciário, entre outras.
O Norte Conectado é um programa do Ministério das Comunicações (MCom), que conta com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no desenvolvimento da Infovia 00, projeto piloto do Programa.
Sobre a RNP
Somos a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibilizamos internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promovemos projetos de inovação.
Nosso sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, beneficiamos 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.
Ajudamos a trazer a internet para o Brasil e hoje nossa rede chega a todas as unidades da federação. Também estamos conectados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.
Somos qualificados como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Turismo (Mtur), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>