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Requalificação é fundamental para construir vantagem competitiva e resiliência organizacional em um modelo de trabalho híbrido

  • Sexta, 20 Agosto 2021 11:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Briet
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Segunda edição da revista trimestral Conversations for Tomorrow da Capgemini: Em um ambiente remoto, a produtividade aumentou e os custos operacionais diminuíram, mas os ganhos podem ocorrer às custas do bem-estar do funcionário

A segunda edição da publicação " Conversations for Tomorrow" do Capgemini Research Institute intitulada "The Future of Work Starts Now" (em tradução livre, "O Futuro do Trabalho Começa Agora"), destaca que, para construir vantagem competitiva e resiliência, as organizações precisam tornar a qualificação e a requalificação como uma parte integrante de seu modelo de trabalho híbrido. De acordo com a publicação, que inclui colaboradores de grandes organizações globais, a definição precisa sobre trabalho híbrido pode variar, mas o consenso é que não haverá retorno para um modelo 100% presencial em um futuro próximo ou a médio prazo. Bem como discute os desafios de novos modelos de trabalho e o porquê do aprimoramento das habilidades ser essencial à medida que a tecnologia redefine empregos.

Nesta edição, a Capgemini analisa sobre como a pandemia da COVID-19 levou as organizações a reimaginar suas formas de trabalho, colaboração, fontes de talentos e a motivação dos funcionários. Também foi observado sobre como certos grupos de colaboradores serão afetados, incluindo mulheres, minorias sub-representadas e jovens que estão enfrentando um desemprego crescente e uma lacuna cada vez maior em habilidades digitais.

O impacto da crise da COVID-19 sobre o desemprego foi duas vezes mais forte para os jovens do que para a população total, com 23,4 milhões de desempregados nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no final de 2020. "Como em qualquer evolução de negócios, há a necessidade de encontrar um equilíbrio entre grandes oportunidades e o gerenciamento de questões críticas de pessoas", conclui a publicação.

O "Conversations for Tomorrow" inclui contribuições e percepções de líderes como Lynda Gratton, Professora de Prática de Gerenciamento na London School of Business; Thierry Baril, Diretor de Recursos Humanos da Airbus; Gloria Chen, Chief People Officer e Executive Vice President of Employee Experience da Adobe; Kelly Palmer, Chief Learning and Talent Officer da Degreed; Rémi Lugagne Delpon, Senior Vice Presidente de Relações Humanas da L'Oréal Ásia e Pacífico; e Peter Cappelli, Professor de Gestão na Wharton School e Diretor do Centro de Recursos Humanos da Wharton.

"Embora o futuro do trabalho traga muitas novas oportunidades, alguns grupos estão menos preparados para aproveitá-las. As empresas hoje precisam passar da sobrevivência para a otimização do modelo híbrido para talentos atuais e futuros", explica Claudia Crummenerl, Diretora de Gestão de Pessoas e Organizacional da Capgemini Invent. "Os funcionários mais jovens nas forças de trabalho global estão em uma posição particularmente vulnerável, sujeita à crescente lacuna de habilidades e maior automação. Para construir e reter vantagem competitiva e resiliência, as organizações precisam tornar a qualificação e a requalificação uma parte integrante de seu contrato social modificado - desempenhando o papel de parceiro vitalício na aprendizagem e no desenvolvimento dos funcionários".

Shayne Elliott, CEO do ANZ Bank afirma que: "Os líderes empresariais devem abraçar o modelo de trabalho híbrido e vê-lo como uma fonte de vantagem competitiva. Os modelos híbridos têm potencial ilimitado, desde a ampliação da diversidade geográfica até a otimização do equilíbrio entre a vida doméstica e profissional dos funcionários. As empresas que empregam esse modelo de forma bem sucedida hoje, definirão o curso de sua trajetória futura nos próximos vinte anos".

A publicação também se baseia em insights dos reports "The Future of Work: From Remote to Hybrid" (em tradução livre, "O futuro do trabalho: do remoto ao híbrido") e "The Fluid Workforce Revolution: How a Blended Workforce Strategy is Key To Success In The Age of AI and Automation" (em tradução livre, "A revolução da força de trabalho fluida: Como uma estratégia de força de trabalho combinada é a chave para o sucesso na era da IA e da automação") do Capgemini Research Institute para garantir a sustentabilidade de longo prazo no modelo híbrido.

Para fazer o download da segunda edição da revista Conversations for Tomorr ow, clique aqui.

Sobre a Capgemini

A Capgemini é líder global em parcerias com empresas para transformar e gerenciar seus negócios, aproveitando o poder da tecnologia. O Grupo é orientado todos os dias pelo propósito de liberar a energia humana por meio da tecnologia para um futuro inclusivo e sustentável. É uma organização responsável e diversificada de 290.000 membros de equipe em quase 50 países. Com sua forte herança de 50 anos e profunda experiência no setor, a Capgemini tem a confiança de seus clientes para atender a toda a amplitude de suas necessidades de negócios, desde estratégia e design até operações, alimentada pelo mundo inovador e em rápida evolução de nuvem, dados, IA, conectividade, software, engenharia digital e plataformas. O Grupo reportou em 2020 receitas globais de € 16 bilhões.

Sobre o Capgemini Research Institute

O Capgemini Research Institute é o centro de estudos interno da Capgemini em todas os assuntos digitais. O Instituto publica pesquisas sobre o impacto das tecnologias digitais em grandes empresas tradicionais. A equipe conta com a rede mundial de especialistas da Capgemini e trabalha em estreita colaboração com parceiros acadêmicos e de tecnologia. O Instituto tem centros de pesquisa dedicados na Índia, Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos. Recentemente, foi classificada em primeiro lugar no mundo pela qualidade de suas pesquisas por analistas independentes.


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